« 1 2 3 4 (5) 6 »


Re: quando critica literária...
sem nome

Aproveitando o post do poeta Carlos.

uma interpretação a mais...

Lendo com mais atenção os textos do escritor Amandu, entendi que o autor criou um personagem que chama de “DEUS”. Ao narrar na primeira pessoa este personagem (um artifício da linguagem-criativa) se coloca na pele dele, simplesmente... mas, é sempre um mero-personagem, que na sua fala não obedece a lógica (cartesiana) dominante da escrita ocidental. A lógica diferente do personagem é demonstrada por signos (códigos- mensageiros) a serem decodificados (o sentido/mensagem). É interessante para quem gosta deste tipo de texto/poema. A linguagem tem esta função – criar mundos diversos e aparentes. A gente não crê em tanta coisa (como verdade) só porque foi escrita... e que é simples ‘ideação”(ou ideal) desconectadas com a realidade (ideologias, livros sagrados das religiões, etc.) ... os conflitos surgem , porque, quase sempre, se toma o efeito pela causa, é o erro mais comum da dita ‘razão’...

Mas, voltando ao texto debatido (Amandu), isso não impede que este( o texto) seja criticado como qualquer um aqui exposto. Porque tal imunidade não faria justiça aos outros textos de usuários do site, merecedores de criticas, muitas vezes ácidas, por aqueles que se incomodam com a escrita de-sa-justada ao gosto particular destes entendidos-criticos.

“Ler e ser lido, basta-nos por aqui. Que mais poderemos fazer? E sempre respeitar o outro.” ... uma excelente sugestão e o texto/escrita do Amandu é o mais lido no momento.


Deixo um questionamento de um pensador que aprecio (atenta para a conciliação), ninguém tem razão ou sabe a verdade... tudo passa ou se transforma.


“ Talvez a sabedoria apareça na Terra como um corvo, que se entusiasma com o ligeiro odor de cadáver? “

