456. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - saraaldeia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de saraaldeia. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
I Quero voar! As minhas asas? Vou atirá-las ao vento Respirar o momento E soltar as rédeas Da perfeita imensidão. Amo a Liberdade! O livre arbítrio? Vou soltá-lo do Mundo Fugirei da minha realidade Consumindo-a por não me pertencer A promessa vem de sempre E sinto o pecado em mim Desejo cegamente cair em falso Por, em gesto intemporal, sem inválido _ O que me tenta? Essa controvérsia fugaz Sem ter frente nem verso Esse beijo banal que Sem ter pressa é carnal! II Ilimitadamente sou mundana Respiro todos os sabores Provo todos os aromas Não tenho pedras no caminho Mas também não tenho metas Será isto viver? Se assim for … Declaro aberta a sessão Desde que o viva… Já! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19893 © Luso-Poemas O poema apresenta-se dividido em duas partes numeradas, cada uma com cadência própria, mas unidas por um eixo temático comum: a tensão entre liberdade, impulso, desejo e a consciência de limites internos. A estrutura em versos livres, com pausas marcadas e uso pontual de perguntas, cria um fluxo introspectivo que oscila entre afirmação e dúvida. A ortografia é, no geral, correta, com pequenas questões: “inválido” no verso “sem inválido” parece deslocado semanticamente; “Ilimitadamente” está correto, embora pouco usual; o uso de reticências é moderado e funcional. A sintaxe alterna entre construções claras e outras mais fragmentadas, coerentes com o tom de busca interior. A primeira parte inicia-se com “Quero voar!”, verso isolado que funciona como impulso inaugural. A sequência — “As minhas asas? / Vou atirá-las ao vento / Respirar o momento / E soltar as rédeas / Da perfeita imensidão.” — apresenta construção fluida, com imagens que articulam libertação e entrega. A pergunta retórica sobre as asas cria pausa expressiva. A expressão “perfeita imensidão” é eficaz, embora de tom abstrato. A transição para “Amo a Liberdade!” reforça o eixo temático. A frase “O livre arbítrio? / Vou soltá-lo do Mundo” mantém paralelismo com o bloco anterior, mas a construção “soltá-lo do Mundo” é ligeiramente ambígua. “Fugirei da minha realidade / Consumindo-a por não me pertencer” apresenta inversão sintática que, embora compreensível, cria leve opacidade. O bloco — “A promessa vem de sempre / E sinto o pecado em mim / Desejo cegamente cair em falso / Por, em gesto intemporal, sem inválido” — introduz tensão entre desejo e culpa. A construção “cair em falso” é clara, mas o verso final apresenta problema semântico: “sem inválido” não se articula de forma natural com o restante verso, sugerindo possível erro ou tentativa de ruptura estilística. Ainda assim, o tom de conflito interior mantém-se. A pergunta — “_ O que me tenta?” — funciona como eixo de viragem. O sublinhado inicial cria efeito visual de interrupção. A resposta — “Essa controvérsia fugaz / Sem ter frente nem verso / Esse beijo banal que / Sem ter pressa é carnal!” — apresenta cadência forte, com imagens que oscilam entre o efémero e o corporal. A construção é clara, com ritmo marcado pela repetição de “sem”. A segunda parte inicia-se com “Ilimitadamente sou mundana”, verso que estabelece contraste com o impulso de transcendência da primeira secção. A enumeração — “Respiro todos os sabores / Provo todos os aromas / Não tenho pedras no caminho / Mas também não tenho metas” — apresenta paralelismo eficaz. A construção é sintaticamente correta, com cadência suave. A frase “Não tenho pedras no caminho / Mas também não tenho metas” articula ausência de obstáculos e ausência de direção, criando tensão entre liberdade e vazio. A pergunta — “Será isto viver?” — funciona como eixo reflexivo. A resposta — “Se assim for … / Declaro aberta a sessão / Desde que o viva… Já!” — apresenta tom performativo, quase teatral. A construção é clara, embora marcada por ligeira teatralidade. O uso de reticências reforça a hesitação e a urgência simultâneas. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial contemporâneo, marcado pela alternância entre impulso de liberdade, introspeção e questionamento. A força do poema reside na divisão em duas partes que articulam desejo de transcendência e consciência da mundanidade, criando tensão coerente. As fragilidades surgem em pequenas escolhas lexicais que geram opacidade (“sem inválido”) e em algumas imagens que, embora eficazes, aproximam-se do abstrato excessivo. Ainda assim, o conjunto mantém unidade formal e apresenta voz poética que explora o conflito entre liberdade e identidade com consistência.
Criado em: Hoje 7:12:35
|
|
|
|
||