Quanto ao discernimento
sem nome
Quando preso em um zoológio, um animal selvagem consegue ferir a um ser humano, quais são os responsáveis?

Criado em: 9/12/2012 13:34
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quanto ao discernimento
Membro de honra
Membro desde:
31/3/2008 17:45
De Braga
Mensagens: 8104
Se o animal está preso e o humano ferido invadiu o espaço do animal, como é evidente, o culpado é esse humano, excepto se for menor ou incapaz, pelo que aí o responsável é quem detem a sua guarda e não cuidou da sua segurança. Podemos também pôr a hipótese de alguém ter um acidente: se alguém vir o perigo em que o sinistrado está e não socorrer, este é responsável por omissão.
Entre pessoas de senso comum, se for notória a incapacidade de um ser humano e as pessoas que com ele convivem disso tiverem consciência, são também responsáveis se provocarem o inimputável a palavras ou actos violentos. O inimputável não tem qualquer responsabilidade nesses actos violentos, porque não tem capacidade de perceber a diferença entre o bem e o mal, por muito que se lhe explique, ele não entende, sobretudo se tiver ideias fixas.
Sinais de incapacidade evidente é um sistemático discurso não coerente e sinais de que não se situa no tempo e no espaço. Outro dos sinais são ideias fixas totalmente em desconformidade com a realidade aceite por todos.
Enfim, não sei se era este o objectivo da pergunta, mas achei relevante, por notar que andam por aqui "humanos" que ainda não pensaram no assunto.

Abraço

Criado em: 9/12/2012 13:55
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quanto ao discernimento
sem nome
Muito bem explicado Roque!
Concordo em genero, numero e grau!
Principalmente essa parte: "Entre pessoas de senso comum, se for notória a incapacidade de um ser humano e as pessoas que com ele convivem disso tiverem consciência, são também responsáveis se provocarem o inimputável a palavras ou actos violentos. O inimputável não tem qualquer responsabilidade nesses actos violentos, porque não tem capacidade de perceber a diferença entre o bem e o mal, por muito que se lhe explique, ele não entende, sobretudo se tiver ideias fixas"


Criado em: 9/12/2012 15:35
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: Quanto ao discernimento
sem nome
RoqueSilveira- Agradeço a sua resposta bastante pertinente.

Abraço de luz e paz.

Criado em: 9/12/2012 15:42
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados