463. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Amine.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Amine. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Anjo você estava me cuidado...dado
Do fundo do meu coração estava te amando...ando
Loucamente estava vivendo uma doce loucura...cura
Oh! Meu querido anjo, Para onde foi partir...ir
Por que não me levou com você, Quem me dera...era
Queria fazer parte de sua vida...ida
Estou muito ofendida por sua partida...ida
Agora vivo sozinha no escuro...curo
Curando o sofrimento que me estou...tou
Versos que cortam o meu coração...oração
Ele foi meu anjo
Meu anjo foi

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20089 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como composição breve construída sobre um jogo de rimas internas que se repetem no final de cada verso (“…dado”, “…ando”, “…cura”, “…ir”, “…era”, “…ida”, “…curo”, “…tou”, “…oração”). Esse procedimento cria uma cadência marcada, quase mecânica, que funciona como eixo formal do texto, mas também limita a fluidez sintática, obrigando a que cada frase se molde ao som e não ao sentido. A ortografia apresenta vários deslizes: “me cuidado” deveria ser “me cuidando”; “me estou” é construção incorreta, o adequado seria “estou me curando” ou “estou a curar-me”; “alguém” não aparece aqui, mas “ofendida” está correto; “curo” e “tou” são truncamentos que funcionam apenas como recurso rimático, não como formas normativas. A pontuação é mínima, com ausência de vírgulas que poderiam organizar melhor o ritmo.

A abertura — “Anjo você estava me cuidado...dado / Do fundo do meu coração estava te amando...ando” — apresenta problema sintático evidente: “estava me cuidado” não é forma correta; o sentido exige “estava me cuidando”. A repetição rimática cria efeito sonoro, mas compromete a precisão. O verso seguinte mantém paralelismo, com construção correta (“estava te amando”), embora a rima forçada reduza a naturalidade.

A secção — “Loucamente estava vivendo uma doce loucura...cura / Oh! Meu querido anjo, Para onde foi partir...ir” — articula intensidade emocional, mas apresenta irregularidade sintática em “foi partir”, que deveria ser “foi partir-se” ou “foi partir”. A exclamação inicial reforça o tom dramático. A cadência mantém coerência com o padrão rimático.

O bloco — “Por que não me levou com você, Quem me dera...era / Queria fazer parte de sua vida...ida / Estou muito ofendida por sua partida...ida” — apresenta construção mais clara. “Por que” deveria ser grafado “Por que” ou “Por quê”, dependendo da função, mas aqui a ausência de acento não compromete a compreensão. A repetição de “ida” cria efeito de eco, mas torna o trecho previsível. “Estou muito ofendida por sua partida” é sintaticamente correto, embora simples.

A secção — “Agora vivo sozinha no escuro...curo / Curando o sofrimento que me estou...tou” — apresenta novamente problema sintático: “que me estou” não é construção normativa. O sentido exige “que estou me curando” ou “que me estou curando”. A rima obriga ao truncamento, criando ruído formal. A imagem da solidão no escuro é convencional, mas coerente com o tom.

O verso — “Versos que cortam o meu coração...oração” — é claro e eficaz, com metáfora simples. O fecho — “Ele foi meu anjo / Meu anjo foi” — apresenta inversão que reforça a circularidade, funcionando como encerramento simbólico. A construção é correta e mais forte que os versos rimados anteriores, justamente por não depender da rima mecânica.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑popular, marcado pelo uso de rimas repetitivas, vocabulário simples e expressão direta do sentimento. A força do poema reside na sinceridade emocional e na tentativa de criar ritmo através da repetição sonora. As fragilidades concentram-se nas irregularidades sintáticas, nos truncamentos forçados para manter a rima e na previsibilidade formal que limita a expressividade. Ainda assim, o conjunto mantém unidade temática e apresenta voz que procura transformar a perda em matéria poética.

Criado em: Hoje 7:39:03

Links patrocinados