404. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Inês Brito. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Inês Brito.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Sei que te amo Mas não consigo definir A quantidade de amor que tenho por ti Eu não sei, tu não sabes e ninguém há-de descobrir. Sei que te magoei, arrependi-me e pedi perdão, Conversámos, olhares trocámos, Mas não senti perdão de coração. Desejo incessantemente o céu, Para um dia contigo verdadeiramente estar Sem ressentimentos, sem mágoas, Um amor que assim para sempre iria durar. Por agora posso apenas sonhar, Por agora posso apenas te observar Por agora tenho tudo de aceitar: Porque durante esta pequena vida O amor por ti e a mágoa por mim nunca vão acabar. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18140 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como uma reflexão amorosa marcada pela culpa, pela impossibilidade e pela persistência de um sentimento que não encontra resolução. A estrutura é clara, organizada em três blocos que alternam entre afirmação do amor, reconhecimento da mágoa e aceitação da distância. A ortografia é, no geral, correta, com exceção de “há-de”, que deveria ser grafado sem hífen (“há de”), e de pequenas inconsistências na pontuação, sobretudo na ausência de vírgulas que poderiam reforçar o ritmo. A linguagem é simples, mas eficaz na construção de um tom confessional. A abertura — “Sei que te amo / Mas não consigo definir / A quantidade de amor que tenho por ti / Eu não sei, tu não sabes e ninguém há de descobrir.” — estabelece o tema central: a impossibilidade de medir o amor. A repetição de “não sei, tu não sabes” reforça a ideia de que o sentimento é inefável, não quantificável. A cadência é fluida, sustentada pela enumeração crescente que culmina na impossibilidade de descoberta. O tom é íntimo, sem ornamentação excessiva. A secção seguinte — “Sei que te magoei, arrependi-me e pedi perdão, / Conversámos, olhares trocámos, / Mas não senti perdão de coração.” — desloca o poema para a esfera da culpa. A construção é clara, embora marcada por ligeira irregularidade rítmica devido à ausência de vírgulas mais precisas. A frase “não senti perdão de coração” é forte, articulando a ideia de que o perdão verbal não corresponde ao perdão emocional. A simplicidade da expressão reforça a sinceridade do eu lírico. A sequência — “Desejo incessantemente o céu, / Para um dia contigo verdadeiramente estar / Sem ressentimentos, sem mágoas, / Um amor que assim para sempre iria durar.” — introduz a dimensão idealizada. O “céu” funciona como metáfora de reconciliação plena, espaço onde o amor poderia existir sem falhas. A enumeração “sem ressentimentos, sem mágoas” reforça a busca por pureza emocional. A construção “iria durar” sugere que essa plenitude é apenas hipotética, não garantida. A secção final — “Por agora posso apenas sonhar, / Por agora posso apenas te observar / Por agora tenho tudo de aceitar: / Porque durante esta pequena vida / O amor por ti e a mágoa por mim nunca vão acabar.” — encerra o poema com aceitação resignada. A repetição de “por agora” cria ritmo e reforça a ideia de limitação temporal. A expressão “esta pequena vida” intensifica o tom melancólico, sugerindo que o tempo é insuficiente para resolver a tensão entre amor e mágoa. O verso final sintetiza o conflito: o amor persiste, mas a mágoa também, coexistindo sem solução. O texto inscreve-se num estilo lírico‑confessional contemporâneo, marcado por simplicidade formal, introspeção emocional, ausência de metáforas complexas e foco na tensão entre culpa, desejo e impossibilidade. A força do poema reside na clareza emocional e na cadência que acompanha a oscilação entre esperança e resignação. A fragilidade está na ausência de maior elaboração simbólica e em pequenos deslizes ortográficos, mas o conjunto mantém unidade temática e expressa de forma clara a persistência de um amor que não encontra reconciliação plena.
Criado em: Hoje 18:43:46
|
|
|
|
||