445. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Creusa Lima. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Creusa Lima. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Nas longíncuas terras dos girassóis vivi correndo nos campos o gosto saboreei com cheiro de amor ao luar embeveci morto de saudade dessa terra que amei Distância que dói no peito a oprimir quem a criou não sabe o que é saudade girassóis amarelos – tempo que há de vir qual campo minado que de amor me invade! Meus girassóis que saudade e que engodos! eram sóis perfumados a me enaltecer beijo de lua, raio de sol faziam-se todos… Tão meus girassóis qu’em doçura e bondade luta que de fato fez-me aquiescer invólucro da mais densa insanidade. Nem que leve toda a vida, hei de rever! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=38001 © Luso-Poemas O poema constrói-se como elegia bucólica, sustentada pela memória de um espaço idealizado — “as longíncuas terras dos girassóis” — que funciona simultaneamente como cenário e metáfora de plenitude perdida. A estrutura é composta por quartetos de métrica irregular, mas com cadência estável, reforçada por rimas alternadas que, embora nem sempre rigorosas, mantêm unidade sonora. A ortografia é, no geral, correta, com pequenas questões: “qu’em” é forma elidida aceitável, mas exige coerência estilística; “invólucro” está correto, mas surge num contexto metafórico que o torna ligeiramente abrupto; “a oprimir” deveria ser “a oprimir‑me” para maior precisão sintática, embora a elipse seja compreensível. A pontuação é mínima, mas suficiente para organizar o fluxo. A abertura — “Nas longíncuas terras dos girassóis vivi / correndo nos campos o gosto saboreei / com cheiro de amor ao luar embeveci / morto de saudade dessa terra que amei” — estabelece o tom nostálgico. A construção é fluida, com imagens sensoriais bem articuladas. A repetição de “vivi”, “saboreei”, “embeveci” cria progressão emocional coerente. O fecho do quarteto, “morto de saudade”, reforça a distância temporal e afetiva. O segundo quarteto — “Distância que dói no peito a oprimir / quem a criou não sabe o que é saudade / girassóis amarelos – tempo que há de vir / qual campo minado que de amor me invade!” — apresenta maior tensão. A frase “quem a criou não sabe o que é saudade” é sintaticamente correta, embora ligeiramente enigmática. A imagem dos “girassóis amarelos” como promessa futura (“tempo que há de vir”) cria contraste com o passado idealizado. A metáfora do “campo minado” é forte, quase dissonante dentro do registo bucólico, mas funciona como intensificação emocional. O terceiro quarteto — “Meus girassóis que saudade e que engodos! / eram sóis perfumados a me enaltecer / beijo de lua, raio de sol faziam-se todos…” — retoma o tom lírico. A construção é clara, com enumeração eficaz. A expressão “que engodos” introduz ambiguidade: os girassóis são simultaneamente fonte de saudade e de ilusão. A metáfora dos “sóis perfumados” é coerente com o imaginário solar do poema. O verso final, com reticências, cria suspensão adequada. O quarto quarteto — “Tão meus girassóis qu’em doçura e bondade / luta que de fato fez-me aquiescer / invólucro da mais densa insanidade.” — apresenta maior densidade conceptual. A elisão “qu’em” é aceitável, mas pouco comum. A frase “luta que de fato fez-me aquiescer” é sintaticamente correta, embora marcada por ligeira inversão. O verso final introduz ruptura: “invólucro da mais densa insanidade” desloca o poema para um registo mais introspectivo e sombrio, contrastando com a suavidade anterior. O dístico final — “Nem que leve toda a vida, hei de rever!” — encerra o poema com afirmação de persistência. A construção é clara, com ritmo forte e intenção resoluta. O texto inscreve-se num estilo lírico‑pastoral contemporâneo, marcado pela fusão entre paisagem idealizada, memória afetiva e metáforas solares. A força do poema reside na coerência imagética e na cadência suave das estrofes, que articulam nostalgia, perda e desejo de retorno. As fragilidades surgem em algumas metáforas abruptas (“campo minado”, “invólucro da insanidade”) e em pequenas irregularidades sintáticas, mas não comprometem a unidade formal. O conjunto apresenta uma voz poética sensível, que transforma o espaço natural em território emocional.
Criado em: Hoje 14:33:32
|
|
|
|
||