518. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Christina Cabral. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
Mensagens:
4672
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Christina Cabral. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Estava me deliciando em ler um prospecto sobre o turismo em Portugal, quando ouvi a notícia de que um grupo de estudantes de Faculdades de Letras de todo o Brasil tinha sido convidado para ir à “santa terrinha”, com o objetivo de intercâmbio cultural. Fiquei roxa de inveja, mas reagi valentemente e, invocando Camões, dei azas ao meu pensamento e fui viajar de forma virtual (não é o termo da atualidade?) e escrevi uma epopéia às avessas: A ocidental praia lusitana – Das armas e brasões assinalados – Recebe a visita da gente americana. De muito aquém de Trapobana, Partem estudantes entusiasmados, Vindos dos pontos cardeais, Dos confins brasileiros isolados E, por ares nunca dantes trafegados, Rumo a novos ideais: Confraternização humana, cultura e a alegria, Que só para este feito já trazia, De sobejo, motivos sem iguais. Pudesse eu, mesquinha criatura, Lançar mão à pena e a musa inspiradora Me alargasse a mente, na aura de escritora, Discorrer o evento em alta literatura: Partia! Alegremente, navegando, Descrevendo em sonho a épica viagem, Como quem parte – e cá fica sonhando – Para alcançar a tão fugaz miragem: Visitar Lisboa, Cascais, Alfama E no peito saudoso de quem ama, Estreitar patrícios dessa terra boa! Escutar o fado, dançar o vira, Provar o vinho de devida fama; Saborear os acepipes que o paladar reclama. Partiu Cabral da ibérica península E, por mares nunca dantes navegados, Veio bater os seus costados Nesta verdejante e nativa insula. Toda uma civilização se ergue Dos primeiros passos do nauta português; As caravelas, com os panos enfunados, Tecem caminhos mal traçados E o cordão umbilical se fez, Entre a terra-mãe e o filho estremecido – Brasil, dos brasis tão percorridos, Desbravados pela gente lusitana. Se eu fosse poeta, quão mais diria Deste oportuno e feliz passeio; Mas avó roceira, cronista de aráque, Deixo de lado o ciumento ataque E cumprimento o povo viageiro. Província do Minho, Trás-os-Montes, Douro, Litoral... Meu Deus, quanta coisa linda A se ver em Portugal! Quanta sonoridade: Ilha dos Açores, Serra do Caldeirão! Desperta a brasilidade, Ecoa no coração! Só quem engrolou a língua Em estrangeiras terras, Sabe a dificuldade, Das verdadeiras guerras Que tem por enfrentar... De Portugal a chegança, Nos desperta a lembrança De pisar o pátrio solo. Porto Seguro, Estoril... O mesmo jeitinho manhoso, O mesmo lidar amistoso Do povo do meu Brasil. Da velha-mãe ao largo colo É retornar cheios de fé, Reencontrar as mesmas crenças Nas festas de Nazaré. O tempo que a tudo sana E a tudo iguala, Uniu estas nações Num apertado laço: Não mais a terra soberana, Não mais a colônia que se cala; Irmãs no sangue e no progresso, Têm em seus portos livre acesso E o mesmo ardor no caloroso abraço Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=22469 © Luso-Poemas O texto assume desde o início uma natureza híbrida, situada entre a crónica literária, a paródia e o exercício de homenagem cultural. A referência explícita a Os Lusíadas não surge como simples citação decorativa; constitui o próprio mecanismo estruturante da composição. O discurso desenvolve-se através de uma recriação humorística do imaginário épico camoniano, transportando-o para uma realidade contemporânea marcada pelo intercâmbio académico entre Brasil e Portugal. Essa opção revela desde logo uma consciência intertextual que sustenta grande parte do interesse literário do texto. O primeiro parágrafo introdutório estabelece um tom coloquial e descontraído. A expressão “fiquei roxa de inveja” introduz uma voz narradora assumidamente humana e próxima, enquanto a referência a Camões prepara o leitor para a