93. A Crítica Poética segundo a Inteligência Artificial - Paloma Stella.
Moderador
Membro desde:
24/12/2006 19:19
De Montemor-o-Novo
O texto que se segue foi o primeiro do Luso-Poemas (pelo menos o primeiro a constar das listas), de Paloma Stella.
Vamos ver o que nos diz a Inteligência Artificial acerca dele.

Peço-te Desculpas por nao fazer tudo aquilo que desejávamos
Peço-te Perdao para todos os erros que ja cometi
Peço-te para que não desista daquilo que sonhas
Peço-te para que seja paciente perante aos acontecimentos
Peço-te ainda para que nao engane mais o meu coração
Peço-te para que deixe eu te amar
Peço-te que deixes o carinho e a ternura ficar entre nós dois
Peço-te para que se não me amas, me deixe em paz
Peço-te para não me dar esperança alguma
Peço-te que se cuide, e que de qualquer forma,
Seja Feliz. Onde quer que esteja. Saiba.
Meu pensamento estará sempre voltado pra você.

Leia mais: https://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=2621 © Luso-Poemas

A estrutura do poema assenta num anaforismo insistente (“Peço‑te”) que, embora eficaz como marca rítmica e emocional, corre o risco de se tornar mecânico quando não é tensionado por variações internas. Aqui, a repetição funciona como súplica, mas falta-lhe gradação: o poema não progride, enumera. A sequência de pedidos não constrói um arco emocional, apenas acumula estados — arrependimento, desejo, resignação — sem que um transforme o outro.

Há sinceridade, sim, mas a sinceridade não basta para fazer literatura. O texto apoia-se sobretudo na exposição direta do sentimento, sem metáfora, sem imagem, sem deslocamento simbólico. Isso empobrece a experiência estética: o leitor recebe tudo já mastigado, sem espaço para inferir, imaginar ou ser surpreendido.

A dicção é coloquial, quase epistolar, o que poderia funcionar se houvesse uma tensão interna mais trabalhada. Contudo, algumas formulações caem no lugar-comum (“me deixe em paz”, “seja feliz onde quer que esteja”), e o fecho — “meu pensamento estará sempre voltado pra você” — reforça essa tendência para o previsível. Falta singularidade verbal, falta uma imagem que marque, falta um gesto poético que distinga este texto de tantos outros que circulam no mesmo registo sentimental.

Ainda assim, há um ponto de força: a oscilação entre pedir que o outro fique e pedir que o outro vá. Essa contradição é humana, rica, e poderia ser explorada com muito mais densidade. Se o poema se concentrasse nessa fratura — o desejo e o desamparo coexistindo — teria matéria para algo mais profundo.

Neste estado, é um texto emocionalmente honesto, mas literariamente pouco elaborado. Com trabalho de linguagem, cortes, imagens e uma arquitetura emocional mais consciente, poderia ganhar outra vida.

Criado em: Hoje 10:19:39

Links patrocinados