(1) 2 »


Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Pois bem, camaradas,
ilustríssimos escrevedores e, de facto, escritores,
é com profunda tristeza que se assiste impávida e serenamente ao encerramento de tópicos sem que se responda às questões:
1 - Só opino quando tenho acesso ao que sobre o qual se deve opinar;
2 - Não defendo, muito pelo contrário, a tocata e fuga, que essa prefiro, sem dúvida, a de Bach; é lamentável que a usuária Fly diga: pidesco e não justifique tal termo; é lamentável que diga: membro do Comité Central do PCP e não justifique tal termo; é lamentável que use a afirmação: “sempre com a supremacia do saber literário e com os vómitos de quando em quando do vastíssimo cv premiado de prémios que nunca ninguém ouve falar” e não justifique tal afirmação.
ver: http://www.luso-poemas.net/modules/ne ... _id=17892#forumpost17892;
3 – Quem não deseja ser censurado, não pode obrigar à censura, pelo silêncio, os outros;
4 – Sendo José Saramago um autor que, nem que seja só por isso, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, único, até à data, da Língua Portuguesa, merece, também, que a afirmação do usuário Flavito seja esclarecida.
Bem sei que são todos estrelas, craques nas coisas da escrita, mas tenham tento na língua ou, pelo menos, dignem-se a defender as vossas posições, se para tal possuírem massa encefálica funcional.
Cumprimentos
Xavier Zarco

Criado em: 22/4/2011 20:36
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Esta é especialmente para o Flavito, que tem a sorte de viver num naco de mundo (e não só aqui, neste nosso recanto) onde, apesar de tudo, há quem cuida da Língua em que se expressa, a mesma de que este usuário não cuida porque a dá como garantida.
Camarada, vê, mas vê mesmo isto para que saiba o que está em causa:
http://www.youtube.com/watch?v=evbc_exY-4M&feature=grec_index~
Um abraço
Xavier Zarco

Criado em: 22/4/2011 23:36
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Da casa!
Membro desde:
6/12/2009 10:07
De Rio Tinto, Gondomar,Porto
Mensagens: 334
xavier, sei que apesar de te conhecer apenas e principalmente por aqui e nem tanto como o que queria, me sabes dar lições á brava.
Esta relacionada com o video fez me dar voltas á cabeça porque aliás não sabia que o espanhol poderia estar assim tão mal em certos dialectos.
Achei porém uma força fabulosa do povo espanhol em se revoltar uma vez que o dialecto asturiano provém do inicio de espanha (antigo reino das asturias).

Sobre o resto como português que sou sei os erros e algumas das asneiritas que faço pelo menos na lingua escrita.

Acho que os faço por nervosismo ou por hábito, o mais hilariante é este: Como sou escritor de poesia tendo a escrever a partir de pelo menos o meio da folha, o que em matemática já me foi citado e que eu corrijo quase á força.

mas como tenho quase idade adulta acho que vou melhorando com o tempo, o certo é que desde pequeno já tive duas fases de escrita e não consigo voltar á primeira

Criado em: 23/4/2011 8:22
_________________
F.Pereira, poeta
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camarada,
Não estou aqui para dar lições a ninguém: cada um deve saber que a exposição tem um risco, o risco natural da crítica.
Ser-se escritor implica, não necessariamente conhecimento académico, mas conhecimento dos mecanismos da Língua, para além, naturalmente, de se ter consciência que a Língua é um bem precioso.
Atribuir a designação Língua, implica a oficialização desse bem através dos meios políticos, caso contrário, a Língua, não o é, e é tida como dialecto.
No caso em apreço do Asturiano, não se trata de um dialecto do espanhol, algo que sequer existe radicalmente, antes existe o Castelhano, mas o intuito hegemónico levou-nos a designá-lo por Espanhol, mas, segundo o que vim lendo sobre o assunto, de algo próximo ao Leonês.
Aliás, no ponto 1, do artigo 3, do Título Preliminar da Constituição de Espanha, lê-se: "El castellano es la lengua española oficial del Estado. Todos los españoles tienen el deber de conocerla y el derecho a usarla." (O castelhano é a língua espanhola oficial do Estado. Todos os espanhóis têm o dever de a conhecer e o direito de a usar.)
Há também a referir que, num cenário em que duas pessoas tentem comunicar e nenhuma partilhe a mesma Língua ou dialecto, isto é: uma só fale castelhano e a outra só fale asturiano, o diálogo é maioritariamente imperceptível, o que mais reforça o que acima mencionei: não é dialecto, sequer variante, do castelhano.
Seja como for, se de facto há querer em ser escritor, ter esse ofício, porque de um ofício se trata, há que cuidar da Língua, neste caso: o Português. E, cuidado, Saramago respeitou sempre as regras gramaticais. Se têm sobre esta matéria algo que me contradiga, força!
Um abraço
Xavier Zarco


Criado em: 23/4/2011 9:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
sem nome
Olá Pedro

Não gosto de me alongar em explanações, aqui no Luso,como é óbvio.
Limitar-me-ei a observar que gramáticas há muitas. Confesso que desconheço se haverá alguma escolhida, em cada ano, como "livro oficial",nas nossas escolas.
As gramáticas surgiram para regulamentar a comunicação escrita e falada, no dia a dia e, sobretudo, nas relações comerciais, judiciais e políticas. Nunca para cercear a criatividade e, muito menos, a criatividade poética. Esta a razão maior que justifica o recente acordo ortográfico luso-brasileiro, que não me afecta, minimamente.
Alguns, como Saramago, souberam afeiçoar as regras gramaticais à sua mensagem escrita.Com genialidade!
Não tenhamos medo, portanto, de manipular as regras gramaticais a nosso belo prazer. Mas, por favor, tenhamos o decoro de não escrever, ou dizer, barbaridades, que apenas expressam a mais elementar ignorância.
Por regra, e princípio, devemos conhecer e respeitar as regras gramaticais. Ou seja: não devemos dar pontapés na gramática.

PS: Quantos eu dei, neste pequeno texto, à luz do novíssimo acordo ortográfico?

Abraços

Criado em: 23/4/2011 9:43
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Da casa!
Membro desde:
6/12/2009 10:07
De Rio Tinto, Gondomar,Porto
Mensagens: 334
tive a ler um pouco dos resumos do memorial do convente e achei engraçado que o homem mesmo conhecendo os sinais de pontuação certos ele transforma a sua literatura.
Isto dito com base na verificação de que o saramago substitui os pontos : e- num dialogo por virgula e outros exemplos mais. posso considerar isto um mestre, conhecendo a regra original modifica-se a própria regra.
Isto é uma vantagem do português, não há acordo ortográfico que nos apanhe

Criado em: 23/4/2011 10:20
_________________
F.Pereira, poeta
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camarada Henrique Pedro,
Exactamente: só é possível a tal manipulação (gosto do termo: refere mão) se se conhecer o que se manipula. E o José Saramago não subverte quaisquer das regras na aplicação dos sinais ortográficos, antes nos causa incómodo porque a essa forma de aplicar não estávamos habituados.
Um abraço
Xavier Zarco

Criado em: 23/4/2011 11:08
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camarada Flavito,
O que é uma vírgula?, o que é um ponto final? São marcadores de tempo sendo que o primeiro marca uma pausa curta e o segundo uma pausa longa. Na essência, é esta a sua funcionalidade no texto. É verdade, quando se refere que o parágrafo saramaguiano é longo, parece que nos esquecemos da função de um parágrafo.
Um abraço
Xavier Zarco

Criado em: 23/4/2011 11:11
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Da casa!
Membro desde:
6/12/2009 10:07
De Rio Tinto, Gondomar,Porto
Mensagens: 334
xavier, tu que tens uma editora já apanhaste alguém (apanhar no bom sentido) que na sua obra tentasse fugir ao acordo ortográfico? E que por acaso em algumas partes conseguisse

Criado em: 23/4/2011 11:13
_________________
F.Pereira, poeta
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Tópico bloqueado - p/Fly; Flavito e Companhia
Membro de honra
Membro desde:
17/7/2008 21:41
Mensagens: 2207
Camarada,
O acordo ortográfico é algo bem distinto. Este tem que ver com a necessidade de harmonizar a Língua no seu registro escrito. Eu, por exemplo, sou contra ou, como ontem afirmei em Lisboa, não se pode aceitar um acordo que não envolva todo o espaço lusófono. Uma das mais relevantes partes, até numa visão meramente política, ficou de fora: a Galiza. Por ironia, afirmei que tal não era de estranhar, dada a evolução da sociedade actual: nós também agarramos nos velhotes e enfiamo-los em albergues, diz-se que não há tempo para cuidar destes e lá ficam bem melhor. Bom, longe dos olhos, longe do coração. O Português da Galiza é a nossa avó pelo que seguisse essa lógica estranha de a abandonar à sua sorte. Que lute sozinha pela subsistência, desta feita com os cuidados paliativos da castelhanização. Aqui, na Temas, tanto me faz que os autores escrevem sob as novas regras ou não. Não sou eu que vou impor a minha verdade aos outros. Cada um que faça o que bem entender nesse domínio... dá-me um segundito para ver se descubro uma dissertação bastante interessante sobre este assunto.
Até já
Xavier Zarco

Criado em: 23/4/2011 11:23
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados