453. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Thii. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Thii. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
A njos caídos à beira mar F lores desencantos em seu sonhar I nstante felicidade de uma sina N ão... Não, acredite na beleza divina L ado censurado de um mundo de memórias encantadas M ostrai que, sois então U ma resposta na escuridão D ivindade em muitos mundos que procuro E stradas amantes de meu eu em retruco A stuto guardião dos tempos V indes somente em fim questão da verdade I nconsciente maltratado de responsabilidade S angue transformando vital em nosso ser A traindo em ti meu viver O nipotente medo do desconhecido a crer D ádiva dos mistérios da alma O utrora harmonia dos céus que acalma F lagelo nas fases de meu sorrir I nveja dos belos dias a porvir M era amostragem da verdade e do fim Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19699 © Luso-Poemas O poema estrutura-se como acrostico expandido, em que cada verso inicia com uma letra destacada, formando uma sequência que funciona simultaneamente como eixo visual e como marca de fragmentação simbólica. Essa escolha formal cria um ritmo descontínuo, mas deliberado, aproximando o texto de um estilo lírico‑místico contemporâneo, onde a linguagem se fragmenta para sugerir múltiplas camadas de sentido. A ortografia é, no geral, correta, embora haja pequenas irregularidades: o espaçamento entre letras iniciais (“A njos”, “F lores”, “I nstante”) é estilístico, mas pode gerar ruído visual; “V indes” segue norma arcaizante coerente com o tom; “O utrora” mantém correção; “A traindo” está correto, embora a construção possa sugerir ambiguidade entre “atraindo” e “a traindo”. A sintaxe é fragmentada, mas coerente com a estrutura acrostica. A abertura — “A njos caídos à beira mar / F lores desencantos em seu sonhar / I nstante felicidade de uma sina / N ão... Não, acredite na beleza divina / L ado censurado de um mundo de memórias encantadas” — estabelece o tom místico e melancólico. A justaposição entre “anjos caídos” e “flores desencantos” cria contraste entre o sagrado e o desiludido. A frase “Instante felicidade de uma sina” é sintaticamente correta, embora marcada por leve inversão. O verso “Não... Não, acredite na beleza divina” introduz pausa expressiva, reforçada pelas reticências. O fecho do bloco, com “Lado censurado de um mundo de memórias encantadas”, apresenta construção clara, com imagem forte que sugere ocultação e nostalgia. O segundo bloco — “M ostrai que, sois então / U ma resposta na escuridão / D ivindade em muitos mundos que procuro / E stradas amantes de meu eu em retruco” — desloca o poema para um registo mais declarativo. O uso de “Mostrai” e “sois” cria tonalidade arcaizante, coerente com o imaginário espiritual. A frase “Uma resposta na escuridão” é direta e eficaz. “Divindade em muitos mundos que procuro” apresenta construção clara, embora marcada por abstração. O verso “Estradas amantes de meu eu em retruco” é sintaticamente correto, mas a expressão “em retruco” é incomum, funcionando como intensificador metafórico. O verso isolado — “A stuto guardião dos tempos” — funciona como eixo central do poema. A construção é clara, com adjetivo bem escolhido. A posição isolada reforça o caráter de invocação. O bloco seguinte — “V indes somente em fim questão da verdade / I nconsciente maltratado de responsabilidade / S angue transformando vital em nosso ser / A traindo em ti meu viver / O nipotente medo do desconhecido a crer” — apresenta maior densidade emocional. A frase “Vindes somente em fim questão da verdade” é sintaticamente irregular, mas compreensível; a inversão reforça o tom arcaizante. “Inconsciente maltratado de responsabilidade” é construção forte, embora abstrata. “Sangue transformando vital em nosso ser” apresenta leve truncamento sintático, mas mantém sentido. “Atraindo em ti meu viver” é eficaz, apesar da ambiguidade mencionada. O verso final, “Onipotente medo do desconhecido a crer”, combina grandeza e temor, coerente com o tom místico. O bloco final — “D ádiva dos mistérios da alma / O utrora harmonia dos céus que acalma / F lagelo nas fases de meu sorrir / I nveja dos belos dias a porvir / M era amostragem da verdade e do fim” — encerra o poema com cadência mais regular. A construção é clara, com enumeração de estados emocionais. “Flagelo nas fases de meu sorrir” é imagem eficaz, sugerindo oscilação entre dor e alegria. “Inveja dos belos dias a porvir” apresenta sintaxe correta e tom melancólico. O verso final, “Mera amostragem da verdade e do fim”, funciona como conclusão reflexiva, mantendo coerência temática. O texto inscreve-se num estilo lírico‑místico com elementos de acrostico simbólico, marcado pela fragmentação visual, pela linguagem arcaizante e pela fusão entre espiritualidade, introspeção e melancolia. A força do poema reside na construção acrostica que organiza o fluxo emocional e na cadência das imagens que oscilam entre o sagrado e o humano. As fragilidades surgem na ocasional irregularidade sintática e em algumas escolhas lexicais que criam leve opacidade, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz poética marcada, que utiliza a forma como parte essencial do sentido.
Criado em: Hoje 7:03:24
|
|
|
|
||