485. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - SoniaNogueira.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de SoniaNogueira. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

A terra nunca cansa não esgota
Impera, no seu eixo vai girando
Nem altera nem desvia sua rota
O amor acorda cedo desfilando

Pra uns poucos a sorte é generosa
Embala o berço amor vem cor de rosa
Enquanto outros a venda fica nos olhos
O mundo não gira estaciona fica prosa

Cá te espero amor vem me afrontar
Se fores capaz de balançar meu coração
Lanço-me á terra acompanho tua rota
E vou girando sem parar esta emoção

Abro os braços ofertando o abraço
Abro a janela pra ouvir tua canção
Ainda de brinde juro-te amor eterno
Duvido que enfrentes a tal missão

Amor se fez amor terá que resistir
Pouco amor só dores e tormentos
Neste planeta que a todos vai tragar
Que seja o amor a vitória do momento

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21099 © Luso-Poemas

O poema organiza-se como reflexão lírica que articula imagens cósmicas — a terra, a rota, o giro — com a experiência amorosa, estabelecendo paralelismo entre movimento planetário e movimento emocional. A estrutura é regular, composta por quadras rimadas, com cadência suave e vocabulário acessível. A ortografia é globalmente correta, embora surjam alguns deslizes que merecem correção: “á terra” deveria ser “à terra”, “á missão” deveria ser “à missão”, e “prosa” no contexto “fica prosa” parece deslocado, sugerindo sentido pouco claro. A sintaxe mantém-se clara, com uso adequado de vírgulas e concordância. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico, com inclinação para o simbolismo leve e para a personificação de elementos naturais.

A abertura — “A terra nunca cansa não esgota / Impera, no seu eixo vai girando / Nem altera nem desvia sua rota / O amor acorda cedo desfilando” — estabelece o paralelismo entre o movimento constante da terra e o despertar do amor. A construção é sintaticamente correta, embora o primeiro verso pudesse beneficiar de vírgula após “cansa”. A personificação da terra é coerente com o tom romântico, e o verso final introduz o amor como força que acompanha o ritmo natural.

A segunda estrofe — “Pra uns poucos a sorte é generosa / Embala o berço amor vem cor de rosa / Enquanto outros a venda fica nos olhos / O mundo não gira estaciona fica prosa” — apresenta contraste entre fortuna e cegueira. A construção é clara, mas o terceiro verso contém pequena falha de concordância: “a venda fica nos olhos” é correto, mas a ausência de artigo antes de “venda” cria ligeira aspereza. O verso final — “fica prosa” — é semanticamente ambíguo; “prosa” pode significar vaidade ou conversa, mas aqui o sentido não se integra plenamente na imagem do mundo que “estaciona”.

A terceira estrofe — “Cá te espero amor vem me afrontar / Se fores capaz de balançar meu coração / Lanço-me à terra acompanho tua rota / E vou girando sem parar esta emoção” — apresenta cadência fluida e sintaxe correta. A expressão “vem me afrontar” é incomum no contexto amoroso, sugerindo desafio mais do que encontro, mas mantém coerência interna com a ideia de abalo emocional. A correção de “á terra” para “à terra” é necessária. O paralelismo entre giro planetário e giro emocional é eficaz.

A quarta estrofe — “Abro os braços ofertando o abraço / Abro a janela pra ouvir tua canção / Ainda de brinde juro-te amor eterno / Duvido que enfrentes a tal missão” — mantém ritmo regular. A construção é sintaticamente correta, com repetição de “Abro” que reforça a abertura emocional. A expressão “de brinde” introduz tom ligeiramente coloquial que contrasta com o restante da estrofe. A correção de “á missão” para “à missão” é necessária.

A quinta estrofe — “Amor se fez amor terá que resistir / Pouco amor só dores e tormentos / Neste planeta que a todos vai tragar / Que seja o amor a vitória do momento” — encerra o poema com tom mais grave. A construção é sintaticamente correta, e a ideia de que o planeta “vai tragar” todos introduz nuance existencial que contrasta com o tom romântico anterior. O verso final sintetiza o tema central: o amor como força que deve prevalecer no instante presente.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico com elementos simbólicos, explorando o amor através de imagens naturais e cósmicas. A força do poema reside na cadência regular, na clareza sintática e na coerência temática. As fragilidades concentram-se em alguns deslizes ortográficos, na ambiguidade de certas expressões (“fica prosa”, “vem me afrontar”) e na ocasional mistura de registos (coloquial e simbólico), mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz serena e declarativa, que transforma o movimento da terra em metáfora do movimento emocional.

Criado em: Hoje 18:16:57

Links patrocinados