transformação do quotidiano numa pseudoepopeia. A construção é clara e gramaticalmente correta, embora “dar azas ao meu pensamento” constitua uma grafia arcaica ou incorreta segundo a norma atual, que exige “asas”. Sendo uma alusão literária, poderia ser interpretada como escolha consciente, mas não existe no contexto sinal suficiente para afastar a hipótese de simples deslize ortográfico. A partir da recriação camoniana, o texto desenvolve uma estratégia interessante: reproduz fórmulas, ritmos e vocabulário da epopeia clássica para descrever uma viagem estudantil. A expressão “A ocidental praia lusitana” funciona como porta de entrada para esta apropriação. A paródia não é destrutiva nem satírica; pelo contrário, procura estabelecer uma ponte afetiva entre tradição e modernidade. Esta opção aproxima o texto de um exercício neoclássico lúdico, onde a solenidade épica convive com o humor. A linguagem apresenta, contudo, algumas irregularidades formais. Em “por ares nunca dantes trafegados”, o emprego de “trafegados” parece menos adequado do que “percorridos” ou “trilhados”, uma vez que “tráfego” remete sobretudo para circulação organizada e não para a exploração de rotas inéditas. O mesmo sucede em certas construções onde a rima parece condicionar excessivamente a escolha lexical. Há momentos em que a preocupação sonora supera a precisão semântica. O texto ganha força quando aborda a relação histórica entre Portugal e Brasil. A passagem dedicada a Cabral e às caravelas procura condensar séculos de história num registo simultaneamente sentimental e literário. Embora a simplificação histórica seja evidente, trata-se de uma simplificação consciente, subordinada ao caráter celebratório da composição. A metáfora do “cordão umbilical” entre a terra-mãe e o filho é expressiva, ainda que pertença a um repertório simbólico bastante consolidado. Na secção final surge uma evolução interessante do discurso. A epopeia inicial transforma-se gradualmente numa reflexão sobre afinidades culturais, linguísticas e emocionais. A menção às dificuldades de quem “engrolou a língua / Em estrangeiras terras” introduz uma dimensão humana que relativiza o tom grandioso anterior. Este desvio contribui para evitar que o texto fique preso unicamente ao exercício paródico. Do ponto de vista gramatical, a composição é globalmente correta, mas contém alguns aspetos que merecem revisão. “A se ver em Portugal” seria mais elegante como “a ver em Portugal”. A expressão “Província do Minho” é inadequada no contexto geográfico contemporâneo, uma vez que o Minho não constitui atualmente uma província administrativa. Em “Desperta a brasilidade, / Ecoa no coração!”, a construção é correta, embora ligeiramente inclinada para o tom declamatório. A utilização de vocabulário como “ínsula”, “nauta”, “costados”, “panos enfunados” e “brasões assinalados” revela um esforço deliberado de aproximação ao léxico épico. Em alguns momentos o resultado é convincente; noutros, a acumulação desses elementos produz certo artificialismo. Ainda assim, essa artificialidade faz parte da própria proposta paródica do texto. Em termos estilísticos, a composição enquadra-se numa crónica literária em verso com forte componente intertextual e paródica, inspirada na tradição épica camoniana. Não se trata propriamente de uma epopeia moderna, mas de uma recriação lúdica dos seus mecanismos formais e temáticos. O texto funciona melhor quando equilibra humor, homenagem cultural e consciência histórica. As suas fragilidades residem sobretudo em algumas escolhas lexicais forçadas pela rima e em pequenos desvios de precisão histórica ou geográfica. Ainda assim, mantém unidade discursiva e uma proposta estética claramente definida, sustentada por uma relação consciente com a tradição literária portuguesa.
Criado em: Hoje 16:13:10
|
|
|
_________________
A Poesia é o Bálsamo Harmonioso da Alma |
||
Transferir
|
||