Criado em: 10/12/2012 13:26
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
sem nome
SERÁ DIFÍCIL DE LER PORTUGUÊS E DE ENTENDER?
ISTO PARA JOCASTA E CARLOS. EU DISSE QUE SOU DEUS PAI NADA MAIS E NÃO VEJO PORQUE PERDEM TEMPO QUANDO LÁ ESTÁ EM LEGÍTIMO PORTUGUÊS E AOS ANOS QUE É ASSIM. APENAS NÃO DIGNIFICAM A ESCRITA E O MEU VER DO MUNDO. ISSO É NADA DE DIFERENTE.
QUANDO CHEGAR A UM MILHÃO DE VEZES QUE EU REPITA QUEM SOU SEI QUE NÃO COMPREENDEM PORTUGUÊS. MAS ISSO É MEU NÃO É VOSSO.
ABRAÇO E DEIXEM O MUNDO E DEDIQUEM-SE À ESCRITA E NÃO A QUEM NÃO QUER. ARRE QUE OS SÃO ESTÚPIDOS.
DE CRÍTICA NÃO EXISTE ISSO A SENHORA SENDO ESCRITORA. ACEITA CRÍTICAS A BEETHOVEN POR EXEMPLO? NO ENTANTO EXISTE QUEM QUIZESSE FAZER E NEM A SI SE ME ENTENDE JOCASTA.
IMAGINA UMA TV SE QUER ALGO DEPOIS DE VÓS E ASSIM VAI O MUNDO.
EU NÃO TENHO NADA A RESPONDER AQUI APENAS EVITO A MAIOR ASNEIRA QUE É SER-SE ESCRITOR DE PODER FALAR E ISSO TUDO SABE.
UM ESCRITOR É O MAIOR BURRO DO MUNDO QUE VENCE POR EU ESCREVER E UM DIA VER. PORTANTO NADA A VER DISSO.
PARA O LUÍS UMA COISA É SER DEUS E OUTRA UM PSIQUIATRA QUE É UM LOUCO E A SI O CONSIDERA O MESMO E A TUDO.
É DIFÍCIL UMA PESSOA ATURAR GENTE QUANDO ESTÁ QUIETO E NADA MAIS SE ME COMPREENDEM.
UMA COISA É ALGUÉM NÃO ENTENDER QUE É DEUS AMANDU E OUTRA É PODEREM FALAR. SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES E AMBAS NÃO EXISTEM NA MINHA CAPACIDADE DE VER NO POVO POIS ESTE SABE QUEM É E SOU TAMBÉM. SÃO ESTRANHOS NO LUSO POR VEZES MAS IMAGINA QUE MUITOS NÃO SE VÊM ATÉ E COMO VEJO INVENTAM SEM VEREM POIS NADA É DE DIFERENTE EM MIM E QUE SEI QUEM SOU ASSIM COMO TODOS NO MUNDO.
EU SOU DEUS E DEUS PAI ISSO ACHO QUE NÃO É IMPORTANTE MAS É O QUE ESTÁ ESCRITO E PORTANTO VER E COMPREENDER E DEPOIS FALAR. ISSO DE EU PUBLICAR OU NÃO É DA MINHA LAVRA NÃO DE DIFERENTES LUGARES OU GENTES.
É UMA SECA TER DE ME DEFENDER QUANDO A CULPA É DOS OUTROS OU NÃO SERÁ? TENHO A MINHA VIDA E NADA A VER COM TUDO E ISSO SOMENTE POR ESCREVER?
TENHO DE FAZER TUDO NO MUNDO E AINDA VIR PARA AQUI ATURAR GENTE DO LUSO? SEJAM SINCEROS E NÃO DESGRAÇA DESTA VIDA SE ARMANDO EM PESSOAS QUANDO ISSO NEM É DE VER AONDE ESTÁ O MUNDO POIS NADA MAIOR QUE UMA PROSTITUTA UMA VEZ QUE VOCÊS ASSIM O QUEREM VER. E ISSO É O MUNDO. DE MANEIRA QUE NADA DE DIFERENTE SE PODEM VER. O MUNDO É DE DINHEIRO E DE VER E NÃO DE SE ARMAREM E QUEREREM SABER POR MIM DE TUDO. METADE É ISSO E DEPOIS PERGUNTEM. AOS PRÓPRIOS NÃO A MIM QUE NEM ME ATURO MUITO MAS VEJO QUE ESTOU FALANDO TAMBÉM.
PARA TERMINAR E TANTAS VEZES JÁ DISSE UM HOMEM É UM BURRO. ELES ESTAREM CALADOS OU FALAREM É A MESMA COISA. A MULHER AINDA SE AGUENTA NO MUNDO PORQUE EU A PROTEJO E SEI QUE É MÃE MAS É PRECISO VERMOS QUE É DEVIDO A MIM E A CRIAR A SUA BELEZA E NÃO ELA QUE NADA VÊ. SE É POR ISSO É LER TAMBÉM ELAS E ISSO É.
QUE RAIO UM TEXTO NÃO SENDO MENOR NÃO SE DEVE TOCAR E MENOS A OBRA QUANDO NÃO SE COMPREENDE ATÉ MULHERES QUE NADA FAZEM MAS NADA ESTÁ DO SEU LADO E ATÉ CAMÕES TÊM DE ESTUDAR. A REALIDADE É NELAS NÃO NOS OUTROS. AGORA MENTIR É DIFERENTE QUANTAS MORREM MESMO DIZENDO O MELHOR DE DEUS?
A PIOR COISA QUE EU JÁ VI ATÉ HOJE PARA QUE ENTENDAM COMO É QUE SE PASSA NUM DETECTOR DE MENTIRAS MAS AÍ DEVERIAM PÔR UNS POUCOS E VER SE RIEM TAMBÉM. NÃO É QUE ME ESCUSE POIS SEI QUE SE ALGUÉM ESTIVER EM LINHA TELEFÓNICA COM UM PRETO E INSISTIREM QUE ELE É BRANCO DO OUTRO LADO ELE SABE QUE É PRETO E NUM DETECTOR DÁ PRETO LÓGICO. ORA UMA VACA TAMBÉM SABE QUE É VACA E DEUS O MESMO. QUE EXISTEM IDIOTAS A DIZER QUE SÃO DEUS TAMBÉM É DIFERENTE MAS ISSO NÃO SOU EU. É FÁCIL PORQUÊ INSISTIR SE NADA VEJO ESCRITO NO MUNDO A NÃO SER EU?
A NÃO SER QUE ALGUÉM QUEIRA FAZER TEMPO POR CAUSA DOS DETECTORES E SEREM DE NOVO ANORMAIS CONVENCIDOS DE GENTE. ISSO TALVEZ. E TENHO O MEU DIREITO E NÃO A SER ACUSADO QUANDO ESTAVA CALADO E FAZENDO O MEU VIVER.
ABRAÇOS E QUE SEJAM DEFINITIVOS A NÃO SER QUE SEJAM LOUCOS. ISSO JÁ NÃO ME PERMITO VER MAIS TAMBÉM POIS SEI DE TUDO NO MUNDO E ASSIM SOU E ASSIM É EM TUDO O QUE DIGO E SOU. APENAS PEÇO SOSSEGO A QUEM QUER VIVER E COMPREENDER COMO SE V~E E SE INSTRUÍ O POVO E NÃO QUEM NADA É E QUE O QUER FAZER SENDO ERRADO E MORTE CERTA POIS NO MUNDO NADA EXISTE A NÃO SER EU E UM POUCO DO QUE FAÇO MAS ISSO É MEU TRABALHO E NÃO ATAQUE DOS OUTROS QUE SE ENTENDA AONDE SE VIU E SE PROGREDIU OU SE VACILOU AONDE NADA DE TER ESTAVA. PORQUE SEI DO MUNDO E DO QUE É UM HOMEM APENAS TODA A FEMINILIDADE TAMBÉM E DIZER DEUS A QUEM NÃO É NADA É DIFÍCIL NEM EU QUE O SEJA. MAS O DIGO PORQUE SOU E ASSIM ME CONSTATA. BEM ADEUS.

