Textos -> Religiosos : 

Um criminoso de cada lado

 
E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda. Lucas 23:33

A cena é conhecida de quase todos os mortais. Três cruzes erguida no alto de uma montanha. A história da crucificação de Cristo e dos dois ladrões pendurados no madeiro ao lado dEle também é conhecida e tema de diversas mensagens. Mas, o que podemos, ainda, aprender sobre esse fato?

Nestas linhas quero falar de atitudes diferentes diante da mesma situação. Ou, para ser mais exato, diferentes atitudes diante do evangelho. Todas nós, mais cedo ou mais tarde, vamos nos deparar com situações onde devemos tomar uma atitude. A decisão, em alguns casos, como no estudado aqui, não demanda tempo. Ela tem que ser urgente e definitiva. Os dois malfeitores pendurados ao lado de Jesus na cruz só tiveram essa chance. Não tiveram outra oportunidade.

Os dois criminosos, com certeza, haviam ouvido falar dos milagres de Jesus. Quem sabe tinham até mesmo acompanhado alguns de seus ensinamentos. O ministério de Jesus foi extensivo e todos daquela época tinha ouvido falar e visto os seus sinais e maravilhas. Então, deduzimos dessa lógica que ambos tinham o mesmo conhecimento da pessoa de Jesus. A diferença está no olhar que cada teve com o Salvador.

Vejamos a atitude do primeiro. "E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós". Lucas 23:39. Esse malfeitor teve uma atitude arrogante e despretensiosa. Em nenhum momento reconheceu o seu erro e nem sua necessidade de salvação. Em um gesto de insensatez desafiou Jesus. Essa atitude demonstra que ele não teve fé no Salvador e isso lhe impossibilitou alcançar o caminho certo. O caminho da salvação permaneceu fechado para esse homem.

O segundo malfeitor teve uma reação diferente. "Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino". Lucas 23:40-42. Vemos nesse homem uma atitude de arrependimento. Sua alma ansiava pela salvação e ele percebeu que estava diante do Salvador. Na condição de pecador que pagava pelos seus pecados ele sabia que Jesus era inocente e que sofria pelos pecados da humanidade. Não teve dúvidas quanto a isso. Só havia uma chance para sua salvação e ele a agarrou de forma maravilhosa. Sua fé o fez ver que estava diante do Filho de Deus e suplicou pelo perdão.

Podemos inferir algumas lições desse texto sagrado. Os dois malfeitores não tinham medo do castigo. Ambos sabiam que estavam ali porque mereciam. Então, naquela situação só lhes restavam buscar o perdão de Deus. Percebemos que as atitudes dos dois foram diferentes. Um foi arrogante e o outro se humilhou diante de quem os podia salvar. Prezado amigo que me ouve nesse instante. Quem sabe você encontra-se na mesma situação. Você só tem uma oportunidade de aceitar a Cristo como Salvador. Não hesite. Siga o exemplo desse segundo malfeitor que colocou diante de Jesus toda sua vida. Ele abriu o coração e recebeu o perdão de todos os seus pecados. A Bíblia nos diz a resposta de Jesus para aquele homem. "E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Lucas 23:43. Que estas sejam as palavras de Jesus para o seu coração.

As oportunidades que Deus dá ao ser humano é igual para todos. O primeiro malfeitor agarrou a primeira oportunidade que teve enquanto o segundo perdeu a última oportunidade que teve. Com algumas pessoas isso acontece. A primeira oportunidade que tem, também é a última. Arrependa-te dos teus pecados e poderá ouvir as palavras que Jesus falou para aquele que se arrependeu. Hoje estarás comigo no paraíso.

Texto: Odair

Odair José
Poeta e Escritor

http://meutestemunhovivo.blogspot.com
 
Autor
Odairjsilva
 
Texto
Data
Leituras
792
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.