DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
Uma das coisas que eu mais admiro em alguém é o humor. Nada a ver com a boçalidade. Alguns me pedem crônicas sérias. Gente... o que fui de séria nos meus textos nestes 43 anos de escritora! Tão séria que meu querido amigo, jornalista e critico, Jose Castelo, escreveu que eu provoco a fuga insana, isto é, o cara começa a me ler e sai correndo pro funil do infinito. Tão seria que provoco o pânico. E nestas crônicas o que eu menos desejo é provocar o pânico... Já pensaram, a cada segunda-feira, os leitores atirando o jornal pelos ares e ensandecendo? Já pensaram o que é isso de falar a sério e dizer por exemplo: que é isso, meu chapa, nós vamos todos morrer e apodrecer (ainda bem que não é apodrecer e depois morrer, o lá de cima foi bonzinho nesse pedaço), tu não é ninguém, meu chapa, tudo é transitório, a casa que cê pensa ser sua vai ser logo mais de alguém, tu é hospede do tempo, negão, já pensou como vai ser o não ser? Tá chateado por que? Tu também vai envelhecer, ficar gling-glang e morrer... (há belas exceções como o Bertrand Russel fazendo comício aos 90, mas tu não é o Bertrand Russel). Até o Sartre, gente, inteligentíssimo, ficou na velhice se mijando nas calças e fazendo papelão... Se todo mundo pensasse seriamente no absurdo que eh tudo isso de ser feito de carne, mas também olhar as estrelas, de ter um rosto, mas também aquele buraco fétido, se todo mundo tivesse o habito de pensar, haveria mais piedade, mais solidariedade, mais compaixão e amor.
Mas quem é que vocês conhecem que pensa? As mães que nos colocaram no Planeta pensaram? Claro que não. Na hora de revirá os óinho ninguém pensa. Só seria justificável parir se teu pimpolho fosse imortal e vivesse a mão direita Daquele. Mas teu pimpolho também vai morrer e apodrecer não sem antes passar por todos os horrores do Planeta. Tá jogando fora o jornal, benzinho? Então vamos brincar de inventar uma nova semântica:
Semântica – Antologia do Sêmen
Solipsismo – Psiquismo Solitário
Hipérbole – Bola Grande
Xenofobia – Fobia de Xenos
Ligadura – Liga das Senhoras Catolicas
Ânulo – Filete colocado por sob o bocel da cornija do capitel dórico
Bocel – Corruptela de Boçal
Ânus – Pronuncia errada de anus (ave da família dos cuculídeos)
Ku – Lua em finlandês
Cou (Pronuncia-se Cu) – Pescoço em Frances
Hipocampo – Campo de Hipismo
Proclamas – Alvoroço de amas
Misantropia – Entropia do Méson Mi
Democracia – Poder do Demo
Paradoxo – Oxiúros em estado de repouso (parado)
Republica – Ré muito manjada
Bom dia, leitor! Tá contente?

Contente – Filho do ente do Heidegger (informe-se) com Cohn-Bendit (informe-se).

Hilda Hilst

Criado em: 8/1/2013 10:33
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
são crônicas assim que o Luso precisa. não de dor-de-barriga

por falar em crônica, meu vício crônico em internet será interrompido durante uma semana em que estarei numa casa de praia longe de 3G. sniff

Criado em: 8/1/2013 11:59
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
hahahaha! minêra danada! incorporou? ler coisa boa se lê de qualquer lugar, por isso é que estou quase decidido a voltar pra roça; lá dizem que rio bonito. e na cidade; que sou excêntrico e bêbado só porque rio de mim. (pô! está muito difícil achar alguma coisa boa pra rir) por isso gosto daqui quando tu vens... vejo jornais voarem... mas será que esses 'polvos' daqui um dia 'tomarão' consciência disso? rsrs

Criado em: 8/1/2013 12:36
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
Ainda bem que filho de Ishtar e Chronos é o tal do "cronista" hahahahahah porque os dois nunca se conheceram :P
Ótima crônica para começar o dia, como sempre.

Criado em: 8/1/2013 13:59
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
Quando eu crescer quero ser como a HILDA HILST!

Abraços à todos!


Criado em: 8/1/2013 15:49
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
Uma delícia de leitura Sandra!

Gostei muito do humor-sério que nos apresentaste. Sabes que sou tua fã, tudo que trazes aqui é interessante e MAIOR...

Parabéns amiga! A Hilda Hilst deve te aplaudir lá do INFINITO, estás ficando igualzinha...

Bjs,
ALICE

Criado em: 9/1/2013 0:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
Membro de honra
Membro desde:
11/1/2012 20:15
De Brasília
Mensagens: 709
.
Sartre mijado, fazendo papelão ao existir,
impagável.
"O inferno são calções molhados"

.

Criado em: 9/1/2013 1:33
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR. p/ o Fotograma
sem nome
Uma semana??? não vá se curar, hein? E volte com a corda toda, inspiradíssimo em haicais e PUDINS! rsrsrs

Obs.; Para quem não sabe o PUDIM é um estilo literário criado pelo Fotograma.

Abraços,

Sandra.

Criado em: 9/1/2013 16:06
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
Colaborador
Membro desde:
13/3/2010 20:07
De Paulínia-SP
Mensagens: 2788
Realmente. Falta bons textos aqui no Luso. A negada que 'ama' a literatura está acomodada e não se submete a às pesquisa literárias, para trazer à luz, os bons escritores da nossa língua mater.

Criado em: 10/1/2013 21:23
_________________
Poemas em ondas deslizam nas águas.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: DE HILDA HILST PARA O POLVO DO LUSO:CRONISTA, FILHO DE CRONOS COM ISHTAR.
sem nome
Acho que a inspiração deste texto veio num momento que o fogo fricativo estava bem atuante, quanto a se submeter, tem é que revolucionar, reinventar a loucura comunicativa humana, uma torre de babel.

Criado em: 11/1/2013 15:24
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados