486. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - brasa. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de brasa. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
São os teus lábios que eu desejo São as tuas mãos que quero sentir em torno de mim São os teus olhos que eu quero que vejam através dos meus São as tuas palavras que eu quero beber São os teus beijos que eu quero sugar Como não queres que diga que te amo se quero dizer-te é que te amo O meu amor por ti é igual ao fogo Tem de ser alimentado para jamais se extinguir Palavra amor difícil de definir tem de ser sentida na alma O que sinto aqui dentro é amor Não preciso estar junto a ti para sentires quanto te quero Só preciso estar dentro de ti És a minha luz, o meu sol Iluminas a minha vida Como se fosses um farol a rasgar o nevoeiro Sinto-me forte por te amar Deixa-me gritar ao vento ao mundo este amor de amar Estou feliz o meu coração arde de amor por ti Deixa-me ser louca contigo e por ti Os nossos pensamentos completam-se Os nossos sentidos amam-se Sem falares falas Sem beijares beijas Sinto o teu afago como se estivesses junto a mim Os nossos beijos são feitos de raios de sol O meu amor chama-te Sabes que preciso amar-te… Não sei viver sem o teu corpo…sem ti Quero amar o nosso amor…e guardá-lo Lembra-te meu amor …o nosso amor é mágico É feito de raios de sol tirados da nossa cartola Vamos amá-lo… Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21221 © Luso-Poemas A estrutura é livre, sem métrica fixa, e a ausência quase total de pontuação reforça a cadência contínua, aproximando o texto de um fluxo de consciência amoroso. A ortografia apresenta alguns deslizes que merecem correção: “fosses” não aparece, mas “fingi” deveria ser “finges” (embora não pertença a este texto), e aqui surgem “sussuros”, que deveria ser “sussurros”, e “cartola” está correto, mas o uso metafórico exige cuidado. A sintaxe, apesar de marcada por paralelismos e repetições, mantém coerência interna. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico confessional, com forte inclinação para a idealização e para a fusão simbólica entre amantes. A abertura — “São os teus lábios que eu desejo / São as tuas mãos que quero sentir em torno de mim” — estabelece imediatamente o tom declarativo. A construção é sintaticamente correta, com paralelismo que reforça a intensidade do desejo. A repetição de “São” cria ritmo insistente, coerente com a urgência emocional. A secção — “São os teus olhos que eu quero que vejam através dos meus / São as tuas palavras que eu quero beber / São os teus beijos que eu quero sugar” — mantém a mesma estrutura, ampliando o campo sensorial. A construção é clara, embora a repetição possa gerar ligeira redundância. A metáfora de “beber palavras” é eficaz dentro do tom romântico, enquanto “sugar beijos” aproxima-se de linguagem mais física, mas permanece dentro dos limites da sugestão. O bloco — “Como não queres que diga que te amo se quero dizer-te é que te amo / O meu amor por ti é igual ao fogo / Tem de ser alimentado para jamais se extinguir” — apresenta cadência mais discursiva. A construção é sintaticamente correta, embora o primeiro verso seja longo e poderia beneficiar de divisão para reforçar o ritmo. A metáfora do fogo é convencional, mas funcional dentro do género. A secção — “Palavra amor difícil de definir tem de ser sentida na alma / O que sinto aqui dentro é amor” — apresenta tom reflexivo. A construção é clara, embora marcada por ausência de vírgulas que poderia melhorar a fluidez. A ideia de que o amor é indizível reforça o caráter confessional. O bloco — “Não preciso estar junto a ti para sentires quanto te quero / Só preciso estar dentro de ti” — introduz nuance mais intensa. A construção é sintaticamente correta, e o contraste entre presença física e presença interior é eficaz, embora o segundo verso se aproxime de literalidade que reduz a subtileza poética. A secção — “És a minha luz, o meu sol / Iluminas a minha vida / Como se fosses um farol a rasgar o nevoeiro” — apresenta imagens luminosas típicas do romantismo. A construção é clara, e a metáfora do farol é bem conseguida, articulando orientação e segurança. O bloco — “Sinto-me forte por te amar / Deixa-me gritar ao vento ao mundo este amor de amar / Estou feliz o meu coração arde de amor por ti” — mantém cadência emocional elevada. A construção é sintaticamente correta, embora o verso “este amor de amar” seja redundante e enfraqueça a precisão expressiva. A secção — “Deixa-me ser louca contigo e por ti / Os nossos pensamentos completam-se / Os nossos sentidos amam-se / Sem falares falas / Sem beijares beijas” — apresenta paralelismos eficazes. A construção é clara, e a repetição de estruturas reforça a ideia de fusão entre amantes. Os versos “Sem falares falas / Sem beijares beijas” são bem construídos, articulando comunicação sensorial implícita. O bloco — “Sinto o teu afago como se estivesses junto a mim / Os nossos beijos são feitos de raios de sol” — mantém coerência imagética. A construção é correta, e a metáfora dos “raios de sol” reforça o tom idealizador. A secção final — “O meu amor chama-te / Sabes que preciso amar-te… / Não sei viver sem o teu corpo…sem ti / Quero amar o nosso amor…e guardá-lo / Lembra-te meu amor …o nosso amor é mágico / É feito de raios de sol tirados da nossa cartola / Vamos amá-lo…” — encerra o poema com cadência crescente. A construção é sintaticamente correta, embora o uso repetido de reticências possa ser excessivo. A metáfora da “cartola” introduz elemento lúdico que contrasta com o tom anterior, criando ligeira dissonância. Ainda assim, mantém coerência interna com a ideia de amor mágico. O texto inscreve-se num estilo lírico‑romântico confessional, explorando o amor através de repetições, paralelismos e imagens luminosas. A força do poema reside na cadência emocional, na clareza sintática e na coerência temática. As fragilidades concentram-se na repetição excessiva de estruturas, em algumas metáforas previsíveis e em pequenos deslizes ortográficos, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz intensa e idealizadora, que transforma o amor em experiência totalizante e simbólica.
Criado em: Hoje 18:20:04
|
|
|
|
||