Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Não me obriguem vir para a rua gritar ...

Não querendo entrar em pormenores quero expressar a minha opinião.

Temas dia ou temas semana sim, mas uma vez na vida, porque já vai tempo de participar em concursos subordinados ao tema X ou Y.

E o que eu gostava (eu, note-se) era de poder colocar os meus textos e poder desfrutar de perfeito anonimato.

Vou ter tempo de fazer um tratado ou até mesmo uma tese para me explicar. Por agora vou sintetizar a coisa em si:

Estou a ficar farto de ver poetas a pontuarem-se numa escala um tanto ou quanto patética. Claro que o número de leituras e os votos tem a sua lógica, mas sem doses de elitismo nem pseudo ...

Já vi (quem não vê) poemas por cá que são autênticas lamechas,
perfeitos escritos de trazer por casa (não deixem de escrever por isso), que albergam 2000 ou mais visitas, e vejo escritos soberbos, de poetas "fingidores mais altos", que tem meia dúzia de leituras. Já imaginaram colocar a minha máquina de marketing aterradora e enviar uma mailling List para 500.000 de potenciais utilizadores e virava quase o poeta da casa. Não, não e não. Tem gente que aperta nos HI5´s e transporta o pai, a mãe, a sogra o cão e um exército de formigas para conquistarem o link das suas vidas ...

Os poetas recusam os não poetas. Existem mil e uma ideias para se fazerem as coisas, contando que não exponham a poesia ao ridículo de uma experiência cibernética que não acompanha a sensibilidade do ser-poeta sob pena de o tornar um ser-pateta

Como disse, o tratado ou a tese vem de seguida. Sirvam-se.

A palavra aos poetas.

Criado em: 19/6/2007 12:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
sem nome
O zé, subscrevo quase tudo...não sou tão radical (leia-se, honesto), como tu, confesso.
O trazer leitores de outros cantos cibernéticos não me parece errado, mesmo do Hi5, que também lá estou...a minha ideia e, sabes o que penso da leitura e da escrita, é que se de 500.000 almas, 50 forem tocadas, trazidas para o seio da leitura e quiçá da escrita, isso é uma vitória.
Não é pela quantidade de leituras, se bem que o desejo de ser lido não deve ser críticado, é pela qualidade do resultado, fruto do filtro, natural afinal, das coisas...
Era só isto, quanto ao resto, que a revolução comece...

Criado em: 19/6/2007 12:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Colaborador
Membro desde:
8/10/2006 9:06
De Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1046
Confesso que a mim pouco me interessa se os meus textos são comentados, votados, lidos por 5, 10, 20.Apenas me interessa colocar nos meus textos algo que de facto queria dizer e tentando evitar a "escrita a metro" onde muitos bons escritores se perdem e por vezes perdem qualidade por escreverem sobre tudo e de qlq forma.
Acho que quem se interessa por esses dados perde muito do seu valor "literário" pois mostra que escreve por vaidade e para competir e na minha opinião isso não traz prestigio ao autor.

Há textos bons e outros maus mas a avaliação é relativa para quem lê. Um texto para mim pode ser bom e entretanto para outras pessoas pode ser mau. O que considero normal.

Como tal penso que quem por aqui anda, ou por outros cantos se quer ser respeitado, se quer ter valor ou se quer ser GRANDE tem obviamente que se "desligar" de votaçoes, contagens, comentários, etc.. ser humilde e escrever o que sente, o que precisa dizer nas palavras e da forma mais natural possivel.

pelo menos eu penso assim...não me considero um escritor, não me considero um poeta, apenas me considero livre de todas essas importâncias (votaçoes, comentarios, leituras) e sinto-me bem assim. Não sou mais do que ninguém no mundo da escrita!!

é apenas o que tenho a dizer de forma clara:)

abraço a todos!!