Criado em: 10/12/2012 13:43
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária... (epílogo)
sem nome
Roque, sempre tive-a como uma pessoa de bom senso, e sempre lhe respeitei por isso; mas, penso que começas a escorregar na rampa... parece estar perdida no que desejas defender aqui... sem nexo estão sendo suas intervenções já que havia feito o papel de esclarecer, aceitei e imediatamente...

eu encerrei o assunto desde lá do iniciozinho... caracas! sei que gostas de alimentar celeumas, mas não vais mudar o rumo das coisas com o meu aval. espero que não penses estar lidando com uma cabeça oca aqui... por favor, não subestime a minha capacidade de entendimento das coisas... está tudo aí, atrás, de quem é quem e o quê é o quê...

não tenho que concordar que queira agora me imputar dolo algum, pois não há; não dei corda, não ofendi, se suscetibilizei; é inerente, nunca se agrada mesmo gregos e troianos...

cara, (vou desenhar) não sou eu que me dispus a criticar (ponto) está explicito no tópico. pedi somente que aqueles que se dispuseram fazê-lo num ímpeto moralizador do site. fizessem. tão somente isso, (renovo) quis saber daqueles que aqui comentam/criticam com propriedades literais, que dessem suas considerações/posições quanto ao tipo de escrita que estava sendo proposta naquelas teias de palavras. pois, eu não consegui...

entender ‘xongas’, ‘bulhufas’ como dos que também em off concordaram comigo. (surpreso do prestígio) agradeci e dei razão a todos eles de não se mostrarem, pois, quintuplicaria aqui esta discussão, inútil, por quererem alimentar algo sem defesas de razões. o que é, é, e está às vistas de qualquer um com discernimento. ao meu olhar, equilibrado, e sem ranços, é uma puta sacanagem o que fazem com a aranha. você me fez entender e dei por encerrado. mas e a aranha, e os protetores...
retroaja, releia e veja quem tem insistido em levar isso adiante...

como bem sabes também não sou de me calar, como não me calei, no caso das perseguições aos administradores; foram acintosas, covardes, guerrilheira, e o que conseguiram na opinião dos ‘lusuários’? procure saber. da nódoa deixada para os anais do Luso-Poemas. foi a coisa mais ridícula praticada aqui, e se fez mais contra o próprio site do que com aas pessoas. vileza na defesa de se querer reverte 'na marra' um status que só desagradava alguns. ainda assim; a despeito da visão externa de que se tinha do Luso-Poemas, se quis aqui posicioná-lo como um lugar credível para se exercitar a escrita, e se conseguiu com um evento...

o suposto no seu último parágrafo ficou tão ridículo a sua avaliação que eu peremptoriamente me recuso a fazer qualquer declaração, me basta o que registrei da verdade. deixarei que fiques, ai sim, com suas dores, e cismas... já está cômico demais tudo...

Como são as coisas... precisou-se de todo um grande bla bla bla inútil, peitos arfantes e egos esquentados, para que as respostas pedidas, especificadas no tópico, viessem agora; diretas, cruas, nuas de rebarbas nos post do Carlos e da Jocasta, quais agradeço, cada um com o seu posicionamento simples, reto, e que ora; apesar de nalguns pontos transparecer um toque lírico e subjetivo, mas aceitável...

outras observações neste mesmo rumo, sim, poderão ser postados... desta parte estou satisfeito. volto a ser um mero observador. a não ser que...



'e... saravá. que Oxalá olhe pra todas as bandas e quimbandas'







"Eu tô te explicando pra te confundir,
eu tô te confundindo pra te esclarecer,
tô iluminado pra poder cegar e
tô ficando cego pra poder guiar
"

Tom Zé






Criado em: 10/12/2012 14:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
sem nome
Eu venho só arrematar dizendo que os escritos do Amandu deveriam estar acima de quaisquer críticas, por motivos mais que óbvios, explicados quase em detalhe pela Conceição no seu primeiro comentário. Para bons entendedores meia palavra basta, mas infelizmente alguns preferiram complicar as coisas. Eu sei que o simples facto do Amandu considerar-se divino irrita a muitos, mas é assim, e só há que respeitá-lo, ou simplesmente ignorá-lo, o que muitos não conseguem. Eu frequento este site há dois anos e meio e nunca vi o Amandu meter-se com outro usuário através de textos ou comentários. Se aconteceu, passou-me despercebido. Agora vou-me, enquanto o sol brilha...

