Poemas : 

Pensamentos soltos

 
Sem as palavras o ser humano não existiria, seria um ser primitivo, incapaz de demonstrar seus sentimentos e expressar seus pensamentos. É fácil construir e destruir palavras, porém é difícil uni-las criando frases coerentes e corretamente empregadas.
O homem utilizou-se das palavras para escravizar seus semelhantes e gerar o mal, para obter suas riquezas e gerar a guerra, vemos tantos exemplos do mau uso da palavra mediante grandes ditadores que incapazes de agir utilizaram do poder de persuasão para com seus iguais, que pensavam ser infinitamente inferior a sua idéia de general.
A maldade existe no mundo e foi criada pelo próprio homem no ímpeto de se sobressair perante a sociedade, mediante o consumismo capitalista e o controle sobre aqueles que consideram minoria, criando mecanismos que iludem os trabalhadores, mantendo o longo ciclo da grande roda capitalista.
O sistema de mais-valia não existe somente nos parâmetros econômicos, mas também na vida pessoal, correndo atrás de seus sonhos e devido a muitos hipócritas em seu caminho seus esforços se tornam em vão, criando a comodidade do ser humano mediante difíceis situações.
A fome, a miséria, as guerras, o medo, a dor, a perda, foram todos os sentimento que o próprio homem foi capaz de criar, que cada homem foi capaz de sentir e diante de cenas cotidianas ignoram o abuso cometido com cada cidadão, como os desabrigados que lutam todos os dias para ter uma chance de vencer na vida.
Esqueceu-se que lá em cima existe alguém mais forte, e tão poderoso que apesar de sua grandiosidade se mantém humilde e cercado por seu senso de justiça, que mesmo sofrendo é capaz de punir aqueles que merecem e perdoar aqueles que devem ser perdoados, o ser humano nada é se comparado ao nosso grande pai, a ele damos o nome de Deus, em cada cultura ele recebe diferentes nomes mais nunca perde suas características, criou tudo o que hoje existe, e deixou que o homem criasse a ciência para explicar aquilo que nunca foi compreendido, porém a ciência é somente o reflexo de um pensamento irracional que o homem criou, para que a idéia de haver alguém mais poderoso nunca existisse.
O mundo onde vivemos nunca será igualitário, pois cada um deveria fazer a sua parte, reduzindo cada vez mais a diferenças que antes não existiam e rapidamente se acentuou, mas faz parte de cada um ser egoísta e ser centrado e seu próprio ínfimo, além de todos os erros decorrentes da evolução que tantos dizem o homem nunca evoluiu verdadeiramente, trouxe somente a discórdia e mediante o amor verdadeiro criou a inveja e a destruição, criando um longo regresso, criando realmente a pré-história, então de que adiantou o desenvolvimento da escrita e da comunicação se são raras às vezes as quais paramos para escutar o que os outros a nossa volta têm a dizer, de que adiantou a tecnologia e desenvolvimento, se perdemos contatos pessoas com pessoas que amamos, devemos saber utilizar e entender tudo com sabedoria, sabendo impor limites a nós mesmos.
Mas como impor limites se isso foi ensinado mais nunca aprendido, o senso de limite que temos é diferente para cada um, muitos parecem não tem consciência ou até mesmo coração, que não sabem perdoar os que erraram e tentam puni-los a qualquer custo, não se importam com a morte e o desespero, apenas com o desejo de vingança e a concretização de seus ideais, e hoje todos esses homens estão tomando decisões por nós, pois os colocamos no lugar onde estão, costumamos culpá-los por seus erros, porém não vemos que eles são somente o reflexo da sociedade, ou seja, de cada cidadão, que se esqueceu de seus direitos e deveres perante a lei, que gosta de exigir, mas nunca de ser exigido.
Qual será o legado o homem atual? Será capaz de mudar o passado e construir novas estruturas? Ou continuaram cegos mediante os erros? Isso só poderemos saber quando descobrimos o real significado da palavra, ser humano.


Tatiane Nunes Freire

 
Autor
TNF
Autor
 
Texto
Data
Leituras
821
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.