21. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Solidão.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Solidão.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Hoje partirei
Não quero lágrimas
Não quero que me peça para ficar
Sentirei saudades, dor
Mas sempre te amarei
Não direi adeus, direi até mais.
Verei o mundo lá fora
Sem medo, mas sofrendo
Sei que devo ficar, esperar
Preciso partir
Me encontrar
Se um dia voltar, assim voltarei
Para em teus braços adormecer.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=402 © Luso-Poemas

Este poema constrói‑se como um rito de passagem íntimo, onde a partida não é fuga, mas um gesto de necessidade interior, quase uma iniciação. A voz poética afirma desde o início que não quer lágrimas nem súplicas, e essa recusa do drama externo revela uma maturidade que se impõe contra a tentação do apego. O sujeito sabe que partir dói, sabe que o amor permanece, mas compreende que o amor, por si só, não basta para sustentar quem ainda não se encontrou. Há aqui uma tensão entre o dever de ficar e a urgência de partir, como se a alma estivesse dividida entre a fidelidade ao outro e a fidelidade a si mesma. O verso “não direi adeus, direi até mais” funciona como um pacto silencioso: a separação não é ruptura, é suspensão; não é fim, é intervalo. A viagem para “ver o mundo lá fora” não é aventura, é prova — e o poema assume essa dor sem dramatizá‑la, como quem sabe que o sofrimento é parte do caminho. A consciência de que “sei que devo ficar, esperar” revela a contradição interna, mas é precisamente essa contradição que legitima a partida: só parte quem está dividido, só se encontra quem se perde. O fecho, com a promessa de um retorno possível — “se um dia voltar, assim voltarei / para em teus braços adormecer” — devolve ao texto uma circularidade emocional: a viagem não é fuga do amor, mas um movimento que o preserva. O poema, no fundo, é sobre a coragem de interromper para salvar, de afastar‑se para não destruir, de partir para poder regressar inteiro. É uma pequena elegia da identidade em trânsito, onde o amor não é negado, mas guardado como bússola.

Criado em: Hoje 7:24:51

Links patrocinados