(1) 2 3 »


Plágio
Administrador
Membro desde:
25/1/2006 13:24
Mensagens: 149
Estalou o plágio.
Como em todos os tempos, há modas. Há coisas que sempre aconteceram e ficam latentes durante largos períodos, como se esperassem que alguém tropeçasse nelas e, de repente, as trouxesse para a ribalta.
O plágio existe, é fartamente difundido e é prática comum, social e aceite. É um roubo, não há dúvida mas é socialmente aceite a não ser que haja dinheiro envolvido.
Se formos sérios nunca o fizemos, não o fazemos nem nunca o faremos. Mas não plagiar no mundo actual é utópico, não é? Basta olhar à volta para livros, jornais, slogans, programas de TV, para a internet, enfim, para todo o lado. Resta-nos definir o que é plágio para não se incorrer numa caça às bruxas. Resta-nos tornar o conceito em algo tangível e despi-lo de subjectividades. Plágio é copiar e não indicar que e de quem se copiou. Se a palavra for encostada ao seu significado estrito, temos:

“Plágio - do Lat. plagiu < Gr. plágios, oblíquo, indirecto, astucioso
s. m.,
o m. q. plagiato;
cópia fraudulenta do trabalho de outrem que um autor apresenta como sua.”

in Priberam/Dicionário Texto Editora online

Define-se, efectivamente como cópia o que libertaria a reformulação, adaptação ou a criação inspirada na obra de outrem (inter-textualidade). Não há nada que impeça alguém de ler ou ver e, em seguida, criar com base nisso. É um acto de criação de um original perfeitamente legítima. Poder-se-ia, no máximo, pedir que, por uma questão de ética, fosse feita alusão à fonte inspiradora mas então teríamos em quase todas as páginas de obras, rodapés de créditos intermináveis.
Não se defende o plágio, defende-se a necessidade de evitar a acusação sumária de plágio quando não é líquido que assim o seja, quando existe mais do que uma visão sobre o problema.
Em termos legais as definições de plágio variam, sendo que, de país para país há diferenças legislativas importantes, embora tenham sido convencionados alguns princípios gerais a nível global. Veja-se, por exemplo, a convenção de Berna (http://www.fd.uc.pt/CI/CEE/OI/OMPI/co ... a_obras_literarias-PT.htm). Todas as legislações nacionais prevêem excepções/limitações à abrangência dos direitos de autor como, a título de exemplo, o parafraseamento, leia-se a transcrição de frases ou excertos de uma obra e o seu diverso desenvolvimento por parte de um segundo autor (cito o ex., na legislação brasileira, do art. 47/cap. IV da lei nº 9.610 de 19-02-1998 in https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9610.htm e a Portuguesa no ponto 1, alínea a) do art 3º do CÓDIGO DO DIREITO DE AUTOR E DOS DIREITOS CONEXOS in http://www.spautores.pt/page.aspx?idCat=56&idMasterCat=56). Levanta-se assim uma dúvida legítima em relação ao que é, e não é, plágio.
Um outro ponto passa por quem pode ou tem o direito de acusar outrem de plágio ou outro crime. Em qualquer ponto do mundo, reserva-se ao titular, ou a um seu representante legalmente reconhecido, o direito de formular uma acusação sobre a entidade que o esteja a plagiar. Qualquer acusação, antes de ser formulada em público, deve ser sustentada e encaminhada para as entidades competentes para tratamento devido. Esta é uma regra de senso comum.
Qual o papel de um espaço público de publicação no meio desta problemática?
Não cabe ao espaço usado, nem à sua gestão, tomar qualquer medida que extravase o seu âmbito exclusivo. Qualquer acção para o exterior terá, forçosamente, que ser tomada pelos contendores. À gestão do espaço caberá, depois de contacto com ambas as partes, deduzir se existe falta e retirar as obras em questão.
Deverá ser tomada alguma acção, em relação aos contendores?
Caberá à gestão do espaço tentar mediar uma situação de conciliação e agir em conformidade com os interesses do espaço, bem como dos seus utilizadores.
É necessária a análise cuidada, dado que, quando há leviandade, é-se criminoso em igual medida.

Criado em: 25/9/2008 21:01
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
Este debate surge na sequência do "porque hoje é sábado".

Parece-me evidente que se trata de plágio por parte do Sr. João Marino Delize. Ter que explicar porquê, seria roçar o rídiculo, de tão óbvio que é. Aliás, mais óbvio, só cópia integral.

Quanto ao tema em si também não tenho muito a dizer. É plágio, não devia ser, deve ser punido, dentro do possível, e ponto final. Talvez pudesse ser criado um espaço próprio para denúncia, desde que bem fundamentada. Não sei se seria exagerar, mas é uma hipótese.

Por fim, ainda bem que se criou um espaço próprio para debates; é importante.

Criado em: 25/9/2008 21:23
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Webmaster
Membro desde:
25/1/2006 21:21
De Bombarral
Mensagens: 2331
Creio que o Sr. fogomaduro conseguiu demonstrar que além da passagem "porque hoje é sábado" existem outros pontos no poema idênticos.

Não quero com isto dizer que tenha havido intenção de plágio ou de fundamento. Como referi em outro comentário o poema pode ter sido construído apenas baseado na memória e até mesmo inconscientemente.

Creio no entanto que, depois de ter tomado conhecimento da semelhança, o Sr. Delize deveria ter puxado pela lembrança e cedido uma linha citando a fonte da sua inspiração (ainda que na altura tenha sido inconsciente).

Posto que não podemos invocar o desconhecimento das leis para justificar os crimes e dado que os pontos indicados pelo Sr. fogomaduro estão além da mera intertextualidade, eu peço encarecidamente ao Sr. Delize que repense novamente a sua posição.

Obrigado.

Criado em: 25/9/2008 21:46
_________________
TDM
Quotes
Facebook
Eletricista
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Administrador
Membro desde:
27/10/2006 19:09
De Aguiar, Viana do Alentejo
Mensagens: 2096
Este debate e este espaço de debate não é um sítio para individualizar personagens anexas a um assunto.
Pretende ser um espaço de discussão de ideias e construção de estruturas para o site contando, para isso, com a colaboração/intervenção de todos os Lusos e Lusas que entenderem dar uma opinião sobre o tema em discussão.

O tema, acima apresentado, é suficientemente pertinente e actual para ser discutido em bases opinativas sem mencionar pessoas.

Valdevinoxis

Criado em: 25/9/2008 21:59
_________________
A boa convivência não é uma questão de tolerância.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Colaborador
Membro desde:
14/6/2008 14:55
De Petrolina-PE
Mensagens: 567
Bem citado,isso é um problema mesmo...Boa noite!

Criado em: 25/9/2008 22:07
_________________
Open in new window

¯`v´¯)
.`•.¸.•´Elliana Alves
¸.•´¸.•´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
Citando:

Valdevinoxis escreveu:
Este debate e este espaço de debate não é um sítio para individualizar personagens anexas a um assunto.

Valdevinoxis


Este debate surgiu precisamente na sequência de um caso individual; por isso apenas achei pertinente deixar a minha opinião. Mas sim, também penso que não se deve particularizar muito nesta nova zona.

Criado em: 26/9/2008 0:09
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
Bom dia Luso-Poemas: (Gostei do tema)

"Define-se, efectivamente como cópia o que libertaria a reformulação, adaptação ou a criação inspirada na obra de outrem (inter-textualidade). Não há nada que impeça alguém de ler ou ver e, em seguida, criar com base nisso. É um acto de criação de um original perfeitamente legítima. Poder-se-ia, no máximo, pedir que, por uma questão de ética, fosse feita alusão à fonte inspiradora mas então teríamos em quase todas as páginas de obras, rodapés de créditos intermináveis."

Nem sempre vc deixar no rodapé do texto uma referência que seu texto foi pesquisado em sites da internet, é entendido pelos leitores que o texto que vc postou, não é seu. E mesmo assim, vc é considerado um plagiador.

Ora veja nas páginas dos Consagrados, quando posto a Vida e Obra de um autor, a referencia que faço no final do texto: "pesquisa feita em sites da internet", isso é plágio?? Então eu deveria por a lista de sites que pesquisei??? Francamente, tenho pouco tempo aqui, e ainda me esforço em pesquisar para o site e não creio que estou fazendo plágio.

Existem pessoas que não tem o que fazer na vida, e ficam procurando plágios por aí!! Tudo agora é motivo de plágio?

"Um outro ponto passa por quem pode ou tem o direito de acusar outrem de plágio ou outro crime. Em qualquer ponto do mundo, reserva-se ao titular, ou a um seu representante legalmente reconhecido, o direito de formular uma acusação sobre a entidade que o esteja a plagiar. Qualquer acusação, antes de ser formulada em público, deve ser sustentada e encaminhada para as entidades competentes para tratamento devido. Esta é uma regra de senso comum."

Acusar alguém de plagiar algo é bastante fácil, até existe um certo prazer nisso, qdo feito em publico e se prevalecendo disso, mas antes de fazer isso publico, o acusador deveria ao menos pedir a especificação da pesquisa por PM, ou email, eu acredito que isso sim é ter um minimo de educação, antes de ir na página do escritor e dizer que ele está induzindo as pessoas ao erro.

Infelizmente, não é assim que acontece, não foi assim que aconteceu comigo. Deixando-me numa situação dificil entre os leitores.

Mas, para mim, o que vale é o que eu tenho na consciência diante das pesquisas que faço na rede e trago ao site. Em nenhum momento desejei plagiar ninguém, todos os textos Vida e Obra que existem na minha página (e já são mais de 50 páginas, vide no meu perfil) todos eles possuem no rodopé o aviso que são textos pesquisados nos sites da internet, e eu assino em baixo, e não são plágios, essa é a forma de eu entender, e quem achar que estou plagiando tbm estes textos, por favor entre em contato comigo por PM, que especificarei a pesquisa, mas NÃO venha querer deixar comentário na minha página dizendo que estou induzindo as pessoas ao erro.

Muito Obrigada.

Helen de Rose.

Criado em: 26/9/2008 11:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Administrador
Membro desde:
25/1/2006 13:24
Mensagens: 149
Pede-se a atenção para o âmbito do espaço "Debates":

Este não é um espaço de discussão dirigida ou centrada em indivíduos ou situações anexas a situações individuais.

Reconhece-se o direito a todos de se defenderem de acusações e de apresentarem as suas insatisfações (porque é legítimo) mas, para tal devem ser usados outros meios como: PMs, fórum geral ou contacto email/msn/outro.

Este deve ser um espaço de debate de ideias/opiniões que nos permita construir sobre elas.

Luso-Poemas

Criado em: 26/9/2008 14:40
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
sem nome
Éu acredito que tudo é válido num debate, mesmo o testemunho individual de cada um. Até agora não vi nenhuma discussão dirigida com citações de nomes. E o que escrevi sobre o tema Plágio, é a minha opinião.


Helen De Rose.

Criado em: 26/9/2008 14:57
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Plágio
Membro de honra
Membro desde:
10/5/2007 22:42
De Minho
Mensagens: 681
Posso aquecer o debate sem ser acusado de plagiar o que muitos fazem para promoverem seus textos?

Sim!...

Não!

De acordo. Nesse caso não publico link mas sim o texto em si:

CANTIGA DE MAL DIZER

Pior do que plágio
É ser ignorado
Como diz o adágio
Não é "doutorado"

O diabo seja surdo
Mas um dia serei pateta
Quando tiver o canudo
De Luso-Poeta

Vou dizer ao mundo
Que não me quer ouvir
Sou um poeta que no fundo
Do fundo há-de emergir

Dizer alto e bom som
Que o som já não se escuta
- Ó escuta arma-te em bom
E toma firme a tua luta

Cultiva a palavra
Mata a fome ao indigente
Que no seu estado de lavra
Já pensa que é gente.


PS.: ToKs para um debate saudável. Prometo voltar.

Criado em: 26/9/2008 15:11
_________________
O homem antes de ser o ente do ser é o ser do-ente

Livros:

Quase um Livro:
www.rodinha26.blogtok.com
Coisas da escrita:
www.avkd.blogtok.com
Um tratado:
www.gov.blogtok.com

Projectos Web:
Um Portal:
ww...
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados