427. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Andreia Donadon Leal. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Andreia Donadon Leal.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Mortais! Danados mortais. Que rei sou eu?! Impetuoso, acumulado de ira intelectual desacordado de realidade, carne e bife tirado da unha do cotovelo destroçado. Que rei sou eu?! Enviesado nas minhas ocres palavras em meu castelo de paredes mofadas enclausurado em versos fora de moda. Que fogo intenso feito brasa chapada não queima, dói e corrói lentamente minhas entranhas e ossos comidos de osteoporose pelo calor da idade? Minha clausura não me basta, os out-doors da cidade picham caras de santo; não santos esculpidos pelas mãos de Aleijadinho, não santos pintados nas naves das igrejas pelas mãos de Athaíde. Eu, na minha clausura escondo meus defeitos muerto e apagado feito fumaça que levanta vôo na brasa que queima minha alma! Que rei sou eu que evapora junto com as cinzas da morte?! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18880 © Luso-Poemas O poema constrói-se como um monólogo dramático, marcado por intensidade emocional, autorrecriminação e imagens de decadência física e simbólica. A estrutura é fragmentada, com versos curtos e interrupções que reforçam o tom de desassossego. A ortografia apresenta alguns desvios: “muerto” surge em espanhol, provavelmente como escolha estilística; “vôo” corresponde à grafia anterior ao Acordo Ortográfico, sendo hoje “voo”; o uso de “out-doors” é estrangeirismo grafado de forma híbrida. A sintaxe é irregular, por vezes abrupta, mas essa irregularidade contribui para o caráter convulsivo do texto. A abertura — “Mortais! / Danados mortais. / Que rei sou eu?!” — estabelece de imediato um tom de exasperação. A repetição de “mortais” cria efeito de acusação, enquanto a pergunta “Que rei sou eu?!” introduz o tema central: a crise de identidade. A sequência — “Impetuoso, / acumulado de ira intelectual / desacordado de realidade,” — articula uma autodefinição marcada por contradição. A expressão “ira intelectual” é eficaz na criação de tensão entre pensamento e descontrole. “Desacordado de realidade” reforça a alienação. A imagem — “carne e bife tirado da unha / do cotovelo destroçado.” — é grotesca, aproximando o poema de um registo expressionista. A violência imagética funciona como metáfora da deterioração física e emocional. A repetição da pergunta — “Que rei sou eu?!” — reforça o caráter obsessivo da crise. A passagem — “Enviesado nas minhas ocres palavras / em meu castelo de paredes mofadas / enclausurado em versos fora de moda.” — constrói uma alegoria da decadência. O castelo é símbolo de poder, mas aqui surge degradado, com “paredes mofadas”. As “ocres palavras” sugerem envelhecimento, e “versos fora de moda” introduzem consciência estética. A sequência — “Que fogo intenso / feito brasa chapada / não queima, / dói / e / corrói lentamente” — utiliza ritmo quebrado para reforçar a sensação de corrosão interna. A imagem da osteoporose — “ossos comidos de osteoporose / pelo calor da idade?” — mistura fragilidade física e desgaste temporal, aproximando o poema de um registo confessional sombrio. A secção — “Minha clausura não me basta, / os out-doors da cidade / picham caras de santo; / não santos esculpidos / pelas mãos de Aleijadinho, / não santos pintados / nas naves das igrejas / pelas mãos de Athaíde.” — introduz contraste entre sacralidade popular e sacralidade artística. A referência a Aleijadinho e Athaíde situa o poema num contexto cultural brasileiro, reforçando a crítica à superficialidade das imagens urbanas. A clausura do sujeito contrasta com a exposição pública dos “santos” contemporâneos. A passagem — “Eu, na minha clausura / escondo meus defeitos / muerto e apagado / feito fumaça que levanta voo / na brasa que queima / minha alma!” — retoma o tom de autodestruição. A imagem da fumaça é eficaz como símbolo de dissipação. A construção mantém coerência com o percurso emocional delineado. O fecho — “Que rei sou eu / que evapora junto / com as cinzas da morte?!” — encerra o poema com pergunta que permanece sem resposta. A imagem da evaporação reforça a ideia de dissolução da identidade. O texto inscreve-se num estilo lírico‑expressionista contemporâneo, marcado por imagens grotescas, autorrecriminação, referências culturais e ritmo fragmentado. A força do poema reside na intensidade imagética e na construção de um sujeito em crise profunda. As fragilidades surgem na ocasional irregularidade gráfica e na presença de imagens que podem parecer excessivamente literais, mas essas escolhas são coerentes com o tom expressionista adotado. O conjunto apresenta unidade temática, densidade emocional e uma voz poética marcada pela inquietação.
Criado em: Hoje 7:22:34
|
|
|
|
||