433. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - marilda. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de marilda. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Saudade,companheira de todas as horas, vens de mansinho, acercando-te de mim, não te chamo,não te fujo,não me deixas, Saudade,qual será o nosso fim? Não te evito saudade,até a quero bem, moras há tempo junto ao meu coração, cantas ali lindas cantigas de outrora e sussurras em meus ouvidos palavras de ilusão Não fujo de ti saudade,és irmã e companheira, passo a passo, andas comigo nesta vida, onde juntas seguimos a estrada derradeira... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18967 © Luso-Poemas O poema constrói-se em três estrofes de versos curtos, sustentadas pela personificação da saudade como figura íntima, persistente e quase convivente. A estrutura é simples, de cadência regular, marcada por enumerações e paralelismos que reforçam a proximidade emocional entre sujeito e sentimento. A ortografia apresenta alguns deslizes: falta de espaços após vírgulas (“Saudade,companheira”), ausência de acentos em “não te chamo,não te fujo,não me deixas”, e a ausência de vírgula antes de vocativo em “Não fujo de ti saudade”. A pontuação é irregular, com vírgulas mal posicionadas e ausência de pausa em momentos que pediriam separação sintática. Ainda assim, a construção mantém inteligibilidade. A abertura — “Saudade, companheira de todas as horas, / vens de mansinho, acercando-te de mim, / não te chamo, não te fujo, não me deixas, / Saudade, qual será o nosso fim?” — estabelece o tom elegíaco. A personificação da saudade como “companheira” é convencional, mas eficaz dentro da estética adotada. A sequência “não te chamo, não te fujo, não me deixas” cria ritmo ternário que reforça a inevitabilidade do sentimento. A pergunta final introduz tensão entre convivência e destino, encerrando a estrofe com clareza temática. A segunda estrofe — “Não te evito saudade, até a quero bem, / moras há tempo junto ao meu coração, / cantas ali lindas cantigas de outrora / e sussurras em meus ouvidos palavras de ilusão” — aprofunda a relação entre sujeito e saudade. A construção “Não te evito saudade” deveria incluir vírgula antes do vocativo (“Não te evito, saudade”), mas a intenção permanece clara. A imagem da saudade que “canta cantigas de outrora” e “sussurra palavras de ilusão” reforça o caráter nostálgico do poema, aproximando-o de um registo tradicional. A sintaxe é fluida, embora marcada por ligeira redundância (“lindas cantigas de outrora” já implica ilusão e memória). A terceira estrofe — “Não fujo de ti saudade, és irmã e companheira, / passo a passo, andas comigo nesta vida, / onde juntas seguimos a estrada derradeira...” — encerra o poema com aceitação. A construção “Não fujo de ti saudade” volta a carecer de vírgula antes do vocativo. A metáfora da “estrada derradeira” é convencional, mas eficaz como fecho. A repetição de “companheira” reforça a ideia de que a saudade é presença constante, quase familiar. O texto inscreve-se num estilo lírico‑tradicional, marcado pela personificação de sentimentos, pela musicalidade simples e pela construção de imagens nostálgicas que remetem para a poesia popular portuguesa. A força do poema reside na coerência entre forma e conteúdo: a saudade é tratada como entidade viva, próxima, inevitável. As fragilidades surgem sobretudo na pontuação irregular, na ausência de espaços após vírgulas e na falta de vírgulas vocativas, mas esses problemas não comprometem a clareza global. O conjunto apresenta unidade temática, cadência suave e uma voz poética centrada na convivência íntima com a memória.
Criado em: Hoje 19:17:43
|
|
|
|
||