484. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Aninha Lee.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Aninha Lee. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Minha Fantasia
Minha Mentira
Meu Mundo Egoísta
Não sei por que ainda estou aqui
Não sei por que a dor insiste em me seguir
Não quero a Felicidade!
Pois ela já morreu !
Não quero a ilusão!
Só quero viver sem me preocupar com a dor que está no meu coração...
São Sempre palavras vazias ..
São sempre ações boas que trazem a dor, e no final tudo morre sem significância.
E meu espirito permanece aqui ! imovél a tua espera e não sei se posso parar de sofrer, mas algo ainda me mostra que posso juntar os cacos da minha morte para voltar a vida...
São tudo ilusões plantadas para nos dominar..
São sempre palavras vazias criadas para no fundo nos matar!
São sempre sussuros do passado que nos diz a verdade!
São sempre os mesmos motivos..

Minha alma não sabe mentir!
Mas você fingi que acredita em mim ! por que Não sabe viver com a verdade!
Não estou mais aqui!

Mas ainda ouço as palavras vazias que são ditas para mim!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21088 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como desabafo existencial, articulando uma voz que oscila entre desencanto, exaustão emocional e consciência da própria fragilidade. A estrutura é livre, sem métrica fixa, com versos curtos que funcionam como fragmentos de pensamento, reforçando a sensação de ruptura interior. A ortografia apresenta alguns deslizes que merecem correção: “fingi” deveria ser “finges”, “espirito” deveria ser “espírito”, “imovél” deveria ser “imóvel”, “sussuros” deveria ser “sussurros”. A sintaxe, apesar de marcada por irregularidade expressiva, mantém coerência interna. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial, com traços de confissão e de dramatização simbólica da dor.

A abertura — “Minha Fantasia / Minha Mentira / Meu Mundo Egoísta” — estabelece imediatamente o tom de autoacusação e desencanto. A construção é sintaticamente simples, com enumeração que reforça a ideia de fragmentação identitária. A ausência de pontuação contribui para a cadência abrupta, coerente com o estado emocional descrito.

A secção — “Não sei por que ainda estou aqui / Não sei por que a dor insiste em me seguir” — apresenta paralelismo eficaz, articulando repetição que reforça a sensação de estagnação. A construção é sintaticamente correta, e o ritmo é marcado pela insistência da dor como presença constante.

O bloco — “Não quero a Felicidade! / Pois ela já morreu ! / Não quero a ilusão!” — intensifica o tom dramático. A construção é clara, embora o espaço antes da exclamação em “morreu !” devesse ser corrigido. A oposição entre felicidade e ilusão articula bem o desencanto, ainda que de forma direta.

A secção — “Só quero viver sem me preocupar com a dor que está no meu coração...” — apresenta cadência mais suave, com reticências que sugerem continuidade da dor. A construção é sintaticamente correta, e o verso funciona como síntese do conflito central.

O bloco — “São Sempre palavras vazias .. / São sempre ações boas que trazem a dor, e no final tudo morre sem significância.” — contém dois deslizes: “Sempre” não deveria ter maiúscula, e as reticências duplas (“..”) são incorretas. A construção é clara, e a oposição entre “ações boas” e “dor” reforça o tom de desencanto moral.

A secção — “E meu espirito permanece aqui ! imovél a tua espera” — apresenta dois erros ortográficos: “espírito” e “imóvel”. A construção mantém coerência emocional, articulando espera passiva e dor prolongada. O verso seguinte — “posso juntar os cacos da minha morte para voltar a vida...” — é forte, embora marcado por dramatização intensa. A construção é sintaticamente correta, e a metáfora dos “cacos” reforça a ideia de fragmentação interior.

O bloco — “São tudo ilusões plantadas para nos dominar.. / São sempre palavras vazias criadas para no fundo nos matar!” — apresenta novamente reticências incorretas. A construção é clara, e a repetição de “palavras vazias” cria unidade temática, embora com ligeira redundância.

A secção — “Minha alma não sabe mentir! / Mas você fingi que acredita em mim ! por que Não sabe viver com a verdade!” — contém dois erros: “fingi” deveria ser “finges”, e “por que” deveria ser “porque”. A construção mantém coerência emocional, articulando tensão entre autenticidade e recusa da verdade.

O fecho — “Não estou mais aqui! / Mas ainda ouço as palavras vazias que são ditas para mim!” — encerra o poema com ambiguidade entre ausência e persistência da dor. A construção é sintaticamente correta, e o verso final sintetiza o tema central: a impossibilidade de escapar à repetição emocional.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial confessional, explorando a dor, a desilusão e a fragmentação interior através de linguagem direta e imagens de ruptura. A força do poema reside na intensidade emocional, na cadência fragmentada e na coerência temática. As fragilidades concentram-se nos deslizes ortográficos, na repetição excessiva de algumas imagens e na dramatização que por vezes se aproxima do literal, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz intensa e vulnerável, que transforma o desencanto em matéria de expressão poética.

Criado em: Hoje 20:37:04

Links patrocinados