Comentário a "Linhas Tortas" de Idália |
||
|---|---|---|
|
Colaborador
![]()
Membro desde:
6/11/2007 15:11 Mensagens:
2360
|
Este comentário também se encontrará disponível no perfil do utilizador na caixa de comentários do poema.
O poema, na sua íntegra, estará legível após o comentário. Não sei quem escreve certo. Ou se alguém sequer o faz e escrevemos provérbios e aforismos como forma de equilibrar ou pôr alguma justiça no mundo, ou no universo. Adorei o poema. Há uma clara separação das estrofes com o sentido único, na minha opinião, de criar opostos. Temos, na vida, várias fases. Com um pouco de sorte não é linear. Oscila. Sobe e desce como um baloiço, em que, com alguma sorte e poucas tragédias pessoais, podemos nos ressentir como crianças. O sujeito poético neste poemas fá-lo duma forma muito feliz. Todos somos castigados. Uns mais do que outros. A "...Chuva..." traz elementos típicos da melancolia, até uma lágrima hidrata. E com muita arte e saber, atingimos uma certa idade em que parece que já vivemos tudo e pouco temos a ver ou sentir. É o que pareço ler na primeira estrofe em que a metáfora do "...inverno...", embora já muito usada, é muito bem aplicada. "...obedecia\à altura da luz..." obedece a um certo conformismo, não a adoro, neste caso. As abreviaturas encurtam as palavras, é certo. No "...Abreviei o tempo..." faço duas leituras: Ou aproximo-me mais depressa do fim, porque o encurto. Ou encurto o tempo no seu total, e em vez de estar mais perto do fim, afasto-me, arriscando a estar mais perto do princípio. As "linhas tortas" do título também me agradaram imenso. Primeiro, porque sou ateu e todas as referências a deus deixam-me sempre incomodado. Depois, porque segundo os matemáticos a menor distância ente dois pontos é uma recta. Ou uma linha muito direita. O que me dá, novamente, nas "linhas tortas" a sensação de prolongamento, que se reflete na minha segunda leitura. Tens uma "...casa inventada..."; deve de ser um sítio bacano. Tens de me dar a morada para eu ir conhecer... com ou sem sílabas. Linhas Tortas Eu engolia a chuva de inverno obedecia à altura da luz. Abreviei o tempo na casa inventada lado a lado com as sílabas. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=385818 © Luso-Poemas
Criado em: Hoje 8:33:15
|
|
Transferir
|
||