374. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Fernando M. Pereira. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Fernando M. Pereira.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. Sonho que abres os olhos na minha dor e que fazes da minha insónia teu esqueleto quem és que procuras porque me visitas nestes escassos metros de liberdade e de paz na permuta das palavras descobertas? . vai-te! e que a vida ou a morte lá na dimensão das coisas irreais te cative e destrua essa pele minha mas vivida . e se à noite me tornar a construir no corpo d'uma insónia de palavras não bebas a comunhão dos meus lábios na métrica da dor dos meus poemas. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=16581 © Luso-Poemas O poema asemelha-se a uma introspeção sombria, onde a insónia, a dor e a presença espectral de um “tu” indeterminado se entrelaçam numa atmosfera de inquietação. A abertura — “Sonho que abres os olhos na minha dor / e que fazes da minha insónia teu esqueleto” — estabelece de imediato uma fusão entre o eu e o outro, marcada por imagens densas e pouco convencionais. A metáfora da insónia como “esqueleto” é particularmente eficaz, sugerindo que o sofrimento do sujeito se torna estrutura, ossatura, matéria que o outro habita. A construção sintática é fluida, embora marcada por ausência de maiúsculas no início dos versos, o que reforça o tom de despojamento. A pergunta — “quem és que procuras porque me visitas / nestes escassos metros de liberdade e de paz / na permuta das palavras descobertas?” — introduz uma dimensão interrogativa que não procura resposta, mas sim intensificar a sensação de invasão. A expressão “escassos metros de liberdade e de paz” traduz bem a limitação emocional do sujeito, enquanto “permuta das palavras descobertas” sugere que a relação entre ambos se constrói mais no plano verbal do que no físico. A ortografia é correta, mas a ausência de vírgulas em “quem és que procuras porque me visitas” cria uma ligeira ambiguidade sintática. A secção seguinte — “vai-te! e que a vida ou a morte / lá na dimensão das coisas irreais / te cative e destrua essa pele minha mas vivida” — articula uma expulsão paradoxal: o sujeito afasta o outro, mas reconhece que esse outro habita uma “pele minha mas vivida”, expressão que traduz a fusão identitária e a dificuldade de separação. A referência à “dimensão das coisas irreais” reforça o caráter onírico do poema, aproximando-o de um registo surrealizante. A construção é clara, embora marcada por uma ligeira irregularidade na pontuação. A última estrofe — “e se à noite me tornar a construir / no corpo d'uma insónia de palavras / não bebas a comunhão dos meus lábios / na métrica da dor dos meus poemas.” — encerra o texto com uma nota de sacralidade profanada. A expressão “comunhão dos meus lábios” aproxima-se de um imaginário religioso, enquanto “métrica da dor dos meus poemas” articula a ideia de que o sofrimento se transforma em forma, ritmo, estrutura literária. A ortografia apresenta um deslize em “d'uma”, que deveria ser “de uma”, mas mantém coerência geral. A cadência final reforça a tensão entre criação poética e dor existencial. O texto inscreve-se num estilo lírico existencial de tendência surreal, marcado por imagens densas, fusão entre sonho e vigília, e uma voz que oscila entre desejo de afastamento e necessidade de presença. A força do poema reside na construção imagética original e na atmosfera de inquietação constante, enquanto a fragilidade está em pequenas irregularidades sintáticas que poderiam ser ajustadas para maior precisão formal. Ainda assim, o conjunto apresenta coerência interna e uma voz poética marcada pela intensidade e pela introspeção.
Criado em: Hoje 16:19:06
|
|
|
|
||