Sobre a expulsão da JOJO
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Serve o presente texto para elucidar os interessados sobre a exclusão do membro "JOJO".

No dia 4 de julho recebi uma denúncia de uma utilizadora sobre um plágio de jojo a um poema seu no site "escrita criativa". O plágio foi facilmente constactado o que me levou a procurar em lusos pelo dito poema. Não o encontrei na sua forma completa mas apenas um excerto deste e presente na seção Poemas->frases e pensamentos. De qualquer forma pedi à jojo que me esclarecesse a fim de evitar a exclusão do site. Eis a nossa conversa (limitada aqui ao estritamente necessário):

Dia 4 de julho:

(22:33) TrabisDeMentia: Qunatos poemas vc plagiou?
(22:33) JoJo: 1
(22:34) TrabisDeMentia: e pk?
(22:34) JoJo está Offline
(22:34) A mensagem a seguir não pôde ser entregue a todos os destinatários:

e pk?
(22:34) TrabisDeMentia: eheh
(22:34) JoJo: ...
(22:35) TrabisDeMentia: e pk plagiou?
(22:35) JoJo: pq gostei mesmo do poema,,,
(22:35) JoJo: e errei em nao por o nome de quem era
(22:36) TrabisDeMentia: ok
(22:36) TrabisDeMentia: vc já retirou o plagio de luso-poemas?
(22:37) JoJo: ja
(22:37) JoJo: agora, já esclareci
(22:37) JoJo: Podes entao fazer o que ias fazer
(22:38) TrabisDeMentia: já retiraste o plagio?
(22:38) JoJo: já
(22:38) TrabisDeMentia: ok, obrigado
(22:38) JoJo: De nada
(22:38) TrabisDeMentia: agora vou falar com os outros membros da administração
(22:39) JoJo: e depois entao quando me apagar pode ao menos me avisar?
(22:39) JoJo: se nao for pedir muito
(22:39) TrabisDeMentia: eu não sei se vou apagar você
(22:40) JoJo: mas se o fizeres podes me avisar?

....


(23:01) TrabisDeMentia: bom
(23:01) TrabisDeMentia: eu logo lhe digo alguma coisa ok
(23:03) JoJo: ok
(23:03) JoJo: Mas não te esquecas entao
(23:03) JoJo: e quando vais falar com eles?
(23:03) TrabisDeMentia: tá bom
(23:03) TrabisDeMentia: vou tentar flar hoje
(23:03) JoJo: Até dicidirem nao posso entrar em luso?
(23:03) JoJo: Trabis, eu nao menti eu até vi que errei
(23:04) JoJo: Tem isso em conta pfv
(23:04) JoJo: Mas quem sou, eu cmo dizes a menti
(23:04) TrabisDeMentia: Sim
(23:04) JoJo: MENTIROSA
(23:04) JoJo: nao posso entrar em lusos?
(23:04) JoJo acabou de pedir a sua atenção.
(23:04) TrabisDeMentia: Podes claro
(23:05) TrabisDeMentia: acho que deves explicar a situação em publico
(23:05) TrabisDeMentia: seria abonat´rio
(23:05) JoJo: ok..Lá no mural?
(23:05) TrabisDeMentia: On de vc quiser
(23:05) TrabisDeMentia: mural ou forum
(23:06) JoJo: ok..
(23:06) JoJo: Mais uma vez desculap
(23:06) JoJo: desculpa
(23:06) JoJo: se nao poder ir mais a luso posso faze-lo como visitante?
(23:07) TrabisDeMentia: claro
(23:08) JoJo: e podes me dar noticias de lá?
(23:09) TrabisDeMentia: que noticias?
(23:09) A mensagem a seguir não pôde ser entregue a todos os destinatários:

que noticias?
(23:10) JoJo acabou de pedir a sua atenção.
(23:10) TrabisDeMentia: que noticias?
(23:10) JoJo: de lá
(23:10) JoJo: pode?
(23:11) TrabisDeMentia: mas que noticias?
(23:11) JoJo: tudo
(23:11) TrabisDeMentia: vc entra e vê
(23:11) JoJo: poemas
(23:11) JoJo: sim é verdade da para ver na mesma
(23:12) TrabisDeMentia: vc tem certeza que só plagiou um
(23:13) TrabisDeMentia: olhe que eu prefiro que isto seja resolvido já
(23:13) JoJo: sim
(23:13) TrabisDeMentia: se eu detecatar um poema, linha que seja plagiado nem aviso você
(23:13) JoJo: ok


Dia 8 de julho:

(19:17) TrabisDeMentia: estás aí?
(19:20) TrabisDeMentia alterou o estado para Online
(20:42) JoJo: estou e tu?
(20:42) TrabisDeMentia: sim
(20:42) TrabisDeMentia: cheguei agora mesmo
(20:42) JoJo: desculpa entao
(20:42) JoJo: a pouco fui tomar o medicamento e acabei po ja n entrar
(20:43) TrabisDeMentia: diz então
(20:43) TrabisDeMentia: o que te atormenta?
(20:43) JoJo: para saber se ja tomas te a decisao
(20:43) TrabisDeMentia: claro
(20:44) JoJo: e enato?
(20:44) TrabisDeMentia: então podes ficar claro
(20:44) TrabisDeMentia: mas caso reincidas
(20:44) TrabisDeMentia: já sabes
(20:46) JoJo: ok..
(20:46) JoJo: obrigda

-----------------------

Embora a jojo nunca tenha publicado em lusos um pedido de desculpas, tendo em conta a colaboração desta usuária em luso-poemas e o facto de ter admitido o plágio, procedido à eliminação do mesmo e por ter garantido que não existiam mais poemas plagiados e que não iria reincidir, a administração achou que não havia lnecessidade de exclusão.

-----------------------

Dia 25 de julho:
Constatou-se que, afinal, ainda existiam em lusos dezenas de poemas plagiados pela jojo.

Para proteger os direitos dos lesados eu decidi (sem consultar os restantes administradores/moderadores e sem hesitação) excluir o perfil numero 316.
E tal como eu avisara, foi sem aviso.

Não bloquei IPs nem Emails, pelo que, caso a consciência o dite, ela é livre de regressar e responder a este texto.

Cumprimentos
TrabisDementia

Criado em: 28/7/2007 3:11
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Colaborador
Membro desde:
14/6/2007 21:13
De Lisboa
Mensagens: 2080
Este excerto das várias conversas é um factor muito importante para percebermos o que realmente aconteceu, como já tinha colocado num comentário é de uma importância elevada e como membro desta família (que me sinto) era inevitável que os factos viessem ao terreiro.
Podemos assim concluir que houve vários erros cometidos e que houve uma decisão que tinha que ser tomada.
Um forte lamento por esta situação ter sido real, pois não seria de todo necessária.
Um agradecimento á administração deste site pela protecção (sobre vários aspectos) e pelo esclarecimento deste caso.
Para a jojo, um convite – resposta/esclarecimento para que se possa justificar e para que possa dizer-nos como se sente neste duro momento.
Haverá uma solução consensual e responsável para que tudo se possa melhorar…

Um cumprimento especial aos lesados (os mais esquecidos) e a todos membros desta grande família, que por ser tão grande e diversificada por vezes produz alguns momentos que merecem um elevado sentido e um olhar especial.

Obrigado a todos!

Criado em: 28/7/2007 4:29
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
sem nome
Bom dia a todos.
Eu não sei o que leva uma pessoa a plagiar mas tendo sido a jojo confrontada com a situação, jamais poderia ter mentido.
É que no fundo cometeu dois crimes: um de lei e um de coração.
E sendo eu novata neste espaço, a posição de observadora, coloca-me num privilégio de "imparcialidade"...
Deu para perceber o quanto ela era acarinhada por todos Vós...
Não se mente a um Amigo! Nunca!
Acho que a decisão (se me é concedido o direito de opinar) de a expulsar foi justa tendo em conta o bom nome deste espaço e das pessoas directamente lesadas.

Criado em: 28/7/2007 5:20
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Colaborador
Membro desde:
8/4/2007 11:29
De Porto
Mensagens: 1237
Obrigada pelo esclarecimento. Assim, tudo fica mais claro. Mas tenho pena, mesmo assim, ela era amorosa. Mas dezenas de poemas...
Contudo, gostaria muito que ela mesma viesse dar-nos, pelo menos, uma palavra de despedida.
Muito Obrigada pela atenção
goretidias

Criado em: 28/7/2007 11:07
_________________
Goretidias
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Membro de honra
Membro desde:
3/3/2007 19:09
De Lisboa
Mensagens: 4038
Trabis, Obrigado pela explicação do que se passou. Acho que a exposição da vossa conversa foi, da parte da Administração do Site, uma prova de confiança e de boa fé em relacção a todos nós.

Confesso que, ontem à noite, fiquei muito surpreendida com o sucedido, não sabia de nada.

O que a Jojo fez foi lamentável e revela uma grande imaturidade. Talvez se as pessoas lesadas tivessem falado directamente com ela o problema tivesse sido resolvido sem que fosse necessária toda esta "especulação".

Considero que neste site estamos entre Amigos e todos queremos ajudar a "nossa Menina Jojo". Alguns de nós temos idade e maturidade para sermos Mãe/Pai dela. Portanto, filhota, espero que leias o que escrevemos sobre ti e que compreendas que estamos de braços abertos para te receber a partir do momento em que apresentes as tuas desculpas, corrijas os teus erros e aprendas com eles. Não é fácil reconhecer publicamente os nossos erros, mas é altura de cresceres mais um bocadinho e de o fazeres. Faz isso por ti, pelo exemplo que tens de dar ao Gui e também por nós que gostamos muito de ti. Estamos tristes com a tua ausência. Pensa bem e verás que o teu regresso vai ser muito bom.

