482. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - S.A.Baracho. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de S.A.Baracho. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Até as flores nos jardins Curvam-se ao teu mirar, Como mostrando a mim A formosura do teu olhar. As estrelas no infinito Ficam no éter a cismar, Achando teu andar bonito Querendo te acompanhar. A luz amena do luar Fica toda embevecida Em poder te acompanhar Pelas estradas da vida. Às águas das cascatas Soltam chispas de luz, Cantando em serenatas Onde tua beleza seduz. O gorjeio dos passarinhos, Fazem coro à tua passagem, Duetando nos belos ninhos Ao encanto da tua imagem. Até as estações do ano Transforma-se em verão Para te verem passando... Minha doçura e paixão! Como ficar insensível Ante tantos carinhos, Quando, até o invisível, Abrem-te os caminhos? Este é o retrato rimado De minha esposa querida, Que, submissa ao meu lado, É a razão de minha vida! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21031 © Luso-Poemas A estrutura é regular, organizada em quadras rimadas, com cadência suave e vocabulário simples, sustentando um tom de exaltação contínua. A ortografia é globalmente correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe mantém-se clara, embora por vezes marcada por construções convencionais que reforçam o caráter tradicional do texto. O poema inscreve-se num estilo lírico‑romântico clássico, com forte inclinação para o elogio e para a idealização da amada. A abertura — “Até as flores nos jardins / Curvam-se ao teu mirar” — estabelece imediatamente o tom hiperbólico. A construção é sintaticamente correta, e a imagem das flores que se curvam ao olhar da amada é típica da poesia romântica, funcionando como metáfora de beleza que domina a natureza. O verso seguinte — “Como mostrando a mim / A formosura do teu olhar” — reforça a ideia de que o sujeito poético lê na natureza sinais da presença da amada. A segunda estrofe — “As estrelas no infinito / Ficam no éter a cismar” — mantém a mesma lógica de idealização. A construção é clara, embora “éter” seja escolha lexical que confere tom arcaizante. A ideia de que as estrelas “querem te acompanhar” reforça o caráter de exaltação, mas aproxima-se de certa previsibilidade imagética. A terceira estrofe — “A luz amena do luar / Fica toda embevecida / Em poder te acompanhar / Pelas estradas da vida.” — apresenta cadência fluida e sintaxe correta. A personificação da luz do luar é coerente com o tom romântico, embora novamente convencional. A expressão “estradas da vida” é fórmula recorrente, mas funcional dentro do género. A estrofe seguinte — “Às águas das cascatas / Soltam chispas de luz” — introduz imagem mais dinâmica. A construção é sintaticamente correta, e a metáfora das águas que “cantam em serenatas” reforça o tom musical da idealização. A cadência mantém-se suave. O bloco — “O gorjeio dos passarinhos, / Fazem coro à tua passagem” — apresenta pequeno deslize de concordância: o correto seria “faz coro”, pois o sujeito é singular (“gorjeio”). O restante da estrofe mantém coerência imagética, com ninhos que “duetam” ao encanto da figura feminina, reforçando a musicalidade do poema. A estrofe — “Até as estações do ano / Transformam-se em verão” — retoma a hipérbole, articulando ideia de que a presença da amada altera o próprio tempo. A construção é sintaticamente correta, e o verso final — “Minha doçura e paixão!” — reforça o tom declarativo. O bloco final — “Como ficar insensível / Ante tantos carinhos” — apresenta cadência fluida e sintaxe correta. A expressão “até o invisível / Abrem-te os caminhos?” contém pequeno deslize de concordância: o correto seria “abre-te os caminhos”, pois o sujeito é singular (“o invisível”). A última quadra — “Este é o retrato rimado / De minha esposa querida” — encerra o poema com tom pessoal e direto. A construção é clara, embora a expressão “submissa ao meu lado” introduza nuance problemática, pois sugere relação hierárquica que contrasta com o tom de exaltação amorosa; ainda assim, mantém coerência interna com a idealização proposta. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico tradicional, com forte uso de personificações, hipérboles e imagens naturais que celebram a figura feminina. A força do poema reside na cadência regular, na clareza sintática e na coerência imagética. As fragilidades concentram-se em dois deslizes de concordância (“fazem coro”, “abrem-te os caminhos”) e na ocasional previsibilidade das metáforas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz declarativa e idealizadora, que transforma a amada em eixo simbólico da natureza e da vida.
Criado em: Hoje 20:30:19
|
|
|
|
||