234. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Paula Correia. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Paula Correia.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Conhece-me o sabor das lágrimas Quando a noite silenciosamente cai Salpicando meus prantos de diamantes e prata. A cabeça deitada em linho molhado, O cabelo enfeitado de luz de luar… Vem pois, Morfeu de mansinho, Acalmar meu peito agoniado. E os tristes olhos, marejados, Gentilmente me fechar. Então, finalmente sorrirei. Dormindo, sou livre para sonhar! Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=9006 © Luso-Poemas Este poema instala, desde o primeiro verso, uma atmosfera de intimidade crepuscular, onde o corpo e a emoção se recolhem para dentro de um silêncio que não é apenas da noite, mas do próprio sujeito lírico. “Conhece-me o sabor das lágrimas” abre com uma personificação que funciona como chave de leitura: as lágrimas não são apenas consequência, são testemunhas, confidentes, quase cúmplices. O verbo “conhecer” dá-lhes agência, memória, continuidade. É um verso inaugural forte porque desloca o foco do eu para aquilo que o eu produz — o pranto — e que, paradoxalmente, o define. A imagem seguinte — “Quando a noite silenciosamente cai / Salpicando meus prantos de diamantes e prata” — é uma das mais belas do poema. A noite não apenas cai: ela salpica, intervém, transforma o pranto em matéria preciosa. Há aqui um gesto de sublimação: o sofrimento é transfigurado em brilho. A metáfora dos “diamantes e prata” não é gratuita; ela cria um contraste entre a dor e a estética, entre o peso emocional e a leveza visual. O poema, desde cedo, trabalha essa tensão entre o que dói e o que embeleza. A estrofe seguinte reforça a delicadeza sensorial: “A cabeça deitada em linho molhado, / O cabelo enfeitado de luz de luar…”. O linho molhado é uma imagem doméstica, íntima, quase táctil; o luar no cabelo é etéreo, distante, quase mítico. O poema move-se entre esses dois polos — o corpo vulnerável e o toque do sagrado. A elipse no final do verso prolonga a sensação de suspensão, como se o próprio luar demorasse a pousar. A invocação a Morfeu — “Vem pois, Morfeu de mansinho” — introduz o elemento mitológico com naturalidade. Não é um artifício erudito; é um pedido sincero, quase infantil, por descanso. A escolha de “de mansinho” é precisa: o poema não quer redenção grandiosa, quer apenas um alívio suave, um gesto de acolhimento. A sequência “Acalmar meu peito agoniado. / E os tristes olhos, marejados, / Gentilmente me fechar.” mantém essa cadência de ternura. O ritmo abranda, as sílabas se alongam, e o poema parece respirar mais devagar, como se já estivesse a adormecer. O fecho — “Então, finalmente sorrirei. / Dormindo, sou livre para sonhar!” — é simples, mas eficaz. O sorriso só existe no sono, e o sonho é apresentado como espaço de libertação, não de fuga. Há uma inversão interessante: a vigília é prisão, o sono é emancipação. O poema não procura resolver a dor; procura apenas um intervalo luminoso onde ela não governe. A peça é curta, mas coesa, com imagens bem escolhidas e um tom que oscila entre o lamento e a delicadeza. A única fragilidade — discreta — está na proximidade semântica entre algumas imagens de brilho (diamantes, prata, luar), que podem criar uma ligeira redundância estética. Ainda assim, o conjunto mantém força emocional e uma musicalidade suave, quase de canção de embalar triste.
Criado em: Hoje 19:28:32
|
|
|
|
||