508. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - jose rafael.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de jose rafael. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Ao ver-me na solidão
e desolado com a tristeza,
percebi que tua ausência
se perdera na distância
bem longe do meu olhar.
Lavrava em mim a amargura
de não amar tua beleza,
turvaram os meus olhos
e a minha boca emudecida
contagiada pela incerteza
deixou a palavra adormecida
no limiar da minha razão.
Se o silêncio ateia a dor
do distante coração
que a mágoa dura e fria
arda na chama amarga do fel
e queime toda a minha solidão
e todo o meu negrume de agonia,
inundando minha vida
de outro amor e outra paixão.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22121 © Luso-Poemas

O poema constrói-se sobre uma progressão emocional que parte da solidão e da desolação para culminar numa tentativa de renascimento afetivo. A abertura — “Ao ver-me na solidão / e desolado com a tristeza” — estabelece um tom introspectivo, ainda que a repetição semântica entre “solidão” e “desolado” produza uma ligeira redundância. A construção sintática é correta, mas o encadeamento poderia beneficiar de maior tensão imagética para evitar que o verso se aproxime demasiado de um registo prosaico. A frase “percebi que tua ausência / se perdera na distância / bem longe do meu olhar” mantém a coerência temática, mas apresenta uma ambiguidade: a ausência não se “perde”, ela instala-se; a metáfora funciona, mas exige maior precisão para evitar que a imagem se torne vaga.

A expressão “Lavrava em mim a amargura / de não amar tua beleza” é uma das mais interessantes do poema, pela escolha do verbo “lavrar”, que introduz uma dimensão agrícola e artesanal, sugerindo que a dor é trabalhada, inscrita, cultivada. Contudo, “de não amar tua beleza” cria uma tensão conceptual: o sujeito sofre não por perder o amor, mas por não amar, o que desloca o poema para uma zona de culpa e incapacidade afetiva que poderia ser mais explorada. A sequência “turvaram os meus olhos / e a minha boca emudecida / contagiada pela incerteza / deixou a palavra adormecida / no limiar da minha razão” apresenta boa cadência, mas contém uma construção problemática: “turvaram os meus olhos” carece de sujeito explícito, o que enfraquece a clareza sintática. Ainda assim, a imagem da palavra “adormecida” no “limiar da razão” é eficaz e contribui para a atmosfera de hesitação emocional.

A segunda parte do poema introduz uma mudança de tom, com maior intensidade dramática: “Se o silêncio ateia a dor / do distante coração / que a mágoa dura e fria / arda na chama amarga do fel”. A combinação de “silêncio”, “dor”, “mágoa”, “fel” e “chama” cria uma sobrecarga metafórica que, embora coerente, pode ser interpretada como excesso. A imagem do silêncio que “ateia” a dor é forte, mas a acumulação de elementos amargos e ardentes torna o trecho densamente simbólico, aproximando-o de um registo quase barroco. A frase “e queime toda a minha solidão / e todo o meu negrume de agonia” mantém a coerência imagética, mas “negrume de agonia” é uma expressão pesada, que reforça o tom dramático, embora possa ser considerada demasiado abstrata.

O fecho — “inundando minha vida / de outro amor e outra paixão” — introduz uma resolução que contrasta com a densidade sombria dos versos anteriores. A imagem da inundação é clara, mas a transição entre o sofrimento extremo e a promessa de renovação é abrupta, quase súbita, o que pode ser interpretado como quebra de continuidade emocional. A ideia de substituição (“outro amor e outra paixão”) é direta, mas talvez demasiado simples para a complexidade do percurso descrito ao longo do poema.

Em termos de estilo, o texto enquadra-se na poesia lírica contemporânea de caráter sentimental, com forte influência do simbolismo emocional e alguns traços de dramatismo romântico tardio. A linguagem é marcada por metáforas intensas, imagens de sofrimento e uma estrutura fluida, sem métrica rígida. O poema demonstra coerência temática, mas por vezes recorre a imagens excessivamente abstratas ou densas, o que pode comprometer a clareza. A ortografia é correta, e a sintaxe, apesar de alguns pontos de ambiguidade, mantém-se funcional. O texto cumpre a função expressiva, mas beneficiaria de maior contenção metafórica e de uma transição mais gradual entre o sofrimento e o renascimento afetivo.

Criado em: Hoje 19:40:40

Links patrocinados