Criado em: 19/6/2007 12:26
_________________
Escrito por: João Filipe Ferreira (Direitos Reservados)

Textos Registados no IGAC com processo nº 2067/2008
______________________________________________________________________
O meu blog: www.lastgoodbadidea.blogspot.com
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Subscrevo tudo o que escrevestes. Se ser honesto é ser radical então sou o radicalismo em pessoa. Não tenho tempo para a dita tese. Preciso de corrigir o facto é que este post deveria ser uma resposta ao tópico "poeta anónimo".

Tragam lá os milhões do Hi5 e arredores mas por favor dêem-me a possibilidade de retirar o número de leituras e até de votos, É um direito ter essa opção nas minhas preferências (é assim que costumamos agir lá nas bandas do blogtok.com). Adoro os comentários e completam sobremaneira tudo o que escrevo.

Já dizia o meu (nosso) mestre Caeiro:

"Basta-me o bastante que me basta"


Sendo assim: que a revolução comece.

Tens razão Zé. Só mesmo tu e os Caeiros deste mundo

Criado em: 19/6/2007 12:28
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Colaborador
Membro desde:
8/10/2006 9:06
De Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1046
JSL quanto ao facto do anonimato nada a dizer!! algo que subscrevo..mas penso que só ao nível de concursos.
Relativamente ao concurso já deixei aqui um coment sobre isso..infelizmente muitas pessoas votam apenas no nome do autor e não ao que acham do texto. Um texto não merece ser pontuado com 1, 2, 3 pontos porque os textos não são vistos assim, mas se essa é a regra do concurso tem obviamente que ser respeitada. O que acontece é que votando apenas no nome de quem escreveu não é respeito nem frontalidade... Por existir estes factos por aqui neste concurso preferi abdicar do respectivo.

De resto aqui (pelo menos) tirando esses passatempos/ concursos não faz sentido o anonimato...mas isso sou eu que penso..respeito sempre quem não pense assim =)

abraço

Criado em: 19/6/2007 12:36
_________________
Escrito por: João Filipe Ferreira (Direitos Reservados)

Textos Registados no IGAC com processo nº 2067/2008
______________________________________________________________________
O meu blog: www.lastgoodbadidea.blogspot.com
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Colaborador
Membro desde:
28/9/2006 7:54
De Caldas da Rainha
Mensagens: 567
Penso que a ideia do dia anónimo é positiva na medida em que poderá eventualmente tirar alguns autores da sombra.

A minha opinião é que quem gosta realmente de ler e aprecia poesia lê os textos de qualquer participante e é assim que se fazem grandes descobertas, que se alargam os horizontes.

Relativamente aos escritos, penso que deve haver espaço para todos os tipos. Há pessoas que têm o dom da poesia. É verdade. As palavras fluem livremente. Outras, nem por isso, sendo esse o meu caso. Mas tenho o gosto da poesia. E sinto que a minha forma de escrever se tem vindo a modificar (acredito que para melhor... ) Essa evolução acontece com muitas pessoas. Por isso, acho que se deve dar a liberdade a todos de partilhar as suas produções.
Eu não gosto de tudo o que leio aqui obviamente e acho que não devemos dizer a alguém que o seu texto é poesia quando na verdade temos consciência que não o é. Todos sabemos que escrever versos não é sinónimo de escrever poesia. Faz-me lembrar um pouco o programa dos ídolos... Tantos concorrentes apresentaram-se motivados por familiares e amigos, convictos que tinham imenso talento, quando, na realidade não tinham nenhum! Penso que isso é iludir as pessoas e a desilusão, no fim, é sempre maior...

Mas também poderemos pensar que aquilo que eu gosto não é necessariamente aquilo que o outro gosta...

Penso que é sobretudo nos concursos que deveria haver maior rigor. Sempre defendi o anonimato nessas circunstâncias. Para a amizade, o simples partilhar, há o dia-a-dia! Os concursos servem para valorizar a escrita, premiar a poesia.

O site está a crescer e a evoluir. O trabis tem feito um excelente trabalho. Sem ele, nada disto seria possível. Com a experiência, com novos conhecimentos, com o partilhar saudável de opiniões, tenho a certeza que vamos criar uma grande e importante comunidade.

