440. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Tancredo Alves. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Tancredo Alves. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Oh! Ventos... Oh! Oceanos... Oh! Florestas... Oh! Árvores frondosas... Cantai mais um hino de amor, Entoai esse hino, esse cantar Com vozes rumorosas, Vozes essas, que fazem parar As lágrimas, de quem já ouviu Tão elevado e sublime canto, Com emoção e com fervor, Fazei ver que a minha musa, Ainda te calor e muito encanto. Oh! Musa original, Trazeis um encanto divinal Vindes aqui, recitai a poesia, Haveis de saber que o meu coração Está pleno de prazer e alegria. E agora, ouvis meus versos Oh! Musa... Filha dos deuses... Para que neles possa contemplar Minh’ alma alegre, contente e amada, Despertando o sol da paixão. A magia da fantasia, doce néctar Dos vossos lábios, impregnando Os meus em intensa inabalável doçura, Do vosso amor e toda natureza Da vossa inatingível candura. A voz sublime dessa lenda, De paixão cheia de saudade. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19289 © Luso-Poemas O poema apresenta-se como invocação de forças naturais e míticas, estruturado em versos longos e cadência declamatória. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos deslizes: “te calor” deveria ser “te dar calor”; “Minh’ alma” é forma elidida aceitável, mas exige coerência com o restante texto; “inabalável” está correto, mas a construção “intensa inabalável doçura” poderia beneficiar de vírgula para maior fluidez. A pontuação é marcada por uso frequente de reticências e de exclamações, que reforçam o tom enfático, mas por vezes quebram a sobriedade do discurso. A sintaxe é, em geral, clara, com predominância de orações coordenadas e vocativos sucessivos. A abertura — “Oh! Ventos... Oh! Oceanos... / Oh! Florestas... Oh! Árvores frondosas...” — estabelece o tom invocatório. A repetição de “Oh!” cria ritmo litúrgico, aproximando o poema de um canto ritual. A enumeração de elementos naturais é coerente, embora marcada por excesso de reticências. A sequência — “Cantai mais um hino de amor, / Entoai esse hino, esse cantar / Com vozes rumorosas,” — mantém o tom cerimonial. A construção é correta, e a imagem das “vozes rumorosas” é eficaz na criação de atmosfera sonora. A passagem — “Vozes essas, que fazem parar / As lágrimas, de quem já ouviu / Tão elevado e sublime canto,” — apresenta sintaxe clara, embora marcada por ligeira redundância (“elevado e sublime”). A frase mantém coerência temática, reforçando o caráter quase sagrado do canto. A construção “Fazei ver que a minha musa, / Ainda te calor e muito encanto.” contém erro sintático: “te calor” é incorreto; o sentido exige verbo (“te dá calor”). A frase perde precisão por falta dessa forma verbal. A secção — “Oh! Musa original, / Trazeis um encanto divinal / Vindes aqui, recitai a poesia,” — retoma o tom invocatório. A concordância verbal é correta, embora marcada por uso arcaizante de segunda pessoa plural (“Trazeis”, “Vindes”), que confere ao poema tonalidade clássica. A construção é fluida e coerente com o tom elevado. A sequência — “Haveis de saber que o meu coração / Está pleno de prazer e alegria.” — mantém o registo arcaizante. A sintaxe é correta, e a frase apresenta clareza emocional. A passagem — “E agora, ouvis meus versos / Oh! Musa... Filha dos deuses...” — reforça a invocação, embora o uso de reticências seja novamente excessivo. A construção é clara e bem articulada. A secção — “Para que neles possa contemplar / Minh’ alma alegre, contente e amada, / Despertando o sol da paixão.” — apresenta imagens coerentes, embora convencionais. A elisão em “Minh’ alma” é aceitável, mas exige consistência estilística. A metáfora do “sol da paixão” é eficaz dentro do registo adotado. A passagem final — “A magia da fantasia, doce néctar / Dos vossos lábios, impregnando / Os meus em intensa inabalável doçura, / Do vosso amor e toda natureza / Da vossa inatingível candura.” — apresenta construção sintática longa, mas fluida. A enumeração é coerente, embora marcada por ligeira redundância (“doçura”, “candura”). A frase mantém unidade temática. O fecho — “A voz sublime dessa lenda, / De paixão cheia de saudade.” — encerra o poema com tom elegíaco, reforçando a fusão entre mito, natureza e emoção. O texto inscreve-se num estilo lírico‑neo‑romântico, marcado pela invocação de forças naturais, pela presença da musa como entidade inspiradora e pelo uso de linguagem arcaizante que remete para tradições clássicas. A força do poema reside na cadência declamatória e na coerência entre invocação, natureza e emoção. As fragilidades surgem na pontuação excessiva, na redundância de algumas imagens e em erros pontuais de construção (“te calor”), mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética elevada, centrada na exaltação da inspiração e na fusão entre mito e sentimento.
Criado em: Hoje 20:43:28
|
|
|
|
||