493. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Marcos Ch. Lima.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Marcos Ch. Lima. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Meu ser se dilata dentro de uma alma viva e misteriosa, cobrida de cores e sons.
Minha morte ama a vida e nela vive apaixonada.
È o erro que mais faz de mim o aprendiz da vida ou da hora.
O grande sonho do sono e o pé da beira da estrada.

Um acorde que me toca, não sabe de partituras e nem de regras sinfonicas.
O simples me acalenta e nele vivo cheio de coisas complicadas.
O riso que devora e o olhar que me desvia.
Nada, nada; verdades que nunca foram contadas.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21468 © Luso-Poemas

O poema apresenta-se como reflexão introspectiva marcada por imagens paradoxais — vida dentro da morte, simplicidade que contém complexidade, música sem regras — articuladas em versos livres que privilegiam o fluxo emocional sobre a estrutura formal. A ortografia apresenta alguns deslizes que exigem correção: “È” deveria ser “É”, “cobrida” deveria ser “coberta”, “sinfonicas” deveria ser “sinfónicas”, e a ausência de acentos em “partituras e nem de regras sinfonicas” quebra a uniformidade gráfica. A sintaxe é globalmente compreensível, embora marcada por construções que oscilam entre o poético e o coloquial, criando tensão entre profundidade simbólica e espontaneidade verbal. O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial, com inclinação para o simbolismo intuitivo e para a expressão de contradições internas.

A abertura — “Meu ser se dilata dentro de uma alma viva e misteriosa, cobrida de cores e sons.” — apresenta imagem forte, mas “cobrida” é forma não padrão, devendo ser substituída por “coberta”. A construção é sintaticamente correta, e a ideia de expansão interior dentro de uma alma “viva e misteriosa” articula bem o tom introspectivo. O verso seguinte — “Minha morte ama a vida e nela vive apaixonada.” — introduz paradoxo eficaz, aproximando o poema de uma lógica simbólica em que morte e vida coexistem como forças complementares.

A secção — “É o erro que mais faz de mim o aprendiz da vida ou da hora.” — contém construção sintática pouco natural. A expressão “da vida ou da hora” é ambígua e enfraquece a precisão semântica. Ainda assim, a ideia de aprendizagem através do erro é coerente com o tom existencial. O verso seguinte — “O grande sonho do sono e o pé da beira da estrada.” — apresenta imagem fragmentada, com duas metáforas que não se articulam plenamente entre si, criando sensação de dispersão.

A estrofe seguinte — “Um acorde que me toca, não sabe de partituras e nem de regras sinfonicas.” — contém deslize ortográfico (“sinfónicas”) e ligeira redundância na expressão “e nem”. A imagem é eficaz: música intuitiva que toca o sujeito sem depender de técnica. O verso — “O simples me acalenta e nele vivo cheio de coisas complicadas.” — articula bem o contraste entre simplicidade exterior e complexidade interior, reforçando o caráter paradoxal do poema.

O bloco final — “O riso que devora e o olhar que me desvia. / Nada, nada; verdades que nunca foram contadas.” — apresenta cadência mais forte. A construção é sintaticamente correta, embora o uso de ponto e vírgula após “Nada, nada” seja pouco natural. A repetição enfatiza o vazio, enquanto o verso final sintetiza o tema central: a existência como espaço de verdades ocultas, não reveladas.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑existencial com elementos simbólicos, explorando contradições internas através de imagens intuitivas e paradoxais. A força do poema reside na capacidade de articular tensão entre simplicidade e complexidade, vida e morte, música e silêncio. As fragilidades concentram-se nos deslizes ortográficos, em algumas construções sintáticas pouco naturais e na ocasional dispersão imagética, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz introspectiva e sensível, que transforma o paradoxo em matéria poética.

Criado em: Hoje 20:35:05

Links patrocinados