470. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Noite. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Noite. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
No silêncio da noite, abres teus braços para receber a minha alma. Teu corpo despido, coberto com esse véu translúcido que suaviza os contornos da tua pele, abre-se para mim, oferecendo-me o prazer, o calor, a alma, que brilha no teu centro de gravidade. Venho, com a sede nos lábios, beber da tua boca, o gosto suavemente quente da tua língua que se enrola na minha. Nesta noite, o meu corpo cola-se no teu, sentindo-te o coração acelerar, olho-te profundamente nesse azul, vislumbro nele o mar imenso que retens no teu olhar. Ficamos ali, quietos, frente a frente, num instante, num momento, olhos nos olhos, corpo no corpo, alma na alma. Paramos com um simples toque a realidade que se separa, diverge desta dimensão, deixando-nos sós, no nosso próprio Universo. Perdemos a noção do tempo, esquecemos o espaço à nossa volta, somos apenas uma corrente de energia que flui, entre corpos colados, abraçados, sentindo-se, transferindo, trocando emoções em olhares fixos. Fechamos os olhos, e beijamos-nos, intensa e prolongadamente, até que o dia amanheça... Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=20545 © Luso-Poemas O texto apresenta-se como composição lírica de forte intensidade sensorial, estruturada em períodos longos que se encadeiam sem interrupções, criando um fluxo contínuo de aproximação física e emocional. A construção sintática é, no geral, correta, embora marcada por algumas irregularidades: “angustias” deveria ser “angústias”; “intensa e prolongadamente” está correto, mas a vírgula antes de “até que o dia amanheça” poderia ser suprimida para maior fluidez; “no teu centro de gravidade” é expressão válida, mas de sentido metafórico complexo. A ortografia mantém-se estável, sem deslizes relevantes. O vocabulário é preciso, com predominância de termos associados ao corpo, ao toque e à fusão emocional. O texto inscreve-se num estilo lírico‑intimista, com elementos de poesia amorosa e contemplativa. A abertura — “No silêncio da noite, abres teus braços para receber a minha alma.” — estabelece o tom de entrega e acolhimento. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgula. A frase seguinte — “Teu corpo despido, coberto com esse véu translúcido que suaviza os contornos da tua pele” — apresenta imagem forte, com metáfora bem integrada. A expressão “centro de gravidade” introduz dimensão simbólica, sugerindo núcleo emocional mais do que físico. A cadência é fluida, com ritmo marcado por pausas suaves. O bloco — “Venho, com a sede nos lábios, beber da tua boca, o gosto suavemente quente da tua língua que se enrola na minha.” — intensifica a proximidade sensorial. A construção é sintaticamente correta, com uso adequado de vírgulas. A expressão “sede nos lábios” é eficaz, articulando desejo e antecipação. O verso mantém coerência com o tom intimista. A secção seguinte — “Nesta noite, o meu corpo cola-se no teu, sentindo-te o coração acelerar, olho-te profundamente nesse azul, vislumbro nele o mar imenso que retens no teu olhar.” — apresenta alternância entre sensação física e observação emocional. A construção é clara, embora longa, com múltiplas ações encadeadas. A metáfora do “mar imenso” é eficaz, reforçando a profundidade do olhar. A cadência mantém fluidez. O bloco — “Ficamos ali, quietos, frente a frente, num instante, num momento, olhos nos olhos, corpo no corpo, alma na alma.” — utiliza paralelismo para reforçar a fusão entre os dois sujeitos. A construção é sintaticamente correta, com repetição que intensifica o efeito. A frase seguinte — “Paramos com um simples toque a realidade que se separa, diverge desta dimensão, deixando-nos sós, no nosso próprio Universo.” — apresenta imagem forte, com metáfora espacial bem articulada. A construção é clara, embora ligeiramente enfática. A secção — “Perdemos a noção do tempo, esquecemos o espaço à nossa volta, somos apenas uma corrente de energia que flui, entre corpos colados, abraçados, sentindo-se, transferindo, trocando emoções em olhares fixos.” — é o núcleo mais intenso do texto. A construção é sintaticamente correta, com enumeração que reforça a continuidade do movimento. A expressão “corrente de energia” é eficaz, articulando fusão emocional e física. A cadência é marcada por ritmo contínuo, coerente com o tema. O fecho — “Fechamos os olhos, e beijamos-nos, intensa e prolongadamente, até que o dia amanheça...” — encerra o poema com imagem de duração e entrega. A construção é clara, com uso adequado de advérbios. As reticências reforçam a ideia de prolongamento. A cadência final mantém coerência com o percurso emocional. O texto inscreve-se num estilo lírico‑intimista, explorando a fusão entre corpo, emoção e tempo através de imagens sensoriais e metáforas espaciais. A força do poema reside na cadência contínua, na coerência imagética e na capacidade de transformar o instante em experiência total. As fragilidades são mínimas, limitadas a pequenas irregularidades sintáticas e à ligeira redundância de algumas expressões, mas não comprometem a unidade estética. O conjunto apresenta voz madura, que transforma a noite em espaço de suspensão e encontro profundo.
Criado em: Hoje 13:10:55
|
|
|
|
||