76. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Walter.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Walter.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Sou eu que escrevo
versos que só eu leio...
Sou eu que leio
versos que ninguém mais lê...
Por que você está lendo estas linhas?
Elas são apenas minhas!!!

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2191 © Luso-Poemas

Um poema que trabalha a autorreferencialidade como gesto poético: o sujeito escreve, lê‑se a si mesmo e interroga o leitor intruso que atravessa um território que ele declara privado. É um texto curto, mas com uma tensão interessante entre intimidade e exposição.

A primeira afirmação — “Sou eu que escrevo / versos que só eu leio...” — cria uma espécie de clausura voluntária. O eu lírico afirma a posse absoluta do texto, mas essa afirmação é imediatamente contradita pelo facto de o poema estar publicado e disponível a qualquer leitor. Essa contradição é, aliás, o motor do poema: o autor desconhecido diz que escreve para si, mas publica; diz que ninguém lê, mas dirige‑se a quem lê. Há aqui um jogo consciente entre recolhimento e exibição.

A segunda parte — “Sou eu que leio / versos que ninguém mais lê...” — reforça essa clausura, mas também a fragilidade dela. A repetição quase espelhada dos versos cria ritmo, mas também revela uma limitação: o poema apoia‑se demasiado na simetria, sem explorar a ambiguidade que poderia nascer dessa duplicação. Ainda assim, a ideia de um texto que existe num espaço privado, mesmo quando exposto, é literariamente fértil.

O verso decisivo é a pergunta: “Por que você está lendo estas linhas?”
Aqui o poema finalmente se abre — não para acolher o leitor, mas para o expulsar. É um gesto performativo: o texto cria a própria intrusão que denuncia. A pergunta quebra a quarta parede e transforma o leitor num invasor. É o momento mais forte do poema.

O fecho — “Elas são apenas minhas!!!” — tenta intensificar essa exclusividade através da pontuação excessiva. Contudo, o uso de múltiplos pontos de exclamação enfraquece o efeito: parece mais um grito emocional do que uma afirmação poética. A força da ideia — a contradição entre publicar e reclamar posse — merecia um fecho mais contido, mais afiado.

Do ponto de vista formal, o poema é simples, direto, quase minimalista. Não há imagens, metáforas ou construção sensorial; o interesse está no gesto, não na linguagem. A economia verbal funciona, mas o texto poderia ganhar densidade se explorasse mais a tensão entre o íntimo e o público, entre o eu que escreve e o outro que lê.

Ainda assim, como peça breve de autorreflexão poética, cumpre o seu propósito: expõe a vulnerabilidade do ato de publicar e a ilusão de que um poema pode permanecer “apenas meu” quando já foi entregue ao mundo.

Criado em: Hoje 16:39:55

Links patrocinados