436. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ibernise. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ibernise. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Quem amigo deixou, De ser, nunca chegou A amigo, realmente ser. Aí nada há pra perder... O amigo do meu amigo Nunca será meu inimigo. Somos pares, e unidos Do desacato ao perigo... Essa união é crescente Torna-se malha de gente Que cresce em energia Somando a cada dia... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19130 © Luso-Poemas O poema compõe-se de três quadras de construção simples, sustentadas por rimas regulares e por uma reflexão sobre amizade, união e lealdade. A ortografia é, no geral, correta, mas há pequenos deslizes: falta de vírgula em “Quem amigo deixou, / De ser, nunca chegou”, onde a pausa após “deixou” está correta, mas a segunda linha apresenta inversão sintática que cria ambiguidade; “Aí nada há pra perder...” contém o uso coloquial de “pra”, que, embora compreensível, destoa do tom mais formal das restantes estrofes. A pontuação é irregular, com reticências excessivas e ausência de vírgulas vocativas em momentos que pediriam separação. A primeira quadra — “Quem amigo deixou, / De ser, nunca chegou / A amigo, realmente ser. / Aí nada há pra perder...” — apresenta construção sintática pouco natural. A frase “De ser, nunca chegou / A amigo, realmente ser” contém inversão que dificulta a leitura; a intenção é clara — quem deixou de ser amigo nunca chegou a sê-lo verdadeiramente — mas a estrutura poderia ser mais fluida. A rima entre “deixou” e “chegou” é simples e eficaz dentro do registo adotado. O fecho “Aí nada há pra perder...” reforça a ideia de que a perda não existe quando a amizade nunca foi plena. A segunda quadra — “O amigo do meu amigo / Nunca será meu inimigo. / Somos pares, e unidos / Do desacato ao perigo...” — apresenta maior clareza sintática. A construção “O amigo do meu amigo / Nunca será meu inimigo” é direta e bem articulada, sustentada por rima interna que reforça a musicalidade. A frase “Somos pares, e unidos / Do desacato ao perigo...” utiliza enumeração para reforçar a ideia de união, embora “do desacato ao perigo” seja expressão vaga, que poderia beneficiar de maior precisão semântica. A pontuação é correta, com vírgula bem colocada após “pares”. A terceira quadra — “Essa união é crescente / Torna-se malha de gente / Que cresce em energia / Somando a cada dia...” — encerra o poema com imagem de expansão comunitária. A metáfora “malha de gente” é eficaz, sugerindo rede, entrelaçamento e força coletiva. A repetição de “cresce” reforça a ideia de aumento contínuo. A construção é sintaticamente correta, embora marcada por simplicidade lexical. A rima entre “gente” e “crescente” mantém a musicalidade das quadras anteriores. O texto inscreve-se num estilo lírico‑popular contemporâneo, marcado por rimas simples, linguagem acessível e reflexão direta sobre valores afetivos e sociais. A força do poema reside na clareza temática e na cadência regular das quadras, que reforçam a ideia de união e lealdade. As fragilidades surgem na inversão sintática da primeira estrofe, no uso coloquial de “pra” e na vagueza de algumas expressões, mas essas questões não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta coerência, ritmo e uma voz poética centrada na valorização da amizade como força agregadora.
Criado em: Hoje 19:28:30
|
|
|
|
||