408. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Jose Braga.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Jose Braga.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Apelei.

Aos meus dedos vazios.
A tua pele.

Apelei.

Á minha inteligência sensual.
A tua sedução.

Apelei.

Ao meu mundo mortal e perverso.
Os teus devaneios.

Apelei.

Ao limite dos meus sentidos.
Descobrir teus mistérios.

É loucura inocente.
De um caminho sem fim.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=18297 © Luso-Poemas

O texto organiza-se em estrofes curtas, estruturadas pela repetição do verbo “Apelei”, que funciona como eixo rítmico e emocional. Essa repetição cria uma cadência quase litúrgica, marcada por invocação e desejo, aproximando o poema de uma forma minimalista e ritualizada. A ortografia apresenta um deslize relevante: “Á minha inteligência sensual” deveria ser “À minha inteligência sensual”, com acento grave, já que se trata da contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Fora isso, o texto mantém correção formal. A pontuação é contida, usada sobretudo para marcar pausas e reforçar o caráter fragmentário das imagens.

A primeira estrofe — “Apelei. / Aos meus dedos vazios. / A tua pele.” — estabelece o tom de súplica e carência. A fragmentação sintática cria tensão: cada verso funciona como unidade isolada, sugerindo aproximação física que não se concretiza. A oposição entre “dedos vazios” e “tua pele” articula ausência e desejo, construindo uma imagem de incompletude.

A segunda estrofe — “Apelei. / À minha inteligência sensual. / A tua sedução.” — desloca o foco para uma dimensão mais abstrata. A expressão “inteligência sensual” é interessante, pois combina racionalidade e corpo, sugerindo que o eu lírico tenta compreender ou decifrar a sedução do outro. A estrutura paralela reforça a ideia de diálogo entre interioridade e estímulo externo.

A terceira estrofe — “Apelei. / Ao meu mundo mortal e perverso. / Os teus devaneios.” — intensifica o contraste entre o eu e o outro. O “mundo mortal e perverso” sugere uma interioridade marcada por conflito ou desejo transgressor, enquanto “devaneios” do outro introduzem leveza ou fantasia. A justaposição cria tensão simbólica entre peso e leveza, realidade e imaginação.

A quarta estrofe — “Apelei. / Ao limite dos meus sentidos. / Descobrir teus mistérios.” — aproxima o poema de um registo sensorial. O “limite dos sentidos” sugere exaustão ou intensidade extrema, enquanto “descobrir teus mistérios” funciona como objetivo final da invocação repetida. A ausência de verbo explícito no último verso (“Descobrir teus mistérios”) cria uma suspensão que reforça o caráter inacabado da busca.

O fecho — “É loucura inocente. / De um caminho sem fim.” — sintetiza o movimento do poema. A expressão “loucura inocente” articula contradição entre impulso e pureza, enquanto “caminho sem fim” reforça a ideia de desejo contínuo, nunca plenamente satisfeito. O encerramento é breve, mas eficaz, mantendo o tom de ritual e incompletude.

O texto inscreve-se num estilo lírico‑minimalista contemporâneo, marcado por fragmentação sintática, repetição estrutural e foco na tensão entre desejo, ausência e descoberta. A força do poema reside na cadência criada pelo refrão “Apelei” e na economia verbal que intensifica cada imagem. A fragilidade está apenas na pequena incorreção ortográfica e na possível excessiva dependência da repetição, mas essa repetição é funcional dentro da estética adotada. O conjunto apresenta unidade, ritmo e coerência simbólica.

Criado em: Hoje 7:24:49

Links patrocinados