434. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Antonio Hugo. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Antonio Hugo. Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.
Por detrás das verdes matas Surgia o sol da manhã... Eu feliz lá nas cascatas Brincava com as minhas irmãs! Minhas irmãs meus amores Minhas margaridas minhas rosas, Dos meus jardins multicolores Minhas poesias em prosas... Ambas da mamãe nasceram Juntas ao meu berço cresceram, Partilhamos do mesmo leite... Eu pequenino elas moças... Como um bibelô de louça, Em minha volta era enfeite. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=19122 © Luso-Poemas O poema organiza-se em três quadras de métrica simples, sustentadas por imagens bucólicas e por uma nostalgia infantil que se expressa através de metáforas florais e familiares. A ortografia apresenta alguns problemas formais: falta de espaços após vírgulas (“Saudade,companheira” no texto anterior, mas aqui “Por detrás das verdes matas / Surgia o sol da manhã...” está correto), ausência de acento em “Surgia” não ocorre, mas há irregularidade na pontuação — sobretudo o uso de reticências desnecessárias e vírgulas mal posicionadas (“Minhas irmãs meus amores / Minhas margaridas minhas rosas,” deveria incluir vírgulas para separar vocativos internos). A construção “Minhas poesias em prosas...” apresenta ligeira incongruência conceptual, pois “prosa” não é forma poética, mas a intenção metafórica é clara. A sintaxe é simples, com predominância de enumerações e paralelismos. A abertura — “Por detrás das verdes matas / Surgia o sol da manhã... / Eu feliz lá nas cascatas / Brincava com as minhas irmãs!” — estabelece o cenário natural e a memória infantil. A imagem do sol que surge por detrás das matas é convencional, mas eficaz dentro do registo bucólico. A construção “Eu feliz lá nas cascatas” é sintaticamente correta, embora ligeiramente coloquial. A rima entre “manhã” e “irmãs” é aproximada, mas funciona dentro da musicalidade simples do poema. A segunda quadra — “Minhas irmãs meus amores / Minhas margaridas minhas rosas, / Dos meus jardins multicolores / Minhas poesias em prosas...” — aprofunda a metáfora floral. A ausência de vírgulas entre “irmãs” e “meus amores”, bem como entre “margaridas” e “minhas rosas”, cria leitura apressada; a pontuação deveria separar os elementos da enumeração. A metáfora das irmãs como flores é clara, embora convencional. A expressão “Minhas poesias em prosas” cria tensão conceptual: a prosa não é poesia, mas a frase pode ser interpretada como tentativa de dizer que as irmãs são fonte de inspiração literária. A quadra mantém coerência temática. A terceira quadra — “Ambas da mamãe nasceram / Juntas ao meu berço cresceram, / Partilhamos do mesmo leite... / Eu pequenino elas moças... / Como um bibelô de louça, / Em minha volta era enfeite.” — apresenta irregularidade estrutural: há seis versos, quebrando a forma das quadras anteriores. A construção “Ambas da mamãe nasceram” é correta, embora coloquial. “Juntas ao meu berço cresceram” é sintaticamente aceitável, mas a preposição “ao” poderia ser substituída por “junto ao” para maior precisão. A imagem do “bibelô de louça” é eficaz na criação de delicadeza, mas a frase “Em minha volta era enfeite” apresenta problema de concordância: “era” deveria concordar com “elas”, tornando-se “eram enfeite”. A pontuação com reticências é excessiva e não acrescenta valor expressivo. O texto inscreve-se num estilo lírico‑bucólico tradicional, marcado pela evocação da infância, pela idealização da natureza e pela utilização de metáforas florais para expressar afeto familiar. A força do poema reside na simplicidade emocional e na coerência entre cenário natural e memória afetiva. As fragilidades surgem na pontuação irregular, na ausência de vírgulas necessárias, na incongruência conceptual entre poesia e prosa, e na quebra da estrutura métrica na última estrofe. Ainda assim, o conjunto mantém unidade temática e apresenta uma voz poética centrada na ternura e na nostalgia.
Criado em: Hoje 19:22:39
|
|
|
|
||