422. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Roberto Pereira. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Roberto Pereira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Como um livro de mistério, sensualidade e beleza, Alinho meu sorriso em tuas linhas e versos, Debruço meus olhos no universo do teu corpo. Com os dedos úmidos de desejos, Passeio em cada página e relevo do teu ser. Sinto tua textura, teu cheiro de lua. A cada vírgula salivo emoções. A cada reticência minha boca acena... A cada ponto e vírgula minha alma suspira. O silêncio de tua leitura me diz tanto, que no final de cada ponto, sonho com um novo encontro, com o encanto do teu poema de mulher. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18770 © Luso-Poemas O poema constrói-se como uma metáfora prolongada que aproxima o corpo de um livro, explorando a leitura como gesto de intimidade e descoberta. A estrutura é contínua, sem estrofes marcadas, o que reforça a fluidez do movimento entre texto e corpo. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe é clara, com predominância de frases curtas que mantêm cadência suave. A linguagem é sensorial, mas sem ultrapassar o limite da sugestão, mantendo-se num registo metafórico que evita literalidade excessiva. A abertura — “Como um livro de mistério, sensualidade e beleza, / Alinho meu sorriso em tuas linhas e versos,” — estabelece de imediato o campo simbólico: o corpo é tratado como obra literária, e o sujeito poético posiciona-se como leitor. A expressão “alinho meu sorriso” é imagética e eficaz, sugerindo que o gesto de leitura é também gesto de afeto. A metáfora das “linhas e versos” reforça a fusão entre literatura e corporeidade. A passagem — “Debruço meus olhos no universo do teu corpo.” — mantém a coerência simbólica, aproximando o olhar de um mergulho. A construção é simples, mas funcional dentro da estética adotada. A sequência — “Com os dedos úmidos de desejos, / Passeio em cada página / e relevo do teu ser.” — utiliza o vocabulário da leitura (“página”, “relevo”) para construir uma aproximação sensorial. A expressão “dedos úmidos de desejos” é limítrofe, mas permanece metafórica, evitando descrição explícita. O “relevo do teu ser” funciona como imagem de profundidade e textura. A secção — “Sinto tua textura, / teu cheiro de lua.” — reforça o campo sensorial. A metáfora “cheiro de lua” é abstrata, aproximando o poema de um registo lírico-imagético. A cadência dos versos curtos contribui para a suavidade do tom. A sequência de versos que seguem — “A cada vírgula salivo emoções. / A cada reticência minha boca acena... / A cada ponto e vírgula minha alma suspira.” — é o momento mais bem construído do poema. A pontuação torna-se elemento simbólico, e cada sinal gráfico corresponde a uma reação emocional. A repetição anafórica (“A cada…”) cria ritmo e reforça a ideia de leitura como experiência afetiva. A passagem — “O silêncio de tua leitura me diz tanto,” — introduz pausa reflexiva. A leitura é tratada como comunicação silenciosa, o que mantém coerência com o tom intimista. O fecho — “que no final de cada ponto, / sonho com um novo encontro, / com o encanto do teu poema de mulher.” — encerra o poema com circularidade: o corpo é novamente poema, e o encontro é renovado a cada ponto final. A rima discreta entre “ponto” e “encontro” cria musicalidade sem excessos. O texto inscreve-se num estilo lírico‑metafórico contemporâneo, marcado pela fusão entre leitura e corporeidade, pela cadência suave e pela construção de imagens sensoriais que permanecem no campo simbólico. A força do poema reside na coerência da metáfora central e na utilização da pontuação como elemento poético. As fragilidades são mínimas, sobretudo na ocasional repetição de imagens sensoriais que poderiam ser mais variadas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta fluidez, clareza e uma imagética consistente.
Criado em: Hoje 15:17:40
|
|
|
|
||