Criado em: 11/12/2012 6:25
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
Membro de honra
Membro desde:
20/5/2008 17:39
De Porto
Mensagens: 2999
Olhai as águas azuis:
repletas, sabem ser transparentes...


Obrigada, Luís, por dizeres tão bem - o melhor, o único epílogo sensato.

Já antes quis arriscar estas areias, mas, de móveis que eram, vi-as passar a movediças - e a que propósito, meu Deus de todos? (ou todos nós deuses...)

Sem por em causa o meu apreço por ninguém (ainda que se corram riscos, baseando o nosso apreço pela pessoa nas palavras que escreve, sou de fé inabalável...), entristece-me ver como nos usamos uns contra os outros: qual o propósito deste tópico?...

...reclamar a "atenção dos críticos de plantão inequívocos na proposta de elitização da escrita e moralização do Luso-Poemas nas questões literais" para a impunidade de alguém (deus, que seja...) que se aponta a dedo?

...acusar de "autopromoção" textos que não nos gritam aos ouvidos, que não nos exortam a credos, que, no máximo, nos levam a reler e a acreditar na inocência dos simples e, no mínimo, a passar ao lado, ignorando dúvidas?...

...exigir esclarecimentos, críticas, dividendos literários?...

Ora!... a caixinha de comentários ainda não foi excluída, se há comentários ou críticas a fazer a qualquer texto, a qualquer autor, é lá que devem ser feitas, directamente e sem apelar a pseudo-instância alguma! Cada um deve ser responsável pelas suas próprias opiniões e/ou acusações!
Quem gostaria, inocente ou não, de ser julgado em praça pública, sujeitando-se à arbitrariedade das boas ou más intenções, ou das bem ou mal fundamentadas razões?... Porque foi isto que eu vi aqui: um julgamento forçado, sem conhecimento de culpas (ou inocências) verdadeiras.

Que julgue a pessoa quem se achar acima de Deus. Que julgue os textos, quem quiser, a crítica é livre e permitida, certo? - no sítio certo.

Amandu, como bem dizes, Luís, e como disse a Conceição, logo na primeira (e, a meu ver, única necessária intervenção, se alguma houvesse...) é uma pessoa que vive o seu céu sem incomodar ninguém na terra - e os seus textos só são oráculos para quem procura ler estrelas. Não turvem o universo, por favor...



Teresa

Criado em: 11/12/2012 10:12
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
Colaborador
Membro desde:
16/10/2012 16:18
Mensagens: 1473
ajudando a pôr os pregos no caixão: há homens e mulheres e críticos e cítricos

abs

Criado em: 11/12/2012 11:03
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...

Membro desde:
2/3/2007 19:42
De Queluz
Mensagens: 3731
E existe também um imenso mundo de Amandu para além das paredes desta casa que envolvem outras artes e não apenas aquela da qual aqui se fala. Para quem eventualmente esteja interessado em conhecer um pouco mais desse mundo de Amandu, talvez depois sinta necessidade de reflectir sobre tudo isto... vou apenas dar dois exemplos (existem dezenas e dezenas de muitos outros) que ele mesmo disponibiliza aqui, no seu perfil.

http://www.luso-poemas.net/modules/yogurt/seutubo.php?uid=2322

http://www.myspace.com/ajlau

PS. Não sou de me meter nestas coisas, mas também me incomodam certas outras coisas que logo à partida são tão evidentes.

Criado em: 11/12/2012 11:34
_________________
*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
sem nome
Não há inocentes.

Criado em: 11/12/2012 12:14
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
Membro de honra
Membro desde:
20/5/2008 17:39
De Porto
Mensagens: 2999
De facto não há, Sendoluz, estou completamente de acordo, já era para lho ter dito no seu texto cruzado...

...a não ser, talvez, os que pertencem, por direito próprio, ao reino dos céus - e nós somos ainda cegos para ver quem continua inocente (ou não), depois de perder o corpo de criança. Cegos por culpa original.

Mea culpa



Criado em: 11/12/2012 12:58
Transferir o post para outras aplicações Transferir


Re: quando critica literária...
sem nome
Será que depois da carne nos mudamos ou estamos nela em decorrência de...?

Criado em: 11/12/2012 13:13
Transferir o post para outras aplicações Transferir







Links patrocinados