63. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Luisa.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Luisa.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Acordei, e o que me veio a cabeça primeiramente: ele como sempre! Meu dia inteiro e so pensar nele, nao consigo fazer nada, o meu mundo gira em torno dele....
Loucura da minha parte, nao sei! So sei que quando estou com ele é magico cada segundo, a voz dele me faz esquecer de qualquer problema que eu tenho, que nao sao poucos.
Mas com ele o mundo e lindo, sou a mulher mais feliz do mundo, o interessante e que so me sinto assim com ele....Longe dele me sinto um lixo.
Mas nao sei se um dia vamos ficar juntos, porque ele parece um sonho, que so faz parte da minha imaginacao...
E quando volto pro mundo real e cruel, vejo que tudo nao passou de um sonho, um sonho lindo!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=1934 © Luso-Poemas

O texto apresenta-se como um desabafo íntimo, escrito num registo declaradamente confessional, onde a voz feminina expõe a própria vulnerabilidade desde o primeiro verso: “Acordei, e o que me veio a cabeça primeiramente: ele como sempre!” . Esta abertura estabelece de imediato o tom: não há mediação poética, não há tentativa de construir imagens elaboradas — há urgência emocional. O texto assume-se como fluxo de consciência, e essa escolha estilística é coerente com o tema da obsessão amorosa.

A repetição da ideia de que o dia inteiro se resume a pensar nele — “Meu dia inteiro e so pensar nele, nao consigo fazer nada, o meu mundo gira em torno dele....” — reforça a sensação de aprisionamento emocional. A ausência de acentos e a ortografia descuidada não parecem ser falhas involuntárias, mas antes parte do registo espontâneo, quase diarístico. O excesso de reticências, embora estilisticamente pobre, traduz bem a respiração entrecortada de quem escreve sob forte emoção.

A frase “Loucura da minha parte, nao sei!” funciona como ponto de inflexão: o eu lírico reconhece a desproporção do sentimento, mas não consegue afastar-se dele. A seguir, o texto entra no seu núcleo mais lírico: “quando estou com ele é magico cada segundo, a voz dele me faz esquecer de qualquer problema” Página atual. Aqui, a linguagem aproxima-se de um lirismo simples, sustentado por uma idealização absoluta do outro. A oposição entre o mundo com ele — “lindo” — e o mundo sem ele — “me sinto um lixo” — é deliberadamente extrema, e essa extremidade é coerente com a lógica interna do texto: trata-se de um amor que não admite gradações.

O poema ganha força precisamente naquilo que poderia ser visto como fragilidade: a exposição crua da dependência emocional. A voz não tenta disfarçar a desproporção, nem a assimetria da relação. Pelo contrário, assume-a: “ele parece um sonho, que so faz parte da minha imaginacao...” . Esta frase é central, porque revela a consciência de que o objeto amado talvez não corresponda, talvez não exista na mesma intensidade fora da fantasia. O texto, então, desloca-se para um contraste final entre sonho e realidade: “E quando volto pro mundo real e cruel, vejo que tudo nao passou de um sonho, um sonho lindo!” Página atual. O fecho é eficaz porque retoma o título (“Sonho”) e fecha o círculo emocional: o amor é simultaneamente refúgio e ilusão.

Do ponto de vista literário, o texto não trabalha imagens complexas nem metáforas elaboradas; a sua força reside na autenticidade do desabafo e na coerência emocional. A escrita é direta, por vezes abrupta, mas essa brusquidão serve o propósito: não se trata de um poema que procura beleza formal, mas de um texto que tenta fixar um estado emocional extremo. A ausência de estrutura métrica, a pontuação irregular e o tom coloquial não prejudicam o efeito — pelo contrário, reforçam a natureza de confissão íntima.

Em síntese, o texto funciona como retrato de uma paixão idealizada e dolorosa, sustentada por uma voz que oscila entre êxtase e desilusão. A simplicidade formal é coerente com o conteúdo, e o poema cumpre o que promete: expor, sem filtros, a experiência de amar alguém que talvez exista mais no sonho do que na realidade.

Criado em: Hoje 7:50:11

Links patrocinados