55. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Angela. |
||
|---|---|---|
|
Moderador
![]()
Membro desde:
24/12/2006 19:19 De Montemor-o-Novo
|
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Angela.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele. A nómada Vagueio pela minha vida Como uma partícula de pó No rasto de um cometa. Vivo desiludida. Permaneço ainda só À espera de um profeta. Deambulo pela minha vida Como uma partícula de pó Levada pelo vento. Vivo perdida. De mim sinto dó, Em constante tormento. Erro pela minha vida Como uma partícula de pó Nómada na minha mente. Vivo indefinida. Como num quadro de Miró, Sou metáfora incongruente. Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1622 © Luso-Poemas Este poema constrói-se como uma pequena variação tripartida sobre a mesma imagem — a partícula de pó — e é precisamente essa repetição que lhe dá unidade e intenção. Cada estrofe retoma a metáfora, mas desloca o seu significado: primeiro o pó no rasto de um cometa, depois o pó levado pelo vento, por fim o pó nómada dentro da própria mente. Há aqui uma progressão subtil: o movimento exterior transforma‑se em movimento interior, e a errância física converte‑se em errância identitária. O poema, embora breve, tem uma arquitetura clara. A cadência é simples, quase canção, com rimas regulares que criam fluidez, mas também uma certa previsibilidade. A repetição de estruturas — Vagueio pela minha vida / Deambulo pela minha vida / Erro pela minha vida — funciona bem como variação temática, mas a rima pó / dó / Miró aproxima-se do óbvio, sobretudo porque a referência ao pintor surge como solução rimática mais do que como necessidade simbólica. Ainda assim, a imagem final — “metáfora incongruente” — é eficaz, porque assume a própria fragmentação do sujeito poético e fecha o poema com uma autoconsciência que o eleva. A primeira estrofe é a mais forte: o “rasto de um cometa” introduz uma dimensão cósmica que contrasta com a pequenez da partícula de pó. É uma imagem que abre espaço, que dá amplitude. A segunda estrofe, porém, perde alguma força ao repetir a estrutura sem acrescentar densidade emocional; o “constante tormento” é demasiado genérico para o tom intimista que o poema procura. A terceira estrofe recupera vigor ao deslocar o foco para a mente — aqui, sim, há uma mudança de plano — e a referência a Miró, embora algo previsível, funciona como metáfora de uma identidade fragmentada, feita de formas dispersas e aparentemente desconexas. O poema vive de uma tristeza quieta, não melodramática, e isso joga a seu favor. A solidão é tratada sem excesso, mas também sem surpresa. A maior virtude está na economia verbal: não há desperdício, não há ornamentação supérflua. A maior fragilidade está na dependência da rima, que por vezes condiciona a profundidade das imagens. Ainda assim, o conjunto mantém coerência e um tom de desamparo contido que lhe dá autenticidade.
Criado em: Hoje 8:08:44
|
|
|
|
||