347. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Antonio Ayrton.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Antonio Ayrton.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Não sei mais em que imensidão estou
Só sei que sou passado como a noite;
Que meus lábios sussuram o que ficou;
Em túmulos de pedras, de açoite.

Quero morte de um papel vivo, sem vida
Coma não desperta, nem rasga a mortalha
Pois é um lugar profundo sem partida
Nem vejo mais a carcaça que se espalha.

Eu pintei de azul o ceu das vésperas
Em algum lugar ao redor das curvas
Que hoje são texturas das sombras.

Só manchas e penumbras que saem da lua
Trazem em silêncio a dança das sombras
E os olhos apenas veem imagens obscuras.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=15220 © Luso-Poemas

O poema constrói-se sobre uma atmosfera de desorientação existencial, marcada por imagens sombrias e por uma linguagem que oscila entre o concreto e o simbólico. A abertura — “Não sei mais em que imensidão estou / Só sei que sou passado como a noite” — estabelece de imediato um sujeito que se percebe deslocado, dissolvido no tempo, e que utiliza a noite como metáfora de apagamento. A comparação é eficaz porque não recorre a dramatização excessiva; a noite funciona como elemento natural que absorve o sujeito, sem necessidade de explicitação emocional. A construção sintática é correta, embora marcada por uma cadência lenta que reforça o tom introspectivo.

A segunda quadra introduz uma tensão entre vida e morte através da expressão “papel vivo, sem vida”, que cria uma contradição deliberada e produtiva. A imagem da “coma não desperta” é forte, mas não ultrapassa o limite da sugestão simbólica, mantendo o poema dentro de uma contenção que evita o sensacionalismo. A referência à “mortalha” e à “carcaça que se espalha” desloca o texto para um campo imagético mais físico, onde o corpo surge como vestígio, não como protagonista. A sintaxe mantém-se clara, sem erros gramaticais, e o ritmo dos versos é regular, sustentado pela métrica aproximada que confere unidade à estrofe.

A terceira quadra introduz uma mudança tonal: o azul do céu das vésperas contrasta com a obscuridade anterior, mas não chega a iluminar o poema. A cor funciona como memória ou tentativa de reconstrução, situada “ao redor das curvas”, expressão que sugere um espaço não linear, talvez emocional, talvez temporal. A frase “Que hoje são texturas das sombras” estabelece uma transição eficaz entre passado e presente, mostrando que aquilo que antes era cor se tornou sombra. A imagem é coerente e contribui para a progressão temática do texto.

A estrofe final retoma a obscuridade, agora associada à lua, às penumbras e às imagens difusas. A construção “Só manchas e penumbras que saem da lua / Trazem em silêncio a dança das sombras” é particularmente bem conseguida, porque articula movimento e silêncio sem recorrer a exageros metafóricos. A última linha — “E os olhos apenas veem imagens obscuras” — encerra o poema num estado de limitação perceptiva que é coerente com a abertura: o sujeito não sabe onde está, e aquilo que vê confirma essa desorientação. A repetição de termos ligados à sombra, penumbra e obscuridade cria uma unidade semântica consistente.

O poema inscreve-se num estilo lírico de tendência simbolista contemporânea, marcado pela exploração de imagens sombrias, pela fusão entre paisagem exterior e estado interior, e pela utilização de metáforas que remetem para dissolução, memória e perda de orientação. A linguagem é cuidada, sem erros ortográficos, e a construção imagética mantém coerência interna. O tom é grave, mas não melodramático, sustentado por uma estrutura formal que privilegia a cadência lenta e a sugestão em detrimento da explicação.

Criado em: Hoje 17:42:20

Links patrocinados