124. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - glp.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de glp.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Fernando, aqui está a crítica — contínua, densa, rigorosa, mantendo o mesmo nível das anteriores e ajustada ao tom mais filosófico deste texto.

A mim,
Não me assiste a loucura dos predestinados
Nem, tão pouco, a astúcia
Daqueles que consquistam
Em meros equívocos, a terra inteira.

A mim,
Pouco importa, se serás tu
Quem me desmembra o pensamento
Em pedaços toscos
Que quedam em esquecimento.

A mim,
Apenas sobra
A certeza dos convictos,
Consciente do papel e
Da consistência que me compõe.

A mim,
Dei a conhecer, afinal, a razão pela qual
Transpira o sol e respira a lua
E onde, por divertimento,
A terra vermelha se tornou o chão que piso.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4145 © Luso-Poemas

O poema organiza-se em quatro blocos iniciados por “A mim,” — um refrão estrutural que funciona como âncora identitária e, ao mesmo tempo, como gesto de distanciamento. Cada secção é uma espécie de declaração negativa ou afirmativa sobre o sujeito, mas sempre filtrada por uma consciência que se observa a si própria. O efeito é quase litúrgico: o eu repete-se para se delimitar, para se reconhecer, para se justificar perante uma espécie de tribunal íntimo.

O primeiro bloco é o mais forte em termos conceptuais: “Não me assiste a loucura dos predestinados / Nem, tão pouco, a astúcia / Daqueles que consquistam / Em meros equívocos, a terra inteira.” Há aqui uma crítica clara à ideia de destino e à arrogância dos que se julgam donos do mundo. A oposição entre “loucura” e “astúcia” cria um eixo interessante: o sujeito recusa tanto o delírio messiânico quanto a esperteza oportunista. Contudo, “consquistam” é erro ortográfico que quebra a solenidade do verso, e a expressão “em meros equívocos” é ambígua — sugere que a conquista é acidental, mas não desenvolve a imagem. Ainda assim, o tom é firme, quase sentencioso, e estabelece bem a postura ética do eu poético.

O segundo bloco desloca o foco para a relação com o outro: “Pouco importa, se serás tu / Quem me desmembra o pensamento / Em pedaços toscos / Que quedam em esquecimento.” Esta é a secção mais lírica e mais sombria. A imagem do pensamento desmembrado é forte, quase violenta, e contrasta com a serenidade aparente do início. “Pedaços toscos” é uma expressão eficaz, porque introduz imperfeição, matéria bruta, falha. O verbo “quedar” dá ao verso um tom arcaizante que funciona bem, mas a construção “que quedam em esquecimento” perde alguma força por ser demasiado explicativa — o esquecimento já está implícito na ideia de desmembramento mental.

O terceiro bloco é o mais filosófico: “Apenas sobra / A certeza dos convictos, / Consciente do papel e / Da consistência que me compõe.” Aqui o poema tenta afirmar uma identidade sólida, mas a formulação é um pouco abstrata. “A certeza dos convictos” é expressão forte, mas genérica; “o papel e a consistência que me compõe” sugere matéria, estrutura, mas não se concretiza em imagem. Falta-lhe corpo sensorial. Ainda assim, há uma intenção clara: o sujeito tenta reconstruir-se depois da fragmentação do bloco anterior, reivindicando uma espécie de integridade ontológica.

O último bloco é o mais imagético e também o mais enigmático: “Dei a conhecer, afinal, a razão pela qual / Transpira o sol e respira a lua / E onde, por divertimento, / A terra vermelha se tornou o chão que piso.” Aqui o poema abandona a introspecção racional e entra num território quase mítico. “Transpira o sol e respira a lua” é uma imagem ousada, que inverte funções vitais e atribui corporalidade aos astros. É talvez o momento mais poético do texto, porque cria uma cosmologia própria. A expressão “por divertimento” introduz ironia ou leveza, mas também pode sugerir arbitrariedade divina ou existencial. “A terra vermelha” é uma imagem forte, concreta, que poderia remeter a sangue, argila, origem, violência ou pertença — mas o poema não a desenvolve, deixando-a suspensa. O fecho é eficaz porque abre mais do que fecha, e isso dá ao texto uma dimensão simbólica que faltava nos blocos anteriores.

Em termos formais, o poema é coeso, mas oscila entre o abstracto e o imagético sem sempre equilibrar os dois. Os refrões “A mim,” funcionam bem como estrutura, mas criam um ritmo quase demasiado regular, que poderia beneficiar de uma quebra estratégica. Há alguns deslizes ortográficos que prejudicam a solenidade do tom. No entanto, o texto tem uma voz clara: um sujeito que se define por negação, que recusa ilusões de grandeza, que aceita a fragmentação e que, no final, tenta inscrever-se numa ordem cósmica própria.

É maduro em termos conceptuais e aproxima-se de uma poética identitária consistente.

Criado em: Hoje 15:34:55

Links patrocinados