443. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - poetik. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de poetik. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Peço-te... E ao pedir-te Peço-me... Porque ter-te É ter-me... Peço-te... E ao pedir-te Peço-me... Porque ter-te É ter-me... Na discórdia ou na simetria De pensamentos e gestos Há o que somos um do outro Há o que somos um ao outro Há, no outro parte do que somos nós mesmos. Existo porque me existes. E no vice-versa Da tua existência Completas o círculo Do existir-mos. Amo-te porque és Ser... Nego-te porque és Ser... E por assim ser, Sou... Ser ou não ser Não é a questão... Questionar é por si só Já, e unicamente ser... Não ser É uma impossibilidade Existencial... E afinal o que somos? A concreta questão... Fora isso... Peço-te-me... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19342 © Luso-Poemas O poema constrói-se como meditação ontológica e relacional, articulada em blocos curtos que alternam entre repetição, paradoxo e reflexão filosófica. A estrutura inicial assenta na anáfora “Peço-te / Peço-me / ter-te / ter-me”, criando um jogo especular que estabelece desde cedo a fusão entre sujeito e outro. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenos detalhes: “existir-mos” deveria ser “existirmos”, sem hífen; “Haveis” não aparece aqui, mas “Existo porque me existes” apresenta construção incomum, embora compreensível dentro do registo metafórico; “Peço-te-me” é expressão deliberadamente ambígua, mas formalmente estranha. A pontuação é mínima, com ausência de vírgulas que poderiam organizar melhor o fluxo sintático, embora essa ausência contribua para a fluidez meditativa. A abertura — “Peço-te... / E ao pedir-te / Peço-me...” — estabelece o movimento reflexivo. A repetição cria ritmo circular, reforçando a ideia de que o pedido ao outro é simultaneamente pedido ao próprio sujeito. A sequência — “Porque ter-te / É ter-me...” — mantém a simetria conceptual, aproximando o poema de uma lógica quase fenomenológica, onde o outro é extensão do eu. A repetição integral do bloco inicial reforça a circularidade, embora possa ser lida como ligeira redundância. A secção seguinte — “Na discórdia ou na simetria / De pensamentos e gestos / Há o que somos um do outro / Há o que somos um ao outro / Há, no outro parte do que somos nós mesmos.” — apresenta maior densidade filosófica. A construção é sintaticamente correta, com enumeração bem articulada. A frase final sintetiza o núcleo do poema: a identidade como relação. A repetição de “Há” cria cadência e reforça a ideia de que o outro é espelho e extensão do eu. A passagem — “Existo porque me existes.” — condensa a reflexão num verso breve, de forte carga metafísica. A construção é incomum, mas eficaz dentro do registo adotado. A secção — “E no vice-versa / Da tua existência / Completas o círculo / Do existir-mos.” — retoma a circularidade inicial. O problema ortográfico surge em “existir-mos”, que deveria ser “existirmos”. A imagem do círculo é coerente com a estrutura repetitiva do poema. A sequência — “Amo-te porque és Ser... / Nego-te porque és Ser... / E por assim ser, Sou...” — introduz paradoxo: amar e negar o outro pela mesma razão. A construção é clara, embora marcada por uso filosófico de “Ser” com maiúscula, que remete para tradição metafísica. A frase final — “E por assim ser, Sou...” — reforça a ideia de que o eu se constitui na relação com o outro. A secção — “Ser ou não ser / Não é a questão...” — cita e subverte a fórmula shakespeariana. A frase seguinte — “Questionar é por si só / Já, e unicamente ser...” — apresenta construção sintaticamente correta, embora marcada por ligeira redundância (“já, e unicamente”). A ideia de que o questionamento é condição de existência é coerente com o tom filosófico. O fecho — “Não ser / É uma impossibilidade / Existencial... / E afinal o que somos? / A concreta questão... / Fora isso... / Peço-te-me...” — encerra o poema com retorno à ambiguidade inicial. A construção “Não ser / É uma impossibilidade / Existencial...” é clara e bem articulada. A pergunta “E afinal o que somos?” introduz dúvida ontológica, seguida de “A concreta questão...”, que funciona como reconhecimento da irresolução. O último verso — “Peço-te-me...” — retoma a fusão entre sujeito e outro, encerrando o poema com ambiguidade deliberada. O texto inscreve-se num estilo lírico‑filosófico contemporâneo, marcado pela repetição, pela especulação ontológica e pela fusão entre discurso amoroso e reflexão existencial. A força do poema reside na circularidade estrutural, na exploração de paradoxos e na construção de uma voz que pensa o amor como forma de ser. As fragilidades surgem na ortografia pontual (“existir-mos”), na repetição inicial que pode parecer excessiva e em algumas construções que roçam o hermetismo, mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética introspectiva, que articula identidade, alteridade e existência com consistência.
Criado em: Hoje 16:00:24
|
|
|
|
||