478. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Mauro Gouvêa.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Mauro Gouvêa. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

O chão frio da calçada
é onde faço meu leito
e com fome me deito
toda madrugada.

Ponho-me de mãos estendidas
com os olhos no vazio
enquanto secretamente me rio
quando escandalizam minhas feridas.

Sou chaga aberta nas ruas
coberto de panos rasgados
recolhendo alguns trocados
cobiçando coisas tuas.

Não finjas que não me vês estendido
nem desvies os olhos de minha figura
não reproves minha falta de compostura
pois sou o que poderias ter sido.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20853 © Luso-Poemas

A estrutura é regular, com quadras de rima simples e cadência controlada, sustentada por versos curtos que reforçam a dureza da experiência narrada. A ortografia é correta, sem deslizes, e a sintaxe mantém-se clara, com uso adequado de vírgulas e concordância. O texto inscreve-se num estilo lírico‑social, com inclinação para o realismo e para a crítica ética.

A abertura — “O chão frio da calçada / é onde faço meu leito / e com fome me deito / toda madrugada.” — estabelece o cenário de pobreza extrema com clareza sintática e ritmo fluido. A construção é correta, com rimas simples que reforçam a musicalidade. A imagem do “chão frio” funciona como símbolo da exclusão, e o verso final sintetiza a repetição da miséria.

O bloco seguinte — “Ponho-me de mãos estendidas / com os olhos no vazio / enquanto secretamente me rio / quando escandalizam minhas feridas.” — apresenta tensão entre vulnerabilidade e ironia. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgulas. A expressão “me rio” é legítima no português brasileiro, embora menos comum no europeu; ainda assim, mantém coerência interna. A ironia diante do escândalo alheio reforça a crítica social, revelando distância entre aparência e realidade.

A secção — “Sou chaga aberta nas ruas / coberto de panos rasgados / recolhendo alguns trocados / cobiçando coisas tuas.” — intensifica a dimensão simbólica. A construção é clara, com rimas que sustentam o ritmo. A metáfora “chaga aberta” é forte, articulando dor física e social. O verso final introduz contraste entre quem observa e quem é observado, reforçando a desigualdade.

O bloco final — “Não finjas que não me vês estendido / nem desvies os olhos de minha figura / não reproves minha falta de compostura / pois sou o que poderias ter sido.” — encerra o poema com acusação direta. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de negativas que reforçam o tom imperativo. O verso final é particularmente eficaz, articulando a ideia de que a marginalização é contingente e que a distância entre observador e observado é frágil. A cadência final é firme, sustentando a força ética do texto.

O poema inscreve-se num estilo lírico‑social realista, explorando a marginalização através de imagens concretas e de uma voz que denuncia a indiferença urbana. A força do texto reside na clareza sintática, na coerência imagética e na capacidade de transformar a experiência individual em reflexão universal. As fragilidades são mínimas, limitadas à variação lexical entre normas do português, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz crítica e sensível, que transforma a rua em palco de consciência moral.

Criado em: Hoje 19:39:01

Links patrocinados