502. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Cora.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Cora. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

E eis que surge de entre os escombros da derrocada
completamente renascida e revigorada
Minha alma encontra-se de novo viva! transformada

Longe vai o tempo da amargura e solidão
Afoguei tudo dentro do meu coração
Com a chegada de um novo amor e ilusão

Em minha alma toca uma alegre sinfonia
Sons que não conhecia..,não estava habituada
São sons de magia...
Sons que eu negava e nem sabia..

Eis a beleza da vida!!
Depois de uma lagrima
Vem uma noite florida
Uma tarde aquecida...

Um verdadeiro e puro amor que me dá vida...

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=21798 © Luso-Poemas

Afirmação de renascimento emocional, estruturado em estrofes breves, rimadas ou semi‑rimadas, que articulam a passagem da dor para a alegria através de imagens luminosas — sinfonia, beleza da vida, noite florida, tarde aquecida. A construção é simples, direta, e aposta numa linguagem acessível, aproximando o texto de um estilo lírico‑sentimental tradicional, com forte inclinação para a poesia de superação e esperança. A ortografia é globalmente correta, embora surjam pequenos deslizes: “lagrima” deveria ser “lágrima”, “mares” deveria ser “marés”, e a ausência de vírgula após “viva!” cria ligeira quebra rítmica. A sintaxe é clara, ainda que marcada por algumas inversões e elipses que procuram reforçar o tom emotivo.

A abertura — “E eis que surge de entre os escombros da derrocada / completamente renascida e revigorada / Minha alma encontra-se de novo viva! transformada” — estabelece o eixo do poema: a alma renasce após ruína. A construção é sintaticamente compreensível, embora o encadeamento dos três versos apresente ritmo irregular, com a interrupção abrupta entre “viva!” e “transformada”. A imagem dos “escombros da derrocada” é eficaz, articulando destruição e reconstrução.

A segunda estrofe — “Longe vai o tempo da amargura e solidão / Afoguei tudo dentro do meu coração / Com a chegada de um novo amor e ilusão” — apresenta cadência mais fluida. A construção é correta, e a rima reforça o tom tradicional. A expressão “afoguei tudo dentro do meu coração” é forte, embora ligeiramente literal; ainda assim, funciona dentro do registo sentimental.

A terceira estrofe — “Em minha alma toca uma alegre sinfonia / Sons que não conhecia..,não estava habituada / São sons de magia... / Sons que eu negava e nem sabia..” — aposta na repetição como recurso expressivo. A construção é clara, embora o uso de reticências múltiplas e sinais duplicados (“..,”) quebrem a uniformidade gráfica. A ideia de sons desconhecidos que agora surgem como magia reforça o tema do renascimento.

A estrofe seguinte — “Eis a beleza da vida!! / Depois de uma lagrima / Vem uma noite florida / Uma tarde aquecida...” — apresenta cadência simples e eficaz. A construção é correta, embora o uso de dois pontos de exclamação seja excessivo. A oposição entre lágrima e noite florida articula bem a passagem da dor para a alegria.

O fecho — “Um verdadeiro e puro amor que me dá vida...” — encerra o poema com afirmação direta, sem rima, funcionando como síntese emocional. A construção é clara, embora o verso isolado crie efeito de suspensão que poderia ser mais explorado.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑sentimental de superação, explorando a transformação interior através de imagens de luz, música e natureza. A força do poema reside na coerência temática, na simplicidade expressiva e na cadência emocional. As fragilidades concentram-se em pequenos deslizes ortográficos, no uso excessivo de reticências e sinais de exclamação, e em algumas construções que poderiam ser mais precisas, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz afirmativa e esperançosa, que transforma o renascimento amoroso em matéria poética.

Criado em: Hoje 10:54:43

Links patrocinados