406. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - P.S. Alcoforado.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de P.S. Alcoforado.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Lá fora a Lua flutua serena, no céu, semblante de nau a navegar.
Com o orgulho de velas cheias, atravessa lenta o seu eterno mar.

Em quantas horas solitárias encontraste nela a única confidente?

No fundo do teu Ser, sempre soubeste que não estarias sozinha,
Por mais longos que sejam os oceanos de vida que nos separam.

Sempre que nas horas mais negras sentires que a noite te sufoca
Confia a tua voz a uma brisa passageira, e chama por mim…

Chama por mim, por entre os lábios vermelhos da saudade,
Por entre os suspiros fugazes e os teus cantares de sereia…
Chama por mim, para lá do Tempo que flui em grãos de areia,
Para lá da promessa de olhares efémeros e sonhares pela metade.

Sabes o meu nome, na tua alma… sempre o soubeste.
E eu, eu sempre consegui ouvir os teus gritos de silêncio,
Naqueles intolerantes dias em que nada foi como sonhaste,
Em todas as noites frias nas quais por uma outra voz ansiaste.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18153 © Luso-Poemas

O texto apresenta-se como uma evocação da lua como metáfora de confidência, distância e ligação emocional. A construção é marcada por imagens marítimas, vocabulário sensorial e um tom elegíaco que atravessa toda a composição. A ortografia é correta, sem deslizes relevantes, e a sintaxe mantém fluidez, com períodos longos que reforçam a cadência meditativa. A escolha lexical é cuidada, com predominância de termos associados ao mar, à noite e à saudade, que sustentam o campo semântico dominante.

A abertura — “Lá fora a Lua flutua serena, no céu, semblante de nau a navegar. / Com o orgulho de velas cheias, atravessa lenta o seu eterno mar.” — estabelece de imediato a metáfora central: a lua como embarcação. A imagem é eficaz, articulando serenidade e movimento, e cria um paralelismo entre o céu e o oceano que se mantém ao longo do texto. A personificação da lua como nau confere ao poema uma dimensão simbólica que remete para tradições líricas clássicas, onde os astros funcionam como mediadores entre o humano e o transcendente.

A pergunta — “Em quantas horas solitárias encontraste nela a única confidente?” — desloca o foco para a interlocutora, introduzindo a dimensão íntima. A lua deixa de ser apenas imagem e torna-se testemunha de solidão. A construção interrogativa reforça a proximidade emocional e cria uma pausa reflexiva que prepara o movimento seguinte.

A secção — “No fundo do teu Ser, sempre soubeste que não estarias sozinha, / Por mais longos que sejam os oceanos de vida que nos separam.” — articula a tensão entre distância e ligação. A metáfora dos “oceanos de vida” prolonga o campo marítimo inicial, funcionando como símbolo de separação temporal e emocional. A capitalização de “Ser” confere ênfase à interioridade, aproximando o texto de um registo espiritualizado.

A passagem — “Sempre que nas horas mais negras sentires que a noite te sufoca / Confia a tua voz a uma brisa passageira, e chama por mim…” — introduz o motivo da invocação. A noite é apresentada como ameaça, enquanto a brisa funciona como mensageira. A construção é suave, com ritmo marcado pela pausa antes do imperativo, que reforça a dimensão afetiva.

A repetição — “Chama por mim” — abre a secção seguinte e cria um refrão interno que intensifica o tom de súplica. Os versos que seguem — “por entre os lábios vermelhos da saudade, / Por entre os suspiros fugazes e os teus cantares de sereia…” — misturam elementos sensoriais e míticos. A referência à sereia introduz um imaginário marinho que dialoga com a metáfora inicial da nau, reforçando a unidade simbólica. A construção “Para lá do Tempo que flui em grãos de areia” acrescenta uma dimensão temporal, aproximando o texto de um registo quase litúrgico, onde o tempo é matéria que se desagrega.

A secção final — “Sabes o meu nome, na tua alma… sempre o soubeste. / E eu, eu sempre consegui ouvir os teus gritos de silêncio, / Naqueles intolerantes dias em que nada foi como sonhaste, / Em todas as noites frias nas quais por uma outra voz ansiaste.” — encerra o texto com intensidade emocional. A expressão “gritos de silêncio” é eficaz, articulando sofrimento contido. A repetição de “sempre” reforça a ideia de ligação contínua, enquanto “intolerantes dias” e “noites frias” criam contraste entre expectativa e frustração. A cadência final mantém o tom elegíaco, sem recorrer a excessos retóricos.

O texto inscreve-se num estilo de poética lírico‑romântica, com forte componente simbólica e imagética, sustentada por metáforas marítimas e celestes. A força reside na coerência do campo semântico, na fluidez rítmica e na construção de uma voz que oscila entre evocação, súplica e confidência. A fragilidade, se existe, está apenas na intensidade emocional contínua, que pode aproximar o texto de um tom quase epistolar, mas sem comprometer a unidade estética. O conjunto apresenta maturidade imagética e consistência estilística.

Criado em: Hoje 7:16:48

Links patrocinados