491. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Corpos e Almas.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Corpos e Almas. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

afastei-me de ti
tirei-te de mim
escondi o desejo
num canto qualquer
guardei as lembranças
no fundo de uma gaveta
fechei o amor
a sete chaves

agora...
não encontro a minha alma

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21471 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como composição breve, construída em versos curtos que funcionam como unidades de ação emocional: afastar, tirar, esconder, guardar, fechar. A economia verbal é deliberada e eficaz, criando uma progressão de clausura que culmina na perda da própria identidade. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe, embora minimalista, mantém clareza e coerência interna. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial, com forte inclinação para a expressão da ausência e da fragmentação interior.

A abertura — “afastei-me de ti / tirei-te de mim” — estabelece imediatamente o movimento de ruptura. A construção é sintaticamente correta, e a repetição da estrutura verbal reforça a ideia de separação progressiva. O paralelismo entre afastar e tirar articula bem a tentativa de expulsar o outro da esfera íntima.

A secção — “escondi o desejo / num canto qualquer / guardei as lembranças / no fundo de uma gaveta” — apresenta cadência introspectiva. A construção é clara, e a metáfora da gaveta funciona como símbolo de repressão emocional. A expressão “num canto qualquer” reforça a intenção de dispersar o que ainda persiste, criando imagem de abandono interior.

O bloco — “fechei o amor / a sete chaves” — condensa o gesto final de clausura. A construção é sintaticamente correta, e a expressão idiomática “a sete chaves” é eficaz, articulando proteção extrema e recusa. O verso funciona como síntese da sequência anterior: o sujeito poético tenta blindar-se contra a memória e o desejo.

O fecho — “agora... / não encontro a minha alma” — introduz a consequência da repressão. A construção é correta, e o uso das reticências reforça a suspensão emocional. A perda da alma surge como resultado direto da tentativa de apagar o outro, articulando bem o tema central: ao eliminar o vínculo, o sujeito elimina parte de si.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial minimalista, explorando a dor da separação através de gestos concretos que simbolizam repressão emocional. A força do poema reside na simplicidade expressiva, na progressão coerente dos verbos de ação e na eficácia do desfecho. As fragilidades são mínimas, limitando-se à previsibilidade de algumas imagens idiomáticas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz contida e precisa, que transforma a ausência em perda ontológica.

Criado em: Hoje 15:24:56

Links patrocinados