Apelo também aos lesados para que, caso a Jojo peça desculpas e não repita os erros, as aceitem de coração aberto e sem ressentimentos. Sei que também não será fácil, mas a vida é cheia de desafios difíceis. E o crescimento é isso mesmo...

Desculpa, Jojo, se não tive tempo para te dar um pouco mais de "colinho" quando precisavas.


Bem Hajam

Bjs

Criado em: 28/7/2007 11:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
sem nome
É a primeira vez que opino sobre este assunto e apesar de ter recebido da jojo várias manifestações de carinho e de lhe ter enviado através de alguns textos o meu próprio afecto (que continua incólume) faço-o em primeiro lugar para agradecer ao Trabis a forma como resolveu o assunto e como suportou nos últimos dias a pressão de todos os pedidos de esclarecimento. Não deve ter sido fácil.
Cumpre-me registar que na administração, manutenção deste espaço, estão pessoas idóneas e maduras que até hoje têm conseguido lidar com os problemas que vão surgindo. E arranjado soluções.
Em segundo lugar umas palavras para a jojo.
Não nos podemos esconder atrás de uma imaturidade que é contrariada pela própria vida que vivemos.
Afinal de contas já sentiste o peso da gravidez, as dores do parto, a alegria da maternidade, a responsabilidade de amamentar o teu filho.
Alguma maturidade e responsabilidade deves ter ganho com isso.
Portanto antes de te fazer uma festa de compreensão quero que sintas bem a dor de duas palmadas bem dadas e merecidas.
Agora por fim dizer que tens tudo na tua mão para resolveres este assunto.
Um pedido de desculpas, com uma vergonha genuína, um arrependimento sincero e bem demonstrado podem trazer-te ao convívio de tantos amigos sinceros que tens aqui.
Se assim não entenderes desperdiças o melhor dos nossos corações e revelas que atrás da tua "imaturidade" se esconde
qualquer coisa facilmente confundida com falta de carácter.
O amigo, que podia ser teu pai, Silvério.

Criado em: 28/7/2007 11:43
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Colaborador
Membro desde:
16/2/2007 23:41
De Sintra
Mensagens: 918
É com tristeza e pesar, que vejo a nossa amiga Jojo ser expulsa, mas reconheço que a administração agiu bem, visto existirem provas de plágio comprovadas.
Creio que a Jojo o terá feito de forma impensada e imatura, sua presença aqui era constante e com certeza gostava de participar assiduamente, e terá arranjado essa forma… a pior forma!
Também espero que ela reconheça o grave erro, que peça desculpas por tal, e que dentro em breve volte, e nos presenteie com os seus belos trabalhos de escrita!
Errar é humano e reconhecer os erros é uma virtude, e é com os erros que nós aprendemos!

Enquanto a jojo não voltar, sentirei a falta da sua presença, do seu carinho!

Aos lesados, o meu enorme respeito e compreensão!

Criado em: 28/7/2007 14:51
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Participativo
Membro desde:
20/6/2007 23:09
De Leiria
Mensagens: 11
Resta saber se tudo o que a Jojo escrevia era cópia ou se alguma coisa era original. Existem dezenas de sites como este, e "arranjar fontes" deve ser fácil. E difícil é arranjar provas comprovadas, como diz ali a Carla Costeira. Já agora, o que será uma prova não comprovada? Já ouviu falar em redundância, cara poeta? Ou o corrector desta vez não funcionou?

Criado em: 14/8/2007 0:36
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
sem nome
Ao ler tudo o que o chefe da administração TDM, publicou a respeito da expulsão da Jojo, acho bastante correcto, uma vez que isso só veio lesar os outros utilizadores deste mesmo site, que se esforçam na tentativa de dar o seu melhor, e depois são confrontados com uma situação tão grave quanto esta. Como tal, concordo plenamente com a decisão, e todos os outros membros que o venham a fazer deve ser usado o mesmo procedimento rigoroso.

Criado em: 14/8/2007 9:52
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Sobre a expulsão da JOJO
Administrador
Membro desde:
15/2/2007 12:46
De Porto
Mensagens: 3560
Por mais que eu defenda (em teoria)que somos plagiadores do mundo. Que a partir de um certo estado, a criação não tem dono. Que tudo já foi inventado,resta-nos reinventar. Não acredito num estado neutro que não me permita a uma interpretação que não seja interpelativa e questionar as motivações que levam a plagiar. Não é tarefa fácil e porventura nunca chegarei ao cerne da questão (podendo ser abonatório ou não- que importa?).
Provalvelmente a cada instante da vida em que se escreve corresponderá a uma sintonia com as palavras existentes, mas há que ter decência, ética literária....
...e contra factos não há argumentos.

Criado em: 14/8/2007 12:07
_________________
" An ye harm none, do what ye will "
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados