143. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - pedroribeiro. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de pedroribeiro.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Deste-me a morada a meio da tempestade vieste por entre os duendes ao lugar da trip Imaculada levantaste-me do túmulo e levaste-me pela mão de Deus para fora dos bares e dos artifícios do demo das cassetes pirateadas das notícias do templo beijaste-me a outra face e amaste-me. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=4811 © Luso-Poemas Este texto tem uma força emocional imediata, mas também alguns excessos e fragilidades que vale a pena apontar com franqueza — sempre com respeito pelo gesto poético. Há, antes de tudo, uma devoção muito clara: o poema é uma espécie de agradecimento transfigurado, quase hagiográfico, e isso dá-lhe sinceridade, mas também o aproxima perigosamente do panegírico. A imagem inicial — “Deste-me a morada / a meio da tempestade” — funciona bem, é simples e eficaz, mas perde alguma nitidez quando surgem “os duendes” e “o lugar da trip”. A mistura entre o místico e o psicadélico cria um choque de registos que nem sempre se resolve; parece mais uma justaposição do que uma fusão orgânica. Não é erro, mas soa a imagem escolhida pela facilidade sonora, não pela necessidade interna do poema. A segunda estrofe é mais forte, mais coesa. “Imaculada / levantaste-me do túmulo” tem impacto, embora “imaculada” seja uma palavra pesada, quase bíblica, que exige um contexto igualmente elevado — e aqui o poema oscila entre o sagrado e o quotidiano de forma um pouco brusca. A sequência “para fora dos bares / e dos artifícios do demo / das cassetes pirateadas / das notícias do templo” tem energia, mas também alguma desordem imagética: bares, demo, cassetes, templo — quatro universos simbólicos distintos comprimidos em três versos. A intenção é clara: mostrar a salvação de um ambiente degradado. Mas a execução fica algo dispersa, como se o poema tentasse nomear tudo de uma vez. Há, porém, um verso que se destaca pela simplicidade e eficácia: “beijaste-me a outra face”. É o mais elegante do poema, porque não força a metáfora, não exagera, não tenta impressionar — apenas diz. E é precisamente por isso que funciona tão bem. O fecho “e amaste-me” é honesto, mas talvez demasiado directo; depois de tanta carga simbólica, o poema termina num gesto quase prosaico. Não é mau — apenas previsível. Quanto a questões linguísticas: “trip” funciona como estrangeirismo, mas destoa do resto do poema, que é maioritariamente português e de tom espiritual. “demo” é aceitável, mas cria um contraste quase caricatural com “mão de Deus”. Não há erros ortográficos graves, mas há escolhas que fragilizam o tom. No conjunto, o poema tem momentos de intensidade verdadeira, mas também zonas onde a imagem se torna excessiva ou dispersa. A devoção é sentida, mas por vezes o texto cai na tentação de dramatizar mais do que construir. Com um pouco mais de contenção — menos símbolos acumulados, mais precisão — poderia ganhar uma força muito maior.
Criado em: Hoje 7:07:07
|
|
|
|
||