E tenho dito!

Um beijinho grande para todos.

Criado em: 19/6/2007 12:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Colaborador
Membro desde:
23/7/2006 14:19
De Barueri - SP
Mensagens: 3514
Bem, em questões de concurso. Acho eu que ainda há muito o que mecher.
Anonimato até a decisão é excelente. Só assim para todos avaliar realmente o texto. Se bem que aqui é notório a forma de escrita de muitos poetas, o uso das palavras entre outras coisas. Mas seria uma melhor forma de avaliação.
Sobre o Hi5, ai ai eu tenho um, mas nao me perguntes nada sobre ele, pois não sei mecher.
Acho indagável, essas pessoas que fazem isso para obter maiores leituras.
Mas bem, não venho aqui para julgar ninguém, se fazem isso ou não, devem ter um motivo. (Lógico, que o motivo não explica nada.)

Pontuar poemas. Analisar os sentimentos e escrita de outros é difícil, talvez até impossível. O que penso que ocorre, é a discórdia entre os pensamentos. Mas penso eu. Isso seria Justo?
Bem, justo ou não, avaliamos assim. (as vezes penso que somos todos patetas). Mas talvez assim seja uma avaliação, se gostamos ótimo, se não, é não e pronto.

Em concursos, deveria tudo ser anônimo, e não existir comentário. Apenas a pontuação. Ao final o vencedor aparece, e os demais autores também. Acho isso super interessante.

Porém, em dias que não decorrem concurso. Como faremos?
Anonimato seria estranho.
Mas e as "panelinhas" de poetas. O que fazer quanto à isso.
Pois muitas vezes é inacreditável o número de leituras em tão pouco tempo.

Creio eu que ainda há muito o que pensar.

Por hora, só isso.

Beijinhos

Paloma Stella

Criado em: 19/6/2007 13:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Respeito mais as vossas opiniões do que as minhas (este tipo de coerência faz confusão aos que pensam ao contrário). A questão é muito simples. Estamos a criar no BlogTok.com a possibilidade de cada um poder usar até 7 nickames, Isso vai permitir a formação de pseutrónimos (pseudónimo/heterónimo). A minha intenção é "provocar" aqui a malta e pô-la a pensar. Gostam, gostam se não gostam votem para o lixo. Há gente cá dentro que se dá bem com isso.

A questão volto a lembrar é muito simples: poderia ter cá 7 contas e fazer isso (quem sabe algum "expert robotico sec XXI" ande a fazê-lo, torneando IPs, mas porque não fazer a coisa pela lógica do sistema.

Algumas ideias que lancei até foram aceites mas aceito perfeitamente que não. Parece que isto tem donos e eu sou só da casa.

Por exemplo esta minha ideia maluca tem tudo para chumbar, mas caros amigos, a isso estou eu mais do que habituado.

Já disse e peço desculpa este tópico veio cá parar porque fui nabo e isto era uma resposta ao post "poeta anónimo".

Eu acho que é um direito que temos ao "pseutrónimo". Essa figura representa a maior expressão na web. Quem me garante que não sou mulher ou que uma determinada senhora não é bicho.

Poderia dizer quem diz que o Zé não é a Zé. Será que é preciso estar no Séc XXI para entender isso?

Para alguns uma simples opinião de um Zé Ninguém é um acto de exibicionismo, mas a mesma vindo do Sr. Xpto ...voilá.

Fazem-me lembrar aquilo que todos sabem

Somos todos poetas mas só alguns sabem voar ...

Criado em: 19/6/2007 13:10
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Não me obriguem vir para a rua gritar ...
sem nome
http://www.lua.recantodasletras.com.br/ Gostaria que visitassem o meu site embora ainda não esteja pronto, gosta ria de ter os vossos comentários opiniões para melhorar.
Muito obrigada.
Conceição Bernardino.
Beijinhos no coração

Criado em: 19/6/2007 15:31
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados