Os políticos portugueses não sabem governar em democracia
sem nome
Open in new window

Os políticos portugueses não sabem governar em democracia


Uma lição maior se deverá retirar desta já longa e dramática crise em que Portugal está a ser afogado: os políticos portugueses não sabem, nem estão preparados, para governar em democracia. Estejam no Poder ou na Oposição. Na Administração Central ou Regional, nas Autarquias ou em qualquer organismo público autónomo em que, por norma, se aboletam, fazendo jus à sua condição. Eles sim, são os inimigos da Nação.
Como, de resto, o têm demonstrado, à saciedade: salvo raras excepções, são incompetentes, corrompem, deixam-se corromper, mentem, traem e viciam a democracia. O resultado salta à vista: o País está na banca rota e o Povo condenado a um longo futuro de privações e de miséria.
Tanto assim é que bastaram uns quatro técnicos estrangeiros, credenciados pela denominada “Troika” para, numa semana, diagnosticar os males de que o Estado português enferma e prescrever o remédio! Quando os “nossos políticos”, desde há décadas, insistem em maltratar o doente e condená-lo, irremediavelmente, à morte. Falta agora saber se serão capazes de administrar as doses certas ou se não irão mesmo negligenciar o tratamento!
Tudo isto é tanto mais sério, e grave, quanto o povo português, confirmando os melhores pergaminhos da sua longa e gloriosa História, continua a dar mostras de portuguesismo, pacifismo, civismo, tolerância, urbanidade, boa vontade, criatividade, determinação e humanidade. Fazendo valer o seu elevado coeficiente de inteligência, voluntariedade, empreendedorismo e aptidão para o trabalho, sobretudo se bem dirigido e fora do território nacional.
Que fazer então para sair desta crise indigna e reverter a situação?
Colocar o Povo no poder, é óbvio!
Como?
Reformar radicalmente o Regime, ainda que no quadro do sistema democrático!
Banir os directórios partidários hegemónicos, retirar a exclusividade de acesso ao Governo da Nação aos partidos que, por regra, promovem e cooptam as clientelas maioritariamente formadas por incompetentes, oportunistas e corruptos. Votar os actuais políticos a uma longa travessia do deserto (nem que seja do Saara, ou remetê-los para casas de reeducação). Conferir a maior dignidade, operacionalidade, universalidade e representatividade política a todas as associações que verdadeiramente enquadram, defendem e representam os cidadãos, no dia-a-dia, e nas suas múltiplas vertentes cívicas, profissionais, culturais, desportivas, religiosas, humanitárias e regionais. Fundar um novo Regime democrático que incentive os cidadãos à participação política e cívica, facilite e estimule o acesso à governação dos cidadãos mais aptos, que privilegie a Justiça, e combate eficazmente a corrupção.
Um novo Regime que beneficie das virtualidades da mais pura democracia directa, agora favorecida pelas modernas tecnologias da informação.
Mais uma vez, por certo, o próximo acto eleito eleitoral irá reafirmar o descrédito popular no Regime e nos seus próceres. Remetendo maiores responsabilidades para o Presidente da República que se verá compelido a assumir as rédeas do processo de restauração nacional. Mais do que nunca é imperativo que o Povo faça o que lhe compete. Nas urnas, nas ruas, na Web, por toda a parte.
Porque, não haja mais ilusões: sem a profunda e oportuna reforma do Regime e do Estado nenhum governo, nenhuma estratégia, nenhuma medida económica ou financeira poderão salvar Portugal.

Vale de Salgueiro, sábado, 14 de Maio de 2011
Henrique Pedro

Criado em: 14/5/2011 22:32
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Os políticos portugueses não sabem governar em democracia
Da casa!
Membro desde:
6/12/2009 10:07
De Rio Tinto, Gondomar,Porto
Mensagens: 334
o senhor duque de bragança reafirmou aos jornais que isto apesar de ser mau poderia ser melhorado em monarquia de reis.
De acordo com ele, e passo a citar: "Se portugal fosse governado por reis não estaria neste escalandro"
Assim visto tudo penso que o poder estará proximo de ser do povo na totalidade, o "eng" Sócrates e o Passos Coelho não vão á bola, o Portas fala demais e só tem feito treta,etc
O certo que é certo é que num regime monarquico se fosse o rei apenas a falar não haveria grandes exaltações, por isso ponho em dúvida os "incréus" que referiram tal coisa.

A pergunta é: Poderá e será capaz o pais de regredir novamente??

Eu preocupo-me com a cultura, não seriamos os mesmos com a ideia em mãos, apesar de poder haver mais estabilidade social (governativa)

Criado em: 15/5/2011 7:41
_________________
F.Pereira, poeta
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Os políticos portugueses não sabem governar em democracia
sem nome
Olá Flavito

A monarquia também é possível no sistema de democracia liberal, com obediência aos princípio fundamentais de um homem um voto, separação de poderes e proporcionalidade.
A questão fundamental para mim, no nosso caso, é que Portugal e a democracia estão manietados por interesses anti-nacionais e corruptos através dos directórios partidários.

Abraço

Criado em: 15/5/2011 8:57
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados