https://www.poetris.com/
Corpos Editora : Pétalas Soltas
Enviado por Vera Sousa em 15/07/2007 01:28:19 (1176 leituras)
 
Preço unitário:
16 Euros
Corpos Editora

Ser poeta, é sentir a dor presente
É cobrir em cada dia
Com manto de palavras
A perversa ironia, a sentida nostalgia
É soltar amarras ao fundo do coração
Voar nas asas da garça
Pintar de mil cores o sentir
Deixar correr o pensamento
Uma caneta em imaculado branco
Inconstante alma a fluir
Sinos tocando a rebate
Vago que resta de cada dia
Barco sem rumo vogando
Na dança da maresia
Pétalas Soltas em céu de ternura
De uma alma cheia de ventura
Poetisa, mulher, mãe, constante emoção
Vera Silva, a poesia do fundo do coração


Armando Moreira
(Drama turco)



O lirismo da poesia de Vera Silva em seu livro, PÉTALAS SOLTAS.

Se a sensibilidade e a emoção continuarem a serem os principais ingredientes para uma boa poesia, estes aspectos encontrar-se-ão nos poemas de Vera Silva aqui no livro Pétalas Soltas.
Em verdade, os versos da poetisa lusa encontram muita emoção lírica engradados em estrofes. A autora domina bem as imagens, o vernáculo e as figuras de linguagem. Ela adopta um tipo de poesia qual denomino ‘mista’, na linhagem entre a moderna e uma pequena porção de poética tradicional, com o apoio da rima, mas sem o uso da regra de ritmo e métrica. Enfim seu ritmo soa bem e com intensa vibração, constituída uma característica dos poemas da autora.
Os poemas amorosos, a presença de sua terra (portuguesa), e um pouco de composições refletindo a realidade social são temas mais freqüentes. No entanto o estilo dela de cunho romântico – subtende-se sem a conotação de Escola Literária – é a característica mais importante e a que mais impressiona.
Essa vibrancia – que transparece nos seus textos, sejam eles em versos livres e brancos ou em quadras com a utilização de rimas e em sonetos, envolvem o leitor e faz com que este venha a deslumbrar com suas passagens e seus motivos. Alguns puristas podem até se questionarem sobre a ausência de regras de ritmo e métrica em algumas passagens em sua obra. Mas a emoção lírica do verso autentico, a beleza da melodia o seu ritmo próprio o conteúdo (poético) contido nos versos e, sobretudo a energia que a autora transmite, isto é inquestionável e comprovado.
Portanto, a poesia de Vera Silva está aí, melhor, aqui, reunido e disponível em livro para a felicidade daqueles que ainda apreciam essa modalidade literária e ainda se inebriam com o transpirar dos sentimentos e que a palavra artística é capaz de gerar.

Estudo da obra por

Claudio Sousa Pereira (GODI)

Imprimir este texto Sugerir este livro a um amigo Salvar este texto como PDF