233. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Ziza Saygli. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Ziza Saygli.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Tento esconder o que meu rosto me escreve Mas em mim bate um vento que marca minha face. O tempo não é mais meu amigo e voa rapidamente. Não me iludo e não aprendo com os furacões. O que me resta dos sonhos eu não registro. Recuso-me a ler as histórias que eu mesma escrevi. Minhas folhas caem e eu não me importo. É sempre outono em meu caderno. Eu me projetei tronco forte, raiz profunda... Sem medir o tempo, tentei me renovar, Sentir-me outra com faces fabricadas Única a cada estação que se repete. Mas que força da natureza é essa que me tenta? Eu me agasalho e me dispo, Me resfrio e me acaloro A todo instante me viro e reviro. O sol me cobre de flores, O inverno as folhas me tira, E eu me aqueço nas neves. São as estações passando por mim. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=8792 © Luso-Poemas Este poema trabalha uma metáfora central — a mulher‑árvore — com uma coerência imagética que se mantém do início ao fim, mas que se abre em pequenas fraturas emocionais que lhe dão profundidade. O primeiro verso, “Tento esconder o que meu rosto me escreve”, já instala a tensão entre superfície e interior, entre o que se mostra e o que se tenta ocultar. A personificação do rosto como escritura é eficaz: o sujeito lírico não controla a própria narrativa, ela é-lhe escrita pelo tempo, pelo vento, pela erosão emocional. A segunda linha reforça essa força externa: “bate um vento que marca minha face”. O vento não é brisa, é impacto, é inscrição. O poema começa, portanto, com uma luta perdida: o tempo não é aliado, não ensina, não abranda — “não me iludo e não aprendo com os furacões”. A escolha de “furacões” é feliz porque amplia a escala: não se trata de pequenos abalos, mas de catástrofes internas que se repetem sem pedagogia. A segunda estrofe aprofunda a renúncia: “O que me resta dos sonhos eu não registro”. Há aqui uma desistência ativa, quase uma recusa da memória. O sujeito não quer ler as próprias histórias, como se o passado fosse uma ameaça. A imagem das folhas que caem — “Minhas folhas caem e eu não me importo” — é uma das mais fortes do poema, porque desloca a metáfora da árvore para o caderno, e do caderno para o corpo. “É sempre outono em meu caderno” é um verso de grande precisão simbólica: o outono é o tempo da queda, da perda, da preparação para o frio. O caderno, que deveria ser espaço de criação, torna-se estação morta. A escrita, que deveria salvar, aqui falha. A terceira estrofe introduz a tentativa de resistência: “Eu me projetei tronco forte, raiz profunda…”. O uso do verbo “projetar” é inteligente: não se trata de ser, mas de imaginar-se. A força é uma construção, não uma essência. A renovação é tentada, mas artificial — “faces fabricadas” — e a repetição das estações anula a ilusão de unicidade. A cada ciclo, a mesma tentativa, a mesma falha. A estrofe é particularmente eficaz porque expõe a fragilidade escondida sob a máscara da força. A quarta estrofe traz movimento, quase vertigem: “Eu me agasalho e me dispo, / Me resfrio e me acaloro”. O corpo reage às estações como se fosse permeável demais, sem fronteira. A oscilação térmica é emocional, e o verso “A todo instante me viro e reviro” sintetiza a instabilidade identitária. Há aqui um ritmo mais rápido, mais circular, que prepara a chegada da última estrofe. A estrofe final é a mais lírica e a mais equilibrada: “O sol me cobre de flores, / O inverno as folhas me tira”. A natureza age sobre o sujeito, mas já sem violência. Há aceitação, quase contemplação. O verso “E eu me aqueço nas neves” é ambíguo e belo: o calor encontrado no frio sugere maturidade, paradoxos integrados, uma espécie de reconciliação com o próprio ciclo. O fecho — “São as estações passando por mim” — devolve o poema ao seu eixo: não é o sujeito que vive as estações, são elas que o atravessam. O eu é permeável, vulnerável, mas também resistente na sua capacidade de continuar a ser atravessado. O poema tem força imagética, coerência simbólica e um ritmo que oscila entre a contenção e a vertigem. A única fragilidade — mínima — está na repetição de estruturas sintáticas semelhantes em algumas estrofes, o que pode criar uma ligeira previsibilidade. Mas, no conjunto, a peça é sólida, sensível e bem construída, com uma metáfora central que se mantém viva e fértil até ao último verso.
Criado em: Hoje 19:25:36
|
|
|
|
||