501. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Fernanda Viais. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Fernanda Viais. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Tenho acessos de fúria e agulhadas de desejo quando sinto que no teu sorriso bailam as palavras que não ousas dizer-me Esboço processos de ternura Tento ser arquitecta quando falo mas não consigo ainda ler as palavras que te bailam no sorriso e que não ousas dizer-me Serão elas mensagens puras nascentes cristalinas Sabendo a maresia?! ou múltiplos processos de rejeição causados pela ausência de comunicação…do conhecimento mais profundo de nós mesmos?! Esse teu sorriso onde bailam as palavras que não ousas dizer-me Será Crise de Amor ou Crise de Expressão? Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21737 © Luso-Poemas Uma reflexão íntima sobre o silêncio e a comunicação amorosa, articulando desejo, frustração e tentativa de compreensão através de imagens de movimento — “bailam as palavras”, “arquitecta quando falo”, “processos de ternura”. A estrutura é livre, sem rima nem métrica regular, o que reforça o tom de confissão e de pensamento em voz alta. A ortografia é globalmente correta, embora haja pequenos deslizes: “arquitecta” segue a grafia anterior ao Acordo Ortográfico, mas mantém coerência estilística; “maresia” está bem empregada; o uso de maiúsculas em “Crise de Amor ou Crise de Expressão?” é adequado à ênfase interrogativa. A sintaxe é fluida, ainda que marcada por repetições que funcionam como refrão e por pausas que simulam hesitação. O texto inscreve-se num estilo lírico‑introspectivo contemporâneo, com traços de poesia psicológica e metalinguística. A abertura — “Tenho acessos de fúria / e agulhadas de desejo / quando sinto que no teu sorriso / bailam as palavras que não ousas dizer-me” — estabelece o eixo emocional: o conflito entre impulso e contenção. A construção é sintaticamente correta, e a imagem das “agulhadas de desejo” é eficaz, articulando dor e prazer. O verso “bailam as palavras” introduz o motivo central — o movimento das palavras não ditas — que se repetirá ao longo do poema como símbolo da comunicação interrompida. A secção seguinte — “Esboço processos de ternura / Tento ser arquitecta quando falo / mas não consigo ainda / ler as palavras que te bailam no sorriso” — apresenta cadência introspectiva. A metáfora da “arquitecta” é interessante: sugere tentativa de construir pontes verbais, de organizar o sentimento como estrutura. A repetição do motivo do sorriso reforça a circularidade emocional. O bloco interrogativo — “Serão elas mensagens puras nascentes cristalinas / Sabendo a maresia?! / ou / múltiplos processos de rejeição / causados pela ausência de comunicação…do conhecimento mais profundo de nós mesmos?!” — introduz reflexão metalinguística. A construção é sintaticamente correta, embora o uso de reticências e interrogações múltiplas crie ligeira dispersão. A oposição entre pureza e rejeição articula bem o dilema do sujeito: não saber se o silêncio do outro é amor ou recusa. O fecho — “Esse teu sorriso onde bailam as palavras / que não ousas dizer-me / Será / Crise de Amor ou Crise de Expressão?” — condensa o tema em pergunta final. A construção é clara, e a alternância entre “Amor” e “Expressão” sintetiza o conflito entre sentimento e linguagem. O verso final é eficaz, encerrando o poema com ambiguidade que permanece aberta. O texto inscreve-se num estilo lírico‑introspectivo com elementos de análise psicológica, explorando o silêncio como espaço de tensão entre desejo e comunicação. A força do poema reside na repetição controlada, na coerência imagética e na clareza emocional. As fragilidades concentram-se em pequenas redundâncias e no uso excessivo de pontuação enfática, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz sensível e reflexiva, que transforma o não‑dito em matéria poética.
Criado em: Hoje 10:51:50
|
|
|
|
||