a poesia segundo Prof. José Louro
Colaborador
Membro desde:
12/7/2007 21:56
Mensagens: 1988




A Poesia é o modo de escrita do Artista da Palavra e reflecte simultaneamente o significado daquilo que se diz, como ainda a intenção com que se diz, e ainda mais a beleza dos sons dessa palavra ao ser emitida. A prosa, só depois de muito usada e praticada, é que pode e deve ser guardada e registada para os nossos vindouros a consagrarem. É por isso que o comum dos humanos guarda um poema e deita fora a lista de compras ou o bilhete do recado já aviado.


A Poesia está para a palavra, como a Pintura está para a tinta ou o acrílico, ou a Escultura está para a pedra, a madeira, o barro ou o gesso. E a música, essa, alimenta-se de silêncios e sons, venham eles da Natureza ou de instrumentos inventados pelos homens. E aqui é que se dá um encontro extraordinário: é que o Homem fala, canta, segreda, murmura. E a Poesia é canto, é segredo íntimo, é murmúrio amoroso…


Das grandes épocas de Camões, Bocage, Antero ou Florbela Espanca, continuamos com uma forte apetência pelo Soneto, e é sempre o «prato forte» dos cultores de Jogos Florais no nosso país. Arriscaria a dizer que, actualmente, a grande competição do soneto encontra opositor vincado na composição livre do lirismo: as catorze linhas obrigatórias do soneto tendem a ser suplantadas pelo número livre de linhas (versos); a rima obrigatória do soneto clássico passa agora à livre opção do verso branco ou do rimado; as 10 sílabas (heróicas) do soneto mudam para uma liberdade de sílabas métricas; outra regra que desatou a prisão das estâncias 4+4+3+3 deu lugar a monósticos, dísticos, tercetos, quadras, quintílhas, sextilhas, etc.

Termino, citando dois poemas monósticos (Uma só linha numa página inteira):

I - POEMA DOS MARES DO SUL
Eu não fui lá...
Joaquim Namorado
H - POEMA
O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.
Manuel Bandeira

P.S. - Espero que qualquer dos leitores deste texto acima não esteja agora a dizer:
- Isto também eu fazia!
- E porque não o fez antes de o ler? - Responderia eu.


José Luís Louro


entrevista completa:

http://www.cfosbonjoanenses.com/JogosFlorais2012.html




Criado em: 4/9/2013 20:42
_________________
Aglutinemos nossas almas, talvez possamos dar um pouco de alegria à nossa infindável tristeza.
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: a poesia segundo Prof. José Louro
sem nome
Muito bom!

Positivo, produtivo e construtivo...


Abs


Criado em: 4/9/2013 